Pesquisar
Close this search box.

11 de novembro de 2021

Tecnologia 5G e comunicação unificada: alta produtividade

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
tecnologia-5g
Tempo de leitura: 12 minutos

Estamos na era da tecnologia 5G e a frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido. Razão essa, que otimizar tarefas virou moda. Dessa forma, evitamos desperdícios de dinheiro e tempo. Sendo assim, as empresas buscam melhorias contínuas na tecnologia. Com isso, não ficam em desvantagem no mercado. Principalmente, com o aumento da demanda, a dificuldade para executá-las também cresce. Por consequência, os empresários se sobrecarregam e isso reflete nos resultados. Para sanar o problema as empresas investem em novas soluções. Por exemplo, em equipamentos com novos recursos que aceleram a produção.

Não só no mundo empresarial, mas na vida pessoal também buscamos agilidade. As pessoas querem tudo na palma da mão. Oubseja, vivemos numa era em que as pessoas querem tudo para ontem. Por isso, a tecnologia visa trazer mudanças nesse contexto também. Então, imagine conectar todos os seus dispositivos entre si. Por exemplo, geladeira, celular e até mesmo carro. Isso nos leva a buscar em sistemas atuais. Porém, quando não achamos, nos decepcionamos.

Contudo, a tecnologia 5G nasceu como uma solução para essa nova geração. Junto com o conceito da comunicação unificada, ela supre essas necessidades. Além disso, a quinta geração da telefonia veio para acelerar a conexão com a internet. Com isso, revolucionar o modo como interagimos com as pessoas e as máquinas.

Mas você sabe o que muda de fato com a chegada dela? Ou como usar a tecnologia para acelerar os processos, os negócios e a vida? É o que vamos falar a seguir. Confira!

O que é Tecnologia 5G, afinal?

As inovações na tecnologia de transporte de dados em rede e dispositivos móveis é conhecida como geração. Recentemente, chegamos à tão esperada geração 5G. Uma via de duas mãos com velocidade nunca alcançada. A ideia surgiu para viabilizar o uso de vários dispositivos simultâneo com a internet móvel. Tudo isso com mais rapidez para downloads e uploads, cobertura mais ampla e maior estabilidade.

A tecnologia 4G foi e ainda é de muita utilidade. Mas não se compara a uma versão mais avançada. Visto que, a nova geração torna as funções anteriores, obsoletas. Pois já não suporta o grande volume de dados diários nos sistemas. Sem falar na latência do fluxo de dados. Ou seja, a lentidão no envio e recebimento deles.

A tecnologia 5G é similar a versão anterior. Porém, ela usa uma frequência maior que a tecnologia atual. Então, ela gera hiperconectividade. Desse modo, otimizam o grande volume de dados, a fim de obter respostas rápidas e menos queda de sinal. Essas mudanças ajudam todos nós. Desde empresários e colaboradores que participam de reuniões online. Até mesmo, os adeptos dos jogos online. Sendo assim, é um upgrade nos mais variados sistemas, que os torna ainda, mais inteligentes. Por fim, o principal foco da tecnologia 5G é tornar tudo conectado. Desde geladeiras inteligentes à autonomia dos carros elétricos.

Qual é o custo da tecnologia para o consumidor final?

À princípio, na fase inicial, os custos tendem a ser mais caros. Aliás, para efeitos de conhecimento, a tecnologia tem previsão para 2022 no Brasil. Algumas operadoras britânicas já oferecem o serviço. Onde os planos variam entre 23 e 30 libras, mais ou menos a R$ 120,00 e R$ 155,00 por mês.

No Brasil, algumas operadoras lançaram experiências limitadas com o 5G. Mas ainda não conta com todo o potencial da tecnologia. Nem do suporte em todos os aparelhos. Por ora, a expectativa é que a conexão 4G fique mais veloz. Enquanto o 5G não chega, isso já ajuda na rotina diária.

Como a tecnologia 5G impacta na produtividade?

Em um exemplo real, numa conferência on-line, os convidados aguardavam os dados carregarem na tela. Só que não ocorreu conforme o planejado. Isso porque, o palestrante teve um problema com a conexão. Ele precisou acessar os dados móveis do celular para o encontro acontecer. Com a lentidão, a reunião atrasou e o clima de tensão dominou os participantes.

O anfitrião poderia evitar essa situação com poucos ajustes. Por exemplo, usar uma rede central para hospedar os sistemas com servidores de qualidade. Além de uma conexão rápida e estável para resolver o problema. Fatos como esse surgem diariamente e interferem nos resultados de indivíduos e corporações. Com a tecnologia 5G, essa realidade tem tudo para ser diferente. Confira a seguir, algumas vantagens que ela oferece:




  • velocidade nas transações feitas no celular;
  • comunicação sem interferência;
  • internet rápida e eficiente;
  • economia de bateria e uso simultâneo de rede;
  • veloocidade, vinte vezes mais rápida que a tecnologia atual. 
  • A nova geração tem grandes chances de disputar com a banda larga fixa. Com isso, os processos serão mais simples. Além disso, a produtividade aumentará de modo exponencial.

Quais são as tendências que utilizam a tecnologia 5G?

Engana-se quem acha que a tecnologia 5G veio só para melhorar o uso da internet móvel. Longe disso! Ela é um avanço essencial para a sociedade no geral. Aliás, promete revolucionar áreas, como: logística, saúde, automobilística, agricultura, varejo, entretenimento, entre outras. Veja, a seguir, as tendências que usam a tecnologia 5G!

Logística

A tecnologia 5G ajuda na troca de dados entre os funcionários e setores de empresa. Além de favorecer a implantação da comunicação unificada. Dessa forma, geram melhorias na gestão de estoque, controle de gestão, análise de decisão e no planejamento estratégico.

Saúde

A chegada desta nova tecnologia ajuda também na área da saúde. Desse modo, torna os atendimentos mais qualificados. Além de melhorar a experiência do paciente. Pois conta com monitoramento contínuo e que exige atenção. Com isso, acessamos dados do usuário, como frequência cardíaca e indice glicêmico. Além de ser tudo em tempo real.

Automobilismo

A tecnologia 5G é um grande aliado não só para o fluxo contínuo, mas para preservar a vida. Por exemplo, veículos que calculam os riscos de pedestres e evitam colisões. Ou semáforos inteligentes e monitoramento constante para projetar melhor os dados.

Agricultura

Essa é uma área que exige cuidados específicos. Por exemplo, temperatura do solo, luz e umidade nas áreas para o cultivo. Com a tecnologia 5G, o sensores se conectam aos dispositivos. Logo, eles integram e aproveitam ao máximo os recursos do local.

Varejo

Com o 5G, os dados coletados dos clientes na rede ajudam a entender o cliente. Isto é, oferecer produtos e serviços distintos. Além disso, com o cloud computing e a realidade virtual criamos outras formas de interação. O que impacta positivamente no lucro das empresas. 

Entretenimento

Mídias digitais e entretenimento são as áreas que mais se beneficiam com a tecnologia 5G. Isso porque permite acesso de qualquer hora e lugar, sem perder a conexão. Com a nova solução, ficará mais fácil integrar outras tecnologias e incluir eventos online. Por exemplo, uso da Realidade Aumentada. 

Além disso, reduzir o delay dos jogos virtuais e plataformas de streaming. Tais melhorias ajudam na qualidade de som e imagem. Bem como maior interatividade em tempo real.

O que é comunicação unificada e o quão importante ela é?

Originário do inglês, unified communications, comunicação unificada significa unir e gerir todos os sistemas num só local. O que otimiza processos gerenciais. Além disso, ajuda na interação entre colaboradores, clientes e parceiros de negócios.

Além disso, simplifica os processos, torna a comunicação interna ágil e resolve problemas. Ainda assim, não basta focar numa plataforma simples para evoluir. Conforme as novas tecnologias surgem, a melhor solução é a que adapta de acordo com as demandas das empresas.

Como integrar a comunicação unificada com a tecnologia 5G?

A estimativa de conexão é de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Sendo assim, o futuro é promissor para os negócios. Pois a tecnologia 5G permite múltiplos aparelhos ligados entre si. O que garante produtividade e rapidez. Por exemplo, uma empresa com sistema robotizado exige uma comunicação eficaz. Pois reduz acidentes e erros de dados.

No setor de jogos online vamos benefícios também. Por exemplo os gamers terão mais desempenho. Visto que a resposta é imediata. Situação que se potencializa com a tecnologia 5G aliada a comunicação unificada.




Seja para o trabalho ou diversão, como interagir com eficiência? Como obter o máximo de resultados? Alguns pontos devemos considerar: a estrutura em que as tecnologias são hospedadas. Como exemplo de sulução, temos a Cloud.

O servidor Cloud é ideal para quem busca melhoria contínua. Mas sem perder a qualidade. Ela foca em gerar oportunidades com segurança dos dados sem gastos de implantação.

Com um suporte especializado, bons equipamentos, ferramentas certas e avançadas prevemos quedas. Sendo sssim, evitamos prejuízos com a hospedagem em nuvem. Em outras palavras, ela une o melhor das tecnologias e veio para substuir sistemas analógicos. Veja a seguir, outros benefícios da solução Cloud.

Segurança

Com um servidor local é preciso ter um profissional para assegurar os dados. Isto é, salvar corretamente e sem interrupções. Assim como a compra de equipamentos e manutenções a cargo da empresa. Em contrapartida, o servidor em nuvem é de total responsabilidade da empresa contratada. Além de garantir a privacidade de dados dos fornecedores, clientes e colaboradores.

Custos

Um servidor local, pode virar um pesadelo financeiro. Isso porque, uma empresa que investe na compra de equipamento, instalação, manutenção e operação, tem custos maiores. Além de ter mais problemas que soluções.

Com a hospedagem em nuvem, os custos reduzem e são mais flexíveis. Em um Data Center Virtual, podemos ajustar os serviços de acordo com a necessidade da empresa. Além de não ter nenhum custo adicional com equipamentos físicos.

Mobilidade

Com os dados de uma empresa salvos em um servidor local, dificulta a capacidade de locomoção. Afinal, será preciso autorização contínua no local a fim de garantir segurança e estabilidade do sistema. Um Data Center Virtual, fornece mobilidade para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta um dispositivo com acesso a internet e ao gerenciador remoto da empresa.

Como vimos, ficou claro que a nuvem tem vantagens em relação ao servidor local. De qualquer modo, avaliar com calma e considerar todas as variáveis é essencial para tomar a melhor decisão. Considere os custos, as funcionalidades, bem como o suporte técnico aos clientes. Em grande parte dos casos, contar com apoio especializado é decisivo na escolha de um Data Center tradicional ou solução Cloud. 

Imagine acordar e acessar os dados da sua empresa em tempo real. Tudo isso em seu celular. Ou então, controlar os alimentos e fazer compras da sua geladeira. Até mesmo, garantir uma comunicação integrada e eficaz entre os clientes. Esses são exemplos que promovem a alta produtividade. Isto é, eles são possíveis graças a tecnologia 5G e a comunicação unificada.

Quer saber como migrar para um Data Center Virtual seguro e flexível? Entre em contato e comece a acelerar seus negócios com o melhor da tecnologia em um só lugar!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.