Replicação de estrutura de TI: uma demanda de todas as empresas!

Replicação de estrutura de TI: uma demanda de todas as empresas!

A integridade e a disponibilidade da infraestrutura de TI tornaram-se as principais preocupações dos gestores nos últimos anos. Conforme a tecnologia foi se consolidando como parte vital da rotina de diferentes empreendimentos, ter serviços e sistemas sempre ativos passou a ser algo diretamente ligado ao sucesso do negócio.

E, nesse cenário, é importante que a empresa saiba tomar as medidas certas para evitar os problemas causados pela falta de disponibilidade de um serviço digital crítico. Uma das estratégias utilizadas para atingir tal objetivo é a replicação da estrutura de TI.

Quer saber mais sobre esse processo e seus benefícios? Então, continue a leitura deste post!

Qual a importância da tecnologia para as empresas?

A tecnologia já possui um papel-chave para várias empresas. Ferramentas de TI podem ser utilizadas para gerar mobilidade, reduzir custos e integrar times. Ao mesmo tempo, tais recursos podem maximizar a performance de um setor, seja por meio da automação ou pela redução de erros operacionais.

Hoje, soluções de cloud computing criaram um ambiente mais flexível e com soluções disponíveis em um número maior de ambientes. Já os sistemas de gestão integrada permitem que o acesso à informação seja simplificado.

Além disso, os smartphones geraram maior mobilidade para profissionais, que agora conseguem comunicar-se em diferentes ambientes facilmente. Levando a tecnologia para o espaço corporativo, empresas aumentaram o número de informações que circula em meios digitais.

Consequentemente, a integridade dos serviços internos também passou a ser um fator crítico para as políticas de gestão. Nesse cenário, a virtualização possui um papel-chave: ela permite que o empreendimento replique a sua infraestrutura de TI na nuvem.

Todos os profissionais terão a confiança de que, caso algo dê errado na estrutura de TI local, as operações poderão continuar sendo executadas com a mesma agilidade. Além disso, a companhia poderá escalar os seus recursos a qualquer momento, graças à maneira como a nuvem é estruturada.




Como a replicação de estrutura de TI beneficia o seu empreendimento?

Quando a empresa investe na replicação da infraestrutura de TI, o ambiente de trabalho torna-se mais confiável e íntegro. A companhia poderá executar diferentes demandas com a certeza de que seus profissionais conseguirão contornar qualquer falha em sistemas facilmente.

Além disso, a maior disponibilidade das ferramentas existentes é convertida em ganhos de produtividade contínuos. Entre as principais vantagens dessa estratégia, destacamos:

Garantia de continuidade dos negócios

Com a replicação da estrutura de TI, a companhia garante que sua atuação sempre consiga atender às demandas do mercado. Essa estratégia maximiza a disponibilidade dos serviços de TI, uma vez que cópias virtuais do ambiente digital do negócio serão criadas continuamente.

Se alguma falha ocorrer, basta que a empresa restaure uma instância de seus serviços na nuvem. Assim, os profissionais podem continuar executando suas rotinas diárias normalmente.

Maior flexibilidade

Com a certeza de que seus serviços estão virtualizados na nuvem, a companhia também pode ter uma cadeia operacional mais flexível. Os serviços de TI, executados na nuvem, tornam-se acessíveis via web e possuem maior escalabilidade.

Como consequência, o investimento nessa estratégia garantirá que a organização mantenha rotinas de trabalho que exigem maior mobilidade e capacidade de manter sistemas prontos para enfrentar qualquer tipo de mudança nas demandas de um projeto.

Ganho de segurança e confiabilidade

Uma infraestrutura de TI corretamente replicada contribui para que o ambiente corporativo seja mais confiável e preparado para enfrentar uma série de riscos. Sempre que um erro ocorrer, o gestor de TI poderá acionar a sua equipe para restaurar os serviços críticos do negócio rapidamente, evitando quedas na produtividade e falhas na prestação de serviços.

Esse fator se traduzirá, no longo prazo, em uma empresa mais competitiva e eficaz. Todos os clientes e parceiros comerciais poderão investir nos serviços do negócio sabendo que, no momento em que mais precisarem, a companhia poderá efetuar um atendimento de qualidade e alta performance.

Em outras palavras, investir na replicação da estrutura de TI é a peça-chave para aumentar a sua lucratividade.

O que fazer para replicar a infraestrutura de TI de maneira eficaz?

Para garantir que a replicação da estrutura de TI seja a melhor possível, é fundamental que o negócio tenha o apoio de uma empresa parceira. Ela deve ser capaz de fornecer o acesso a uma infraestrutura de cloud computing eficiente e com alta disponibilidade.




Esse será um dos pontos mais importantes da estratégia, uma vez que a acessibilidade dos serviços replicados está conectada à qualidade da plataforma utilizada para executar tal rotina. Procure uma companhia com um bom reconhecimento do mercado e que saiba atuar ao lado de seu negócio para criar uma estratégia adaptada ao seu perfil corporativo.

É importante que a empresa parceira saiba personalizar os serviços prestados de acordo com as demandas do seu empreendimento. Essa postura é fundamental para reduzir o tempo de adaptação e eliminar possíveis erros.

A segurança digital também não deve ser ignorada. As ferramentas replicadas precisam ser armazenadas em um ambiente com alto nível de controle, monitorado constantemente em busca de vulnerabilidades e possíveis tentativas de ataque. Além disso, regras de backup de dados devem ser instauradas, evitando que qualquer informação seja perdida.

Outro ponto essencial é a escolha do que será replicado. Dê preferência para aplicações críticas, cuja indisponibilidade possa causar um impacto direto nos negócios.

Sistemas de gestão integrada, aplicativos relacionados ao processamento de pagamentos e soluções utilizadas para a prestação contínua de serviços são alguns exemplos. Além disso, os bancos de dados vitais para as rotinas conectadas com o core business também podem ser incluídos nesse caso.

Por fim, defina e prepare o time de TI para executar as rotinas necessárias ao acionamento da infraestrutura que foi replicada caso algo ocorra. É importante que todos estejam prontos para atuar com o máximo de velocidade possível, reduzindo, assim, os danos causados por algum problema no funcionamento dos serviços digitais do empreendimento.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre outras tecnologias que, junto à replicação de estrutura de TI, tornam o seu ambiente corporativo mais eficaz e confiável? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *