Pesquisar
Close this search box.

14 de julho de 2020

O que é sistema ZFS?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
ZFS
Tempo de leitura: 5 minutos

 

O ZFS (Zettabyte File System) é um sistema de arquivos com gerenciador de volumes lógicos, que serve para evitar a perda de dados. Este sistema de armazenamento além de ser robusto e apresentar facilidade no uso ele também possui alta escalabilidade.

Ele foi desenvolvido pela Sun Microsystems INC e pode ser utilizado em muitos sistemas operacionais, como o Solaris, macOS, Linux e outros. Uma das principais vantagens deste sistema é a grande proteção contra corrupção de dados.

Como funciona?

O sistema ZFS foi criado para ser executado em apenas um servidor, mas com até milhares de unidades de armazenamento. O que o ZFS faz é agrupar o armazenamento disponível e gerenciar os discos como um só, sempre fazendo no mínimo duas cópias de metadados.

Nestes metadados contém informações sobre os discos em que o armazenamento foi feito. E se o usuário tiver a necessidade de aumentar a capacidade dos discos, o ZFS permite que ele adicione mais armazenamento as suas unidades, e também fazer outros tipos de configurações.




Quando se adiciona mais memória ao sistema, todos os processos executados utilizam automaticamente o espaço adicionado. O ZFS junta as unidades de armazenamento fazendo a divisão do espaço disponível em sistemas de arquivos, o que consequentemente evita grande parte dos erros ocorridos na alocação de armazenamento. Citaremos a seguir alguns dos recursos do sistema ZFS. Confira:

RAID e ZFS

O sistema ZFS é capaz de funcionar juntamente com o RAID de forma simples, sem necessidade de algum programa adicional. Entretanto ele possui seu próprio RAID, o RAID-Z, superior aos demais. E por isso, não se deve utilizar solução de RAID no equipamento, pois o próprio sistema já possui.

Com o RAID-Z é possível obter uma melhoria na conservação dos dados que permite a recuperação dos dados perdidos caso haja falhas como a degradação dos dados. Ou seja, utilizar o recurso de RAID oferece uma maior proteção de dados. Além disso, as configurações são personalizadas sendo possível escolher as políticas de proteção de dados.

Instantâneos (Snapshots)

A capacidade de cópia instantânea de volume do ZFS, é um de seus principais recursos, que é usado para localizar todas alterações feitas no sistema de arquivos. Ele fornece uma cópia de leitura de volume dos arquivos. O melhor é que não há necessidade de espaço adicional a menos que os conjuntos de dados ativos se modifiquem.

Além disso, sempre que um novo dado é gravado são adicionados novos blocos para armazenar os dados novos. É criado um clone para toda alteração e dados adicionais feitos. Além disso, ele possui sistema para compactação de dados.




Capacidade de Armazenamento 

O sistema possui armazenamento em pool, ou seja é composto por um ou mais dispositivos que contém os dados armazenados. Com isso, ele é capaz de fazer um sistema de arquivos que se expande para mais de uma unidade. O ZFS possui a capacidade de 128 bits e o seu limite é grande para que nunca seja alcançado.

Segurança dos dados

Como dito anteriormente, o ZFS foi projetado para proteger a integridade dos dados, evitando a corrupção dos dados. Isso previne que ocorra gravações fantasmas, falhas de escrita e leitura, degradações consequentes por surto de energias, etc.

O sistema ZFS também possui facilidade de gerenciamento dado ao seu layout. Apesar de possuir recurso de autorreparação (ou seja, ele localiza os erros nos arquivos e assim já executa a correção) o sistema não possui recuperação de dados já que foi criado para corrigi-los automaticamente. Além dos recursos citados acima, o ZFS também possui:

  • Replicação
  • Repetição
  • Deduplicação
  • Compactação de dados eficiente
  • Gerenciamento de volume
  • Modelo transacional de cópia em gravação
  • Striping dinâmico

E você, já conhecia este sistema? O que achou? Deixe seu comentário! Se gostou do nosso artigo assine nossa newsletter para receber informações novas toda semana. Saiba mais sobre o RAID: Quais são as diferenças entre RAID 0, 1, 5 e 10.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.