O que você precisa saber sobre a tecnologia Apache CloudStack?

O que você precisa saber sobre a tecnologia Apache CloudStack?
por

O projeto CloudStack teve o seu início em 2008 como um projeto de uma startup conhecida por VMOps. A empresa mudou de nome e passou a se chamar Cloud.com, lançando grande parte do código-fonte do CloudStack foi aberto em maio de 2010.

Em julho de 2011, a Cloud.com foi comprada pela Citrix e o restante do código-fonte do CloudStack foi aberto em agosto de 2011. No início de 2012, a Citrix lançou o CloudStack versão 3.0. Já em abril de 2012, a Citrix relicenciou a CloudStack com a licença “Apache Software License 2.0” (ASLv2) e submeteu o CloudStack para ser incubado Fundação Apache.

Depois de implementar seus processos de infraestrutura e comunidade, o CloudStack teve o seu primeiro grande lançamento em 6 de novembro de 2012 e a primeira versão (4.0.1) saiu em 12 de fevereiro de 2013. Desde então, a tecnologia passou a ser considerada uma importante ferramenta para o gerenciamento de cloud.

Elaboramos este artigo para que você entenda o que é o Apache CloudStack, como ele funciona e quais são as suas vantagens. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é o Apache CloudStack?

O Apache CloudStack é um projeto de nível superior da Apache Software Foundation (ASF). Mais precisamente, um software de código aberto para a implementação e gerenciamento de infraestruturas de TI na nuvem (IaaS) públicas e privadas.

O intuito é facilitar o controle de uma grande rede de data centers virtuais, oferecendo uma plataforma visualmente mais atrativa e com alta disponibilidade e escalabilidade para que os gestores e desenvolvedores trabalhem da melhor forma possível facilitando a operação e administração dos ambientes.

Como funciona o Apache CloudStack?

O Apache CloudStack é usado por diversos provedores de cloud computing para oferecer serviços em nuvem pública e, por muitas empresas, para fornecer serviços de nuvem privada e/ou como parte de uma solução de nuvem híbrida.

Por meio da plataforma CloudStack, é possível fazer uma orquestração de nuvens de forma aberta e flexível para fornecer nuvens privadas e públicas confiáveis e escaláveis a empresas e demais clientes. Basicamente, a tecnologia oferece recursos que a maioria das organizações necessitam para gerenciar com eficiência suas infraestruturas de nuvem. Os principais recursos são:


  • uma interface de usuário intuitiva e amigável;

  • criação de uma rede de serviços online;

  • gerenciamento de usuários e contas;

  • orquestração de múltiplas nuvens;

  • uma API nativa completa e aberta;

  • contabilidade de recursos.

O mais incrível é que os usuários podem gerenciar suas estruturas de nuvem com uma interface fácil de usar e com ferramentas de alta utilidade.

Quais são as vantagens do Apache CloudStack?

Facilita o gerenciamento de infraestruturas na nuvem

O Apache CloudStack é capaz de fornecer todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento da infraestrutura de nuvem de uma maneira simples, organizada e abrangente. Com apenas alguns cliques, os servidores virtuais podem ser implementados a partir de um modelo pré-definido. Dessa forma, as instâncias virtualizadas podem ser desligadas, pausadas e reiniciadas através da interface web ou por meio da código programado através da API do CloudStack.

A tecnologia torna simples gerenciar uma infraestrutura de nuvem graças à interface de usuário rica em recursos sendo compatível com os navegadores mais populares. Além disso, uma visão em tempo real do armazenamento, pools de endereços IP, CPU, memória e outros recursos em uso permitem um melhor controle sobre a nuvem existente.

Com a plataforma, os provedores de “Software as a Service” (SaaS) podem disponibilizar hospedagens de sistemas para vários clientes ao mesmo tempo de forma segura e sem interferências de ambientes.

Agiliza o lançamento de novos produtos e serviços

Os provedores que utilizam o CloudStack podem tirar o máximo proveito da computação em nuvem para oferecer maior eficiência, escala ilimitada e implementação mais rápida de novos serviços e sistemas. Isso porque ele dá aos gestores e desenvolvedores a oportunidade de removerem os obstáculos que impedem a rápida entrega de serviços.

As empresas podem organizar a criação, testes e a produção de forma consistente, facilitando os processos de desenvolvimento e lançamento de novos aplicativos e softwares.

Melhora o aproveitamento dos serviços de nuvem

As empresas fornecedoras de cloud computing podem usar o CloudStack para dividir e gerenciar cargas de trabalho híbridas, tornando mais fácil descobrir quais tarefas são mais bem executadas em cada tipo de nuvem (pública e privada).

A partir dessa descoberta, as cargas de trabalho podem ser devidamente alocadas nas estruturas de nuvem em que apresentam o maior desempenho, aproveitando melhor cada modelo.

Aumenta a segurança da infraestrutura na nuvem

O CloudStack se beneficia de todos os recursos de segurança disponíveis para permitir um ambiente de computação em nuvem mais blindado contra os acessos não autorizados.

Atende as necessidades mais específicas

Como um produto de código aberto, a plataforma pode ser moldada de acordo com as necessidades da empresa e, com uma única implementação da nuvem, pode executar múltiplas aplicações de hipervisores de vários tipos.

Ou seja, com base em uma arquitetura conectável, o CloudStack funciona com uma variedade de hipervisores, para oferecer à empresa a liberdade total de escolher o hipervisor certo que suportará a sua carga de trabalho, potencializando o foco em soluções mais específicas para o negócio.

Automatiza processos e reduz custos

O Apache CloudStack possibilita automatizar uma série de tarefas que anteriormente eram desempenhadas de forma manual, ajudando a reduzir os custos das operações de TI e a prestar serviços mais rápidos e livres de falhas humanas nos processos.

Oferece escalabilidade de serviços

Os operadores de data centers podem criar, de forma rápida e fácil, serviços na nuvem dentro da própria infraestrutura existente para atender demandas sazonais, podendo tanto expandir quanto retrair os níveis de serviços oferecidos.

Otimiza a infraestrutura de cloud

O CloudStack permite que os gestores coordenem servidores virtualizados, redes e armazenamento de dados para fornecerem uma infraestrutura (IaaS), assim como provedores de hospedagem, mas em seu próprio hardware.

Agrega continuidade ao negócio

O CloudStack permite gerenciar dezenas de milhares de servidores de data centers distribuídos geograficamente através de um servidor de gerenciamento centralizado e linearmente escalável, eliminando a necessidade de servidores intermediários em nível de cluster.

Como consequência, nenhuma falha de componentes pode causar interrupções na infraestrutura, permitindo a manutenção do servidor de gerenciamento sem afetar a operacionalidade dos recursos da cloud.

Todos esses recursos tecnológicos oferecidos pelo Apache CloudStack são resultados de anos de dedicação e colaboração da equipe de desenvolvimento e, hoje, o que vemos é uma plataforma robusta, capaz de gerenciar e implementar alguns dos maiores e mais escaláveis ambientes de computação em nuvem privada e pública do mundo.

E você, o que acha de utilizar a plataforma Apache CloudStack na sua empresa? Não perca mais tempo e dinheiro! Entre em contato com a gente agora mesmo e veja como a nossa estrutura de Data Center Virtual lhe permite ter o melhor da Cloud com o CloudStack.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *