Descubra como ter um data center interno estável em minha empresa

Descubra como ter um data center interno estável em minha empresa
por

A competitividade do mercado atual não tem espaços para falhas e um data center interno que não entregue o mínimo de estabilidade pode trazer a ruína a sua empresa.

O setor de TI não pode passar seus dias resolvendo problemas recorrentes, mas trabalhar de forma preventiva para evitar que os serviços fiquem indisponíveis se dedicando a encontrar novas soluções para o aumenta da produtividade.

A estabilidade não pode ser uma utopia para a sua empresa e sim um objetivo real. Vamos te mostrar como alcançar essa meta neste artigo. Seguem algumas estratégias para manter seu data center sempre disponível:

Redes redundantes de internet

O seu data center pode ser interno, mas ele precisa de uma conexão externa de internet. A internet pode apresentar instabilidades a qualquer momento. É necessário um planejamento que busque alternativas a este problema.

Sua empresa pode realizar a contratação de mais de um provedor de rede, em caso de instabilidade do serviço de um deles você poderá contar com os outros para manter o acesso ao seu servidor. Em negócios baseados puramente na internet este item é indispensável.

Redes redundantes de energia

A infraestrutura de um data center, bem equipado, pode ser responsável por um alto consumo de energia elétrica. Conforme sua utilização, o seu consumo pode variar muito causando instabilidades na rede elétrica com o desligamento de disjuntores devido à sobrecarga de rede.

A instalação de redes complementares de energia para dividir a carga com a rede principal garantirá seu funcionamento constante. Um gerador também é vital para garantir o funcionamento durante quedas do fornecimento.

Monitoramento

A falta de um monitoramento das atividades do seu data center podem esconder certas instabilidades não percebidas, mas que poderão vir a causar problemas futuros.


Para implementar uma rotina de monitoramento eficiente pode-se fazer uso de ferramentas de avaliação e verificação de infraestrutura. Tais ferramentas lhe fornecerão visão sobre emprego da capacidade do servidor, tentativas de acesso negadas, estrangulamentos de rede e outras informações relevantes.

Plano de recuperação

Diante dos mais diversos desastres que podem ocorrer que façam com que você perca seus dados, como falhas humanas, acidentes naturais e invasões de sistema, é imprescindível contar com um plano de recuperação.

A realização de backups diários, em vários momentos do dia, protegerá sua empresa contra essas adversidades.

Data center em nuvem

A utilização de um data center virtual hospedado em nuvem vai lhe apresentar a solução definitiva para todos os inconvenientes apresentados que podem causar a tão indesejada instabilidade.

As vantagens são várias e podemos citar algumas:

  • eliminar o investimento em aquisição e manutenção de hardware para armazenagem local;
  • fornece escalabilidade para necessidades eventuais;
  • agrega mobilidade à empresa;
  • garante a segurança;
  • protege seus dados de perdas com acidentes locais;
  • atualização constante dos servidores;

Um servidor virtualizado pode entregar para o seu negócio a flexibilidade que ele não encontra com um servidor local e lhe garantir um aumento de produtividade. Aqui temos algumas diferenças entre o armazenamento tradicional e a nuvem.

Data center interno virtualizado

A escolha por um provedor de nuvem, que atenda todas as suas demandas, pode ser feita por uma empresa especializada que analisará suas necessidades e lhe entregar a melhor solução para a sua realidade.

Temos mais um artigo que pode lhe mostrar como a virtualização através da nuvem pode te garantir vantagens no mercado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *