Pesquisar
Close this search box.

30 de novembro de 2020

O que você precisa saber sobre a tecnologia Apache CloudStack?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Apache-CloudStack-
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 9 minutos

A computação na nuvem já está integrada nas estratégias de várias empresas. Mas, para que o empreendimento possa ter o máximo de aproveitamento, é ideal possuir um bom sistema de gestão. Como por exemplo, o Apache CloudStack. Este software é uma solução aberta que reduz o tempo necessário para a empresa gerenciar uma infraestrutura de nuvem. Como resultado, tendo mais foco nos processos importantes.

Se você quer saber como usar CloudStack no seu ambiente de trabalho, acompanhe nosso artigo:

O que é o Apache CloudStack

O CloudStack é um software voltado para a implementação e gestão de infraestruturas de cloud computing (públicas ou privadas). Ele iniciou em 2008, como um projeto de uma startup chamada VMOps.

Logo nos seus primeiros anos, a VMOps mudou o nome e passou a se chamar Cloud.com. Em 2010 a startup liberou parte do código-fonte do Apache CloudStack. No ano seguinte, a Citix comprou o CloudStack, na sua versão 3.0, que consequentemente teve o restante do seu código-fonte publicado. Por conseguinte em abril de 2012, o CloudStack passou a ser licenciado pela Apache Software Licence 2.0 e incubado na Fundação Apache.

Atualmente, o Apache CloudStack está em sua quarta versão e já é considerado um projeto de nível superior da Apache Software Foundation (ASF). Assim sendo, o seu desenvolvimento está focado na criação de uma solução de alta performance para o controle de uma rede de data centers virtuais. Isso é feito por meio de uma interface simples e capaz de garantir alta disponibilidade de recursos.

Tipos de redes

  • Básica: Compartilhada com Grupos de Segurança, esta rede básica fornece apenas uma rede. Nela o isolamento dos hóspedes é executado através da camada 3 (IP).
  • Avançada com Grupos de Segurança: Apesar de ser parecida com a rede básica, esta fornece mais rede, pois o isolamento dos hóspedes é fornecido através da camada 3 (IP). Isso é feito por grupos de segurança.
  • Avançada -Compartilhada, IVC e Isolada: Esta é a rede que possui maior flexibilidade na definição de rede Guest, além de fornecer ofertas de redes personalizadas, como firewall, vpn e recursos de VPC. O isolamento dos Guests são feitos através da camada 2- (Ethernet).

Utilizações para o Apache CloudStack

O Apache CloudStack pode ser utilizado tanto em infraestruturas de cloud computing públicas ou privadas, como dito anteriormente. Nele, o gestor pode gerenciar nuvens com alta flexibilidade, escalando recursos e fazendo as modificações necessárias. Isso é feito garantindo que todos os usuários tenham as ferramentas indispensáveis para manterem a rotina livre de dificuldades. Dessa forma, o Apache CloudStack possui como principais recursos:

  • uma API (Interface de Programação de Aplicativos) nativa com documentação completa.
  • contabilidade de recursos.
  • suporte para a criação de uma rede de serviços online.
  • interface amigável.
  • orquestração de diferentes nuvens em um mesmo ambiente.
  • gestão de usuários e contas em um ambiente centralizado.

Como o Apache CloudStack pode beneficiar o seu negócio

O Apache CloudStack possui um conjunto de ferramentas capaz de colocar a gestão dos recursos de cloud computing da empresa em um novo nível de qualidade. As suas funcionalidades reduzem o tempo necessário para aplicar mudanças, dão mais disponibilidade para os serviços e evitam gargalos. Destacamos abaixo seus principais benefícios. Confira:




1. Gestão fácil de recursos

O Apache CloudStack possui uma interface que permite a gerir os recursos de maneira simples e organizada. As suas funcionalidades estão organizadas de forma que gestores e técnicos de TI encontram o que procuram e efetuar mudanças rapidamente.

Instâncias virtualizadas possuem a possibilidade de se modificar, remover ou criar via web ou pela API do Apache CloudStack. Isso reduz drasticamente o tempo necessário para o gestor de TI tomar ações conforme a demanda externa. E como a compatibilidade da interface web é garantida nos principais navegadores do mercado, a empresa tem a certeza de que as medidas gerenciais poderão ser tomadas quando necessário.

2. Agilidade para efetuar o deploy de novos produtos

Uma infraestrutura de cloud computing de qualidade deve possuir recursos para que os usuários façam o deploy de novidades rapidamente. E por meio do Apache CloudStack, a empresa terá uma plataforma de TI em que os recursos podem ser modificados com agilidade e segurança.

No momento atual, esse será um fator estratégico para quem investe na nuvem por meio do Apache CloudStack. As empresas poderão se organizar com a certeza de que o tempo de resposta a demandas do mercado será sempre o menor possível. Ou seja, os recursos poderão ser escalados ou implementados rapidamente sempre que for necessário.

3. Melhor uso de recursos

Por meio do Apache CloudStack, a empresa pode personalizar a sua infraestrutura de cloud computing conforme a sua demanda. Isso dará para o negócio um alto nível de flexibilidade: mesmo em cenários de trabalho em que há a necessidade de uma infraestrutura híbrida, a empresa conseguirá ter o máximo de desempenho possível.

Por dar mais flexibilidade para o gestor de TI definir como os serviços estarão moldados, os custos podem reduzir drasticamente. Ou seja, a empresa conseguirá eliminar funcionalidades rapidamente quando elas não forem necessárias, reduzindo as chances de o empreendimento pagar por recursos não utilizados.

4. Automatização de rotinas

A automatização tornou-se uma ferramenta ideal para empresas que pretendem reduzir custos e erros. Tornando a execução de rotinas de TI mais fácil, a companhia terá mais tempo para investir em ações diretamente ligadas ao seu core business. Dessa forma maximizando as chances de criar novas oportunidades de negócio.

O Apache CloudStack possui várias funcionalidades para automatizar a rotina do gestor de TI. Por consequência, essa automatização na infraestrutura de cloud computing, evitará que gargalos ou quedas de desempenho se tornem frequentes.




Como usar Apache CloudStack

Para saber como usar o Apache CloudStack, o primeiro recurso que o usuário deve conhecer é o painel de controle. Afinal, é nele que a maioria das interações ocorrem no uso diário dos serviços de nuvem.

No painel de controle é possível identificar quais são as máquinas virtuais ativas, o estado dos componentes de armazenamento, a performance da infraestrutura de rede e as VMs desativadas. Os IPs públicos e últimos eventos da infraestrutura também estarão disponíveis. Além disso, no painel de controle a empresa pode identificar a origem de falhas e aplicar as devidas medidas corretivas.

É pelo painel de controle que o usuário também pode criar novas instâncias, modificar as opções de armazenamento de dados ou os templates existentes. Assim como os grupos de afinidades e redes personalizadas também podem ser criadas, modificadas ou removidas no painel de controle.

Conclusão

Em resumo, o painel de controle é o principal ambiente do Apache CloudStack. Nele, todas as funções de monitoramento e controle da infraestrutura de cloud computing do negócio podem ser manipuladas, incluindo a criação e remoção de contas e domínios. Assim, a empresa consegue agilizar as suas rotinas de gestão e ter maior controle sobre os seus recursos.

Entretanto, instalar e configurar o Apache CloudStack em sua infraestrutura não é uma tarefa muito simples. Além disso, para montar uma estrutura Cloud completa você precisará de diferentes redes isoladas (tráfego público, tráfego com storage e tráfego interno). Por isso, o investimento em equipamentos pode ser alto caso queira utilizar todos os recursos avançados do Apache CloudStack.  Portanto, nossa sugestão é que você utilize o CloudStack em um ambiente terceirizado, um provedor de soluções em nuvem, e nisto a Host One pode lhe ajudar totalmente!

No vídeo abaixo você confere como é possível subir uma instância em menos de 6 minutos através do CloudStack (o vídeo não tem cortes). Note que ainda há tempo para um cafezinho nesta implementação de apenas alguns minutos:

Quer saber mais sobre como usar Apache CloudStack e o papel que ele pode ter na sua empresa? Então entre em contato com a gente!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.