Metodologia Ágil e a tendência Cloud

0
1162
metodologia-agil
Tempo de leitura: 12 minutos

A Metodologia Ágil nasceu para facilitar o desenvolvimento dos projetos. Afinal, é sonho dos gestores aumentar a produtividade. Porque um método otimiza a execução dos processos. Além disso, promove entregas pontuais. Mas, sem perder a qualidade.

A partir de uma filosofia inovadora, a metodologia impacta na Alta Performance. Porque seus princípios provocam mudanças transformadoras. Isto é não se resume a execução de tarefas. Em outras palavras, não basta entender todas as técnicas. Ou dominar as principais ferramentas. Também não tem a ver com prazos cumpridos. Mas sim, na entrega de projetos que atendam às necessidades reais do cliente. 

Neste artigo, você vai entender a eficiência da Metodologia Ágil no ambiente Cloud. Inclusive, vai descobrir a chave que agiliza seu negócio. Mas, com excelência. Então, se essa é sua meta, acompanhe o artigo completo. Porque vamos detalhar sobre esse método associado à Nuvem.

Conceito de Metodologia Ágil: entenda de maneira simples

A Metodologia Ágil é uma filosofia que promove mudanças de pensamentos. Logo, é capaz de gerar novos resultados. Ou seja, não se limita a um método. Embora existam regras, há princípios bem definidos. Sem dúvida são esses elementos que impactam nos resultados. Pois, promovem valor ao projeto do cliente. Outra ação benéfica é a construção de relacionamentos.

Afinal, engajar facilita na compreensão do projeto. Por exemplo, permite identificar problemas e gerar soluções criativas. Em suma, o objetivo é gerar serviços de ponta. Sendo assim, um dos pilares mais importantes é satisfazer os clientes de forma contínua. Isto é, conquistar com consistência quem aposta na sua marca.

Em outras palavras, podemos melhorar sempre o serviço. Por isso, um modelo que emprega valores na equipe provocam resultados fora da curva. Aliás, é o que torna seu negócio um referencial competitivo. Sem dúvida, esse é o caminho para formar um time de especialistas. Afinal, a dinâmica desse método mexe com o potencial das pessoas. Ou seja, ela provoca desafios constantes. Portanto, manifesta o que há de melhor no funcionário. Além de exigir superações constantes. Por fim, notamos que eles aprimoram de modo gradativo.

Inteligência Emocional e a Metodologia Ágil: uma parceria de sucesso

Em suma, podemos fazer uma analogia entre Inteligência Emocional e a Metodologia Ágil. Em primeiro lugar, o método instiga as mudanças internas. Logo, aumenta o quoeficiente emocional do colaborador. Em seguida, impacta nas decisões do funcionário. Portanto, influencia na eficiência dos resultados.

Isto é, não é possível transformar por imposição de regras. Além disso, o nível de consciência é escalável e gradativo. O mesmo acontece no processo da Metodologia Ágil. Pois é onde cada colaborador se dedica a dar o melhor. Ou seja, focar em melhorias abre chances de crescimento contínuo. 

Portanto, inovar, aprender, ensinar, criar e transforma vira uma meta natural. Desse modo, entendemos que executar tarefas apenas é o que todos fazem. Mas, reduz o brilho central do projeto. Quando não há mudança de paradigmas a qualidade do trabalho diminui.

Metodologia Ágil e a funcão do gestor

Enquanto gestores e empreendedores extraímos o que há de melhor. Tanto em nós quanto em nossos colaboradores. Além disso, é necessário desenvolver habilidades e competências do método. Isso está associado à proposta da Inteligência Emocional. Por fim, aprender novas técnicas, manusear ferramentas, entender o padrão de uma metodologia são ações simples.

Ou seja, é possível cumprir com todas as exigências. Contudo, sem essência não respiramos a arte, nem expandimos a organização. Inclusive, deixamos de fazer a diferença. Portanto, perdemos a oportunidade de nos posicionar como autoridade.




Como aplicar a Metodologia Ágil corretamente

A Metodologia Ágil pode transformar sua empresa. Além dos colaboradores impactar seus clientes. Agora é hora de implementá-las. No entanto, é importante aplicar de modo certo para evitar frustrações. Em primeiro lugar entenda as diferenças. Pois, o conceito de ágil não significa rapidez de entrega. Mas sim, agilidade com compromisso. Em outras palavras, inclui qualidade. Além disso, o método foca na necessidade do cliente.

Para isso, adotar os princípios da metodologia na empresa é a primeira tarefa. Isto é, priorizar a educação da sua equipe de colaboradores. Acima de tudo, o próprio empreendedor precisa passar pelo processo de mudança. Em seguida, espalhar a cultura da metodologia para a sua equipe. Confira os principais princípios e valores a seguir.

Conheça os valores da Metodologia Ágil

Os valores principais da Metodologia se resume em 4 reflexões. Eles geram impacto na mudança comportamental. Para isso, deixe que elas permaneçam vivas na mente. Por isso, é interessante distribuir comunicados que promovam a cultura do método. Por exemplo, cole frases nas portas dos elevadores, ou em locais estratégicos.

Além disso, treinamentos e newsletter são outras opções para educar seus colaboradores. Outro fator comum é a valorização da liderança. Pois, a conduta do líder reflete no comportamento dos funcionários. Conheça os valores da metodologia e implemente no seu planejamento.

  1. Indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas.
  2. Software funcional, mais que documentação abrangente.
  3. Colaboração do cliente, mais que negociação de contratos.
  4. Responder às mudanças, mais que seguir planos.

Confira os princípios da Metodologia Ágil

Toda empresa precisa de princípios, assim como todo profissional. Até mesmo embutir na vida pessoal. Porque ele nos guia e dá um norte para tomar decisões. Além de priorizar atividades e lidar com imprevistos de forma que reduza os prejuízos. Confira os 12 princípios a seguir.

  1. Valor
  2. Flexibilidade
  3. Frequência
  4. União
  5. Motivação
  6. Comunicação
  7. Funcionalidade
  8. Sustentabilidade
  9. Revisão
  10. Simplicidade
  11. Organização
  12. Auto avaliação

A partir desses princípios podemos organizar planejamentos. Além de conduzir a equipe, a empresa, os clientes de uma forma mais assertiva. Isto é orientado para alta performance. 

Planeje

Agora que conhece os princípios é hora de planejar com eficiência. Isto é, definir as próximas etapas. Então, escolha um framework de gestão do projeto para a equipe. Sendo assim, o gestor precisa ter tato para selecionar o framework adequado para seus colaboradores. Por exemplo, Scrum, Kanban, XP, entre outros. 

Para isso, considere o ambiente, os prazos e a forma que eles trabalham. Além disso, considere seus limites. Ou seja, a quantidade de demanda que podem atender. Já que implementar um excelente framework não é suficiente. Nem mesmo, apostar na metodologia apenas. Portanto é importante disciplinar a equipe com atividades breves. Elas são lembretes de conscientização sobre as responsabilidades. 

No Scrum, a equipe é formada por uma quantidade pequena de colaboradores. Nesse modelo, os membros fazem reuniões diárias chamadas de Sprint. Ali, cada um relata o que fez e suas dificuldades. Pois o objetivo é auxiliar entre si e promover senso de compromisso. Porque é por meio da repetição diária que alcançamos resultados.

Além disso, toda semana os gestores se reúnem. A partir disso, ideias, soluções e metas são definidas. Quando ignoramos essa rotina não há resultados efetivos. Pois o alinhamento diário ajuda a identificar falhas. Dessa maneira, os profissionais corrigem rápido durante o processo. Sem disciplina, nem a melhor ferramenta ou metodologia pode promover resultados.

Dê autonomia para seus colaboradores

Para ter resultados eficientes, dê autonomia para seus colaboradores. Isto é, os gestores precisam de habilidades para desenvolver pessoas. Portanto, é fundamental discernir orientação do autoritarismo. Mas, é comum que o gestor se sinta anulado no primeiro contato com a Metodologia. Pois o método incentiva a independência dos membros da equipe. Entretanto, a função do gestor é de um verdadeiro consultor. Portanto, deve ser capaz de orientar os próximos passos.

Inclusive, entender o potencial de exercer a orientação. Quando ele reconhece que orientar é uma habilidade de um líder tudo muda. Mas, quando o gestor não percebe sua identidade abandona os padrões do método. Além de não sentir que tem algum valor. Em suma, a metodologia só é eficaz quando não há resistências. Ou tentativa de flexibilizar algum padrão, valor ou princípio.




Confira os benefícios da Metodologia Ágil

Antes de finalizar, veja os benefícios da Metodologia Ágil para sua empresa. Certamente é um diferencial em relação às metodologias tradicionais. Sem dúvida, sua organização vai se tornar mais competitiva. Confira a seguir.

Entrega contínua

Um grande diferencial que encontramos na Metodologia Ágil é a entrega contínua. Além disso, essa ação está cada vez mais rápida. Já nos modelos tradicionais, o índice de atrasos e prazos são comuns. Porém, afeta as finanças e seu empreendimento.

Afinal, ser competitivo é um mandamento no mercado de TI. Portanto, empresas que não acompanham as tendências perdem clientes potenciais. Por exemplo, todo dia nasce uma startup e todas apresentam propostas inovadoras. Então, não deixe sua marca perder valor. Mas, aposte numa metodologia capaz de encurtar ciclos de vida.

Transparência

Desenvolver um projeto é como planejar um roteiro de viagem. Então, tem que documentar desde o início. Desse modo, mantemos a organização. Por isso, a estrutura da Metodologia Ágil facilita, pois é baseada em fases. Isto é, podemos acompanhar do início ao fim. Mesmo assim, é comum o colaborador ter dúvidas ou se perder durante o projeto. Por isso, organizar e executar todas as etapas é fundamental.

Por essa razão, ter um mapa é fundamental para manter nos trilhos. Além disso, o cliente pode acompanhar o projeto. Isso significa que pessoas leigas identificam com facilidade em que nível está o projeto. Por consequencia, gerar transparência, ética e confiança no contratante.

Qualidade

A Metodologia Ágil prioriza a qualidade em primeiro plano. Inclusive, incentiva a formação de equipes colaborativas. Ou seja, é o que torna o processo rápido sem prejuízos. Principalmente, porque a comunicação entre membros agiliza as correções. Inclusive, cada etapa é monitorada. Além de analisar a qualidade do Software.

Metodologia Ágil no ambiente Cloud: faça seu negócio decolar

Até agora, você já deve ter notado o potencial da Metodologia Ágil e seu impacto no negócio. Agora imagine integrar com o ambiente Cloud. Não há dúvidas de que essa escolha te posicionará de modo competitivo no mercado. 

Além disso, o resultado para seus clientes é de um nível de segurança e qualidade incomparável. Ainda que haja organizações administradas com base nesse modelo é uma minoria. Compreender que essa é uma tendência vantajosa pode alavancar seu negócio.

Em suma, aumentar a performance da sua equipe com a Metodologia Ágil, promove qualidade de entrega em menos tempo. Além disso, se quiser alavancar mais ainda, basta gerenciar numa estrutura segura como o ambiente Cloud. 

Aliar tecnologias e modelo de gestão, como a Metodologia Ágil com a tendência Cloud, é um diferencial que seu negócio pode transformar seus resultados. Quer saber mais sobre nossa estrutura? Entre em conosco e conte mais sobre seu negócio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui