Pesquisar
Close this search box.

28 de setembro de 2017

Data Center Físico ou Virtual: Qual deles investir?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
datacenter_fisico_virtual
Tempo de leitura: 8 minutos

Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto Data Center Virtual surge. A maioria dos gestores de TI tem dúvidas sobre segurança dos dados, controle exercido, diferença entre o modelo virtual e o data center físico e disponibilidade das suas informações.

Segundo dados da Gartner, americana líder mundial em consultoria de TI, em breve uma empresa que não possui nenhuma aplicação de computação em nuvem será tão rara quanto a que hoje não utiliza internet em suas atividades. Será que manter tudo em Data Center Físico ainda é uma boa escolha?

Apenas essa informação já deveria lhe tranquilizar quando ao uso de um servidor em nuvem, porém vamos apresentar alguns motivos para que você possa ter certeza de que a hora de investir em um servidor virtual é agora!

Análise de suas necessidades

É indispensável realizar uma análise das suas demandas antes de investir na nuvem. Temos certeza de que, seja qual for a sua realidade, o cloud computing é para você!

No entanto, reunimos apenas alguns pontos que são desafios no dia a dia de um negócio e solucionados facilmente com a virtualização dos servidores e como ela pode ser vantajosa, mesmo para quem usa apenas Data Center físico.

Acesso remoto

Com o crescimento da empresa, vem a necessidade de acessar dados de vários locais. Um colaborador pode ter que fazer algumas mudanças em home office para um vendedor que necessita de informações atualizadas ou um cliente acessando suas soluções.

Com servidores locais em um Data Center físico, o time de TI terá que manter um link de acesso constante e com redudância de pelo menos duas boas operadoras para prover segurança e manutenção de rede, além de um funcionário garantindo que o sistema esteja funcionando 24 horas.

Corte de gastos

No mundo competitivo de hoje, a empresa não pode se preocupar apenas em aumentar o faturamento, mas também em cortar custos.

Data centers físicos locais têm uma alta despesa de implantação e manutenção. Conservar equipamentos, realizar upgrades constantes, renovar garantias e trocar peças em mau funcionamento são alguns exemplos de como local servers podem sugar recursos financeiros ampliando seus custos operacionais.

Mão de obra no Data Center Físico

A equipe de TI pode ficar sobrecarregada com a presença de um servidor local em Data Center físico. Manutenção de rede, conservação dos servidores e atualização de seus software são atividades complexas que dependem muito da atenção do profissional.




Diminuir as responsabilidades dos colaboradores da TI vai liberá-los para focar em outras demandas da sua empresa, como pesquisa, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para alavancar seu negócio.

Vantagens do Data Center Virtual

Percebemos que os desafios com servidores locais são muitos e podem realmente atrapalhar o desenvolvimento de sua empresa.

O Data Center Virtual apresenta várias vantagens em relação ao Data Center físico. Vamos mostrar algumas desses benefícios que superam sua implementação local.

Disponibilidade

Um medo constante entre todos os gestores é de que seus dados fiquem indisponíveis por estarem hospedados na nuvem. Segundo apurado por nossa equipe técnica, a estrutura da Host One, em 2016 teve uma disponibilidade de 99,9974%, o que significou que, durante um ano inteiro, nossa infraestrutura apresentou uma inatividade de 2,41 horas.

A disponibilidade claramente não é um problema, e sim uma vantagem da computação em nuvem. Faça um levantamento em seu Data Center físico e provavelmente você teve um tempo de indisponbilidade muito maior do que este que mencionamos.

Manutenção

O que pode ser um problema no ambiente local em Data Center físico vira uma grande vantagem no virtual. A manutenção dos servidores é totalmente realizada pelo provedor de nuvem, e a grande maioria dos procedimentos sequer afeta seus sistemas, passando despercebido para você.

Sua empresa não precisa nem ficar sabendo em que momentos serão feitas as manutenções, pois sua infraestrutura será deslocada para servidores temporários, que garantem a mesma confiabilidade do serviço usado normalmente.

Escalabilidade

Sua empresa conta com um grande volume de dados em um momento e logo após tal capacidade não é mais necessária? Há horas com maior pico de acessos e mais processamento? Com um servidor local em Data Center físico, você terá de montar uma infraestrutura que suporte a amplitude máxima de informações, mesmo que ela fique ociosa na maior parte do tempo.

Na nuvem, a escalabilidade vai sanar todos os seus problemas com picos de processamento. Será possível agendar horários em que a infraestrutura terá maior capacidade ou até manter a estrutura toda flexível.

Espaço

O espaço utilizado em um servidor local pode ser um problema difícil de resolver. O data center físico pode precisar ser atualizado e contar com a soma de equipamentos conforme o crescimento de suas demandas por processamento e armazenamento.

Dessa maneira, não é possível instalar um server em qualquer local da empresa. Deve-se pensar em espaço de expansão, refrigeração, segurança contra acidentes e vários outros fatores inexistentes na implantação de um servidor na nuvem.




Espaço não será mais um problema, sendo que na maioria das vezes você não sabe nem onde a infraestrutura física que você faz uso está instalada.

Baixo custo

Como dito, o custo de manter um servidor local é alto. Manutenção constante pode ser responsável por consumir boa parte dos seus recursos.

Apostar em um Data Center Virtual vai cortar um pedaço significativo de seus investimentos em infraestrutura. Esses recursos poderão ser redirecionados para áreas estratégicas, como aplicação em novas tecnologias para modernizar sua empresa.

Segurança

Outro questionamento constante entre os gestores é quanto à segurança da informação fornecida pelos provedores de serviços em nuvem.

Com o uso cada vez maior de serviços em nuvem, os provedores têm investido pesado em ferramentas de segurança que possam proteger os dados de seus clientes contra invasões e roubos.

Ao contratar um Data Center Virtual, seu provedor vai garantir toda a segurança por meio de normas regulatórias rigorosas. A NASA, agência espacial americana, utiliza computação em nuvem para proteger seu gigantesco número de informações confidenciais. A segurança com certeza é uma vantagem do cloud.

Na Host One por exemplo, contamos com duas camadas de Firewall, além da possibilidade de um utilizar um terceiro firewall no sistema operacional de seus servidores em nuvem.

Agora que já sabemos que investir na nuvem é uma decisão acertada que pode melhorar sua produtividade, vamos responder a pergunta apresentada no título deste post: em qual deles sua empresa deve investir? Comece a investir no Data Center Virtual aos poucos, e vá conhecendo os benefícios desta nova tecnologia em relação ao data center local e data center físico, aos poucos você irá migrando suas aplicações e sistemas para o ambiente virtual, e verá que dá para fazer muito mais no Data Center Virtual, com menos trabalho, maior qualidade e menor custo.

Agora! Nós da Host One podemos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa. Entre em contato conosco e vamos criar  Data Center Virtual ideal para sua empresa! 

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.