Conheça as vantagens de hospedar o sistema ERP na nuvem

Conheça as vantagens de hospedar o sistema ERP na nuvem
por

O investimento em um sistema ERP na nuvem é uma das apostas feitas por várias empresas em busca de mais eficiência e competitividade. Ter essa ferramenta integrada ao seu ambiente corporativo afeta a maneira como empreendimentos lidam com uma série de rotinas. Da maior integração entre times à redução de custos, inúmeras são as vantagens de se possuir essa solução.

Quer saber mais sobre o tema? Então confira abaixo as principais vantagens de possuir um sistema ERP na nuvem!

1. Menor custo de implementação

A implementação de um novo sistema de grande porte é um processo que pode facilmente ter um custo elevado. Integrar uma ferramenta ao dia a dia do negócio exige o deslocamento de profissionais, faz com que a empresa tenha que parar parte de suas operações e ainda amplia a carga de trabalho dos times de suporte.

Diante desse cenário, muitas empresas buscam estratégias para reduzir os custos de se adquirir uma nova ferramenta de TI. Com o sistema ERP na nuvem, esse objetivo é atingido facilmente.

O deploy da nova solução dentro do ambiente corporativo é feito com maior agilidade, uma vez que não há necessidade de realizar a instalação de muitos itens localmente. Esse fator não só reduz o custo da instalação da nova solução de TI, mas também os prazos e a quantidade de erros que ocorrerão no processo. Assim, o retorno obtido sobre o investimento será muito maior!

2. Baixo custo de manutenção

O investimento em TI é algo que deve ser visto a longo prazo. Muitas soluções, como é o caso dos sistemas de gestão, são utilizadas por um longo período. Portanto, é importante que a empresa escolha ferramentas com um custo de manutenção reduzido.

Nesse sentido, o sistema ERP na nuvem destaca-se entre as soluções tradicionais por ter um custo de manutenção baixo. Como a ferramenta é executada em servidores remotos e cabe ao prestador de serviços executar os processos de gestão, a companhia que contrata uma solução baseada na nuvem não precisa direcionar grande parte da sua força de trabalho para gerenciar a execução de serviços digitais. Como consequência, os gastos na área caem consideravelmente.

3. Maior estabilidade e escalabilidade operacional

Para uma empresa que pretende trabalhar com alto nível de competitividade, a estabilidade das suas soluções de TI é um fator crítico. Ter ferramentas que travam constantemente ou que possuem um baixo nível de disponibilidade é algo que impede o negócio de atuar de maneira estratégica, cumprindo prazos e atingindo as suas metas de produtividade.


Ao mesmo tempo, a escalabilidade operacional será fundamental para que o negócio consiga modificar a sua capacidade de trabalho sempre que for necessário. Esse fator permite que a empresa consiga sempre atender à demanda do mercado, mantendo um fluxo de receitas contínuo.

Investindo em um sistema ERP na nuvem, a companhia pode garantir a presença desses dois fatores continuamente. Sempre que for necessário, o gestor poderá modificar os recursos e funções contratados pelo negócio. Com alguns cliques, a empresa aumentará ou diminuirá a sua capacidade operacional, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado.

Ao mesmo tempo, o sistema ERP na nuvem possui um nível de estabilidade e disponibilidade mais amplo do que soluções tradicionais. A sua execução não é tão impactada por problemas que ocorrem dentro da infraestrutura de TI do empreendimento. Como consequência, as chances de uma falha em sua execução ocorrer cai drasticamente.

4. Acesso rápido a atualizações e correções de bugs de segurança

Processos de atualização e correção de falhas de software são fundamentais para que a empresa possa se manter competitiva e com uma infraestrutura confiável. É por meio dessas rotinas que o empreendimento garante que as suas ferramentas sempre terão a melhor performance possível.

Em ambientes tradicionais, em que o software é executado localmente, instalar novas versões de um software quase sempre é um processo complexo e custoso. A empresa precisa lidar com a incompatibilidade de recursos e, ao mesmo tempo, as chances de falhas e quedas na produtividade de setores afetarem a rotina do negócio.

Porém, investindo em um sistema ERP na nuvem esses riscos são eliminados facilmente. Distribuir novas versões de um sistema será feito com maior agilidade, uma vez que a instalação de updates pode ser feita automaticamente pela equipe da Host One. Dessa forma, a empresa garante o acesso rápido a novas versões de uma ferramenta de TI, permitindo que novas formas de trabalho (mais inovadoras e eficazes) sejam incorporadas à rotina do empreendimento facilmente.

5. Ganho de segurança para o negócio com sistema ERP na nuvem

O sistema ERP na nuvem também traz mais segurança para o empreendimento. Ferramentas executadas em ambientes de cloud computing são menos impactadas pela eventual presença de vulnerabilidades no ambiente de TI do negócio. Dessa forma, as chances de um malware ou ataque atingir a companhia caem significativamente.

Ao mesmo tempo, o processo de atualizações mais ágil reduz o tempo a que usuários ficam expostos a problemas. A empresa terá sempre o acesso garantido à versão mais confiável do sistema ERP na nuvem. Como consequência, os seus profissionais poderão atuar de maneira estratégica, sabendo que os dados do negócio estarão protegidos.

Hoje, investir em um sistema ERP na nuvem é um fator estratégico para qualquer negócio que precisa atuar com mais competitividade e performance. Essa ferramenta, que atua como um centralizador de dados do negócio, permite uma redução do número de erros operacionais, mantém times mais integrados e facilita a troca de informações entre diferentes áreas.

Ao mesmo tempo, por ser executado na nuvem, o sistema ERP incorpora todos os benefícios dessa tecnologia. A maior escalabilidade operacional, o acesso fácil a novos recursos  e a possibilidade de pagar apenas por aquilo que se utiliza serão realidades da empresa. Assim, o negócio torna-se mais competitivo e pode criar rotinas de trabalho que possuem mais flexibilidade e capacidade de atender a demandas externas.

Está na dúvida se seu sistema ERP permite ser executado na nuvem? Hoje praticamente todos os sistemas ERP podem ser executados em cloud computing, fale com nossa equipe para confirmar se seu sistema pode ser migrado para cloud.

Quer saber mais sobre o sistema ERP na nuvem? Então confira agora mesmo em nosso blog quais são as 10 principais vantagens de migrar a sua TI para a nuvem e adote já essa tecnologia no seu negócio! Boa leitura!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *