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18 de outubro de 2022

Pabx Cloud: 7 motivos para mudar para a nuvem

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Tempo de leitura: 13 minutos

O futuro está na nuvem — as oportunidades também. Não é de hoje que empresas de todos os setores encontram na computação em nuvem uma forma de otimizarem seus sistemas. O PABX Cloud é apenas mais um delas. Manter os dados na nuvem é mais seguro em relação a proteção de dados. Além disso é repleto de vantagens. Por exemplo, redução de custos, maior mobilidade e facilidade de gerenciamento.

Investir na solução cloud é a opção mais inteligente para empresas que prezam pela qualidade e produtividade. Dessa forma, ao invés de investir em diversos equipamentos que ocupam espaço e gastos, a nuvem precisa só de um bom servidor. Apesar disso, muitos ainda pensam que é caro implantar o sistema em nuvem. Ou que apenas multinacionais podem aderir à tecnologia. O que não é verdade.

Pensada para pequenos, médios e grandes negócios, a solução cloud é altamente flexível e tem excelente custo-benefício. Além de ser uma forma de melhorar os processos internos entre colaboradores e, até mesmo, clientes.

Mas como a nuvem pode beneficiar sistemas de telefonia, como o PABX, afinal? É o que vamos apresentar ao longo deste artigo. Boa leitura! 

O que é PABX Cloud?

O termo PABX vem do inglês Private Automatic Branch Exchange e significa troca automática de ramais privados. De modo geral, o sistema é uma central com objetivo de conectar ambientes por meio de uma linha telefônica. Essa ligação é feita diretamente à uma operadora de telefonia que faz a conexão interna por meio de ramais.

Assim, o processo ocorre de forma simplificada, sem a necessidade de intervenção humana e de modo automático. Ter um serviço em nuvem, significa que todos os dados de um sistema são armazenados por meio de conexões de rede. Ou seja, na internet.

Essa modalidade permite melhor desempenho em relação aos servidores locais. Navegação mais rápida e eficiente. Além de garantir a estabilidade do navegador, mesmo com muitos acessos simultâneos.

Principais diferenças entre PABX Local e PABX Cloud

Quando falamos em PABX Cloud o que muda, principalmente, é a forma de instalação. Diferente do PABX analógico, pois necessita de equipamentos complexos, espaço para alocá-los e recursos para manutenção. Algumas características do PABX analógico são:

  • atendimento automático digital;
  • identificador e transferência de chamadas;
  • seleção automática de linhas;
  • bloqueio de recebimento de chamada a cobrar;
  • chamada em espera, entre outras.

O PABX em nuvem pode ser instalado de forma remota e sem uso de equipamentos específicos. Basta um bom dispositivo com acesso à internet para que o sistema comece a funcionar e traga inúmeros benefícios às empresas. Como os que veremos a seguir. Faz parte dos diferenciais do PABX Cloud:

  • facilidade de para acessar as informações de cada ramal;
  • executar chamadas de voz e vídeo pelo navegador;
  • comunicação em tempo real com todos os dispositivos conectados a ele;
  • suporte técnico diferenciado e muito mais.

Embora o sistema em nuvem seja muito parecido com sua modalidade analógica. As diferenças ficam por conta dos serviços adicionais e qualidade como um todo.

Motivos para contratar um serviço Cloud

Com baixo investimento inicial, configuração descomplicada e tecnologia plug-in play, adotar o serviço em cloud traz diversas possibilidades. Veja algumas delas! Maior acessibilidade, pois o gerenciamento de informações pode ser feito de onde você estiver. Menos gastos com instalações ou manutenção, afinal não há a necessidade de equipamentos específicos para o serviço.

Segurança das informações devido ao uso de criptografia. Além de relatórios completos e em tempo real de todos os processos e muito mais. Quando o assunto é comunicação, então, essa escolha pode trazer ainda mais vantagens. Confira, a seguir, 7 bons motivos para contratar um serviço cloud para o seu PABX!




1. Pabx cloud: melhor qualidade nas chamadas

Com o uso da rede IP e de uma conexão à internet, o PABX cloud melhora a qualidade das chamadas ao comparar com sua versão analógica. Ainda assim, vale ressaltar que é importante investir em bons equipamentos telefônicos. Por fim, contratar uma operadora de confiança para gerar resultados.

2. Pabx cloud: gravações de chamadas em um só local

O sistema PABX em nuvem permite, ainda, que todas as gravações de chamadas sejam arquivadas em um mesmo local. O que facilita o acesso e aumenta a segurança da empresa. Portanto, com a certeza de que as chamadas estão registradas e protegidas. Quando, ou se, houver a necessidade de resgatar as gravações para comprovação de dados, por exemplo, vai ser fácil encontrá-las.

3. Unidade de Resposta Audível (URA)

URA é a abreviação para Unidade de Resposta Audível, ou em inglês IVR (Interactive Voice Response). De forma simplificada, ele é um sistema que permite automações no atendimento telefônico. Apesar disso, a URA não se limita a esses recursos. Ela identifica os clientes antes que eles sejam atendidos. Informa, de forma automática, por meio de atendentes virtuais.

Gera protocolos de atendimento. E, tem ainda mais, aumenta a retenção de ligações, pois reduz o tempo de espera e direciona o atendimento para um profissional que esteja livre.

4. Maior economia em relação ao sistema analógico

Devido à hospedagem em nuvem, não há a necessidade de instalar equipamentos ou de ter um local específico para eles, como acontece com o sistema analógico. Consequentemente, gastos maiores com energia elétrica são evitados. O que, por si só, já é um grande benefício para o caixa das empresas. E o melhor, sem perder em qualidade.

5. Mobilidade total da empresa e seus colaboradores

Com as mudanças na forma de trabalhar e nos relacionar, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como regra e não opção. Dessa forma, os colaboradores trabalham de qualquer lugar. Desde que haja conexão à empresa, aos colegas de trabalho e também aos clientes. O PABX Cloud permite que essa mobilidade, tanto da diretoria da empresa, quanto de suas equipes e documentações, seja real. E o mais importante, que haja sucesso.

6. Dashboard e relatórios completos

Seus recursos permitem o cliente acessar um painel de controle intuitivo. Além disso, totalmente completo e com dados sobre a empresa, softwares e resultados. Dessa forma, melhora tanto a performance quanto a comunicação. Isso acontece, porque o sistema está integrado a uma infraestrutura virtual. A partir dela, ocorre a análise dos dados em tempo real. Sendo assim, facilita a tomada de decisões.

7. Capacidade de expansão ilimitada

Ainda em conformidade com a transformação digital nas empresas, o sistema em nuvem permite expansão ilimitada dos ramais. Bem como a capacidade de armazenar. Dessa forma é possível definir o número de linhas de acordo com a necessidade da empresa. Por consequencia, trazer flexibilidade e reforçar o benefício da economia. Inclusive, fortalecer o que chamamos de escalabilidade. Aliás, vamos falar sobre esse conceito para as empresas que querem se destacar no mercado.

Como o PABX Cloud contribui para a Escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade para um negócio crescer sem depender de fatores externos. Mas também, que não cause dificuldades à empresa. Um servidor cloud escalável, segue a mesma definição e é capaz de atender às demandas crescentes da empresa em expansão.

Nesse sentido, quanto maior a facilidade que um negócio tem para modificar recursos contratados, mais fácil será economizar. Portanto, sistemas virtuais evitam o desperdício de recursos. Além disso, aumentam a performance da operação. Aliás, o PABX em nuvem atende bem a essa necessidade. Principalmente, quando instalado em um data center virtual de confiança.

Como não depende de aparelhagem física e instalações locais. O negócio está livre para evoluir e ganhar vantagem competitiva no mercado. Para os negócios, a possibilidade de se destacar perante os consumidores, que estão ficando cada vez mais exigentes, é essencial. Sem contar que é muito mais fácil impressionar com um serviço rápido e de qualidade. Com a escalabilidade, a empresa consolida as principais vantagens do PABX Cloud, como:

  • redução de custos;
  • colaboração entre as equipes;
  • melhorias no sistema;
  • e, principalmente, a confiabilidade e a segurança.

Um negócio escalável está sempre pronto para o próximo passo ou crescimentos repentinos. Mas, para isso, precisam adotar algumas soluções. Serviços centralizados é uma delas. Isso quer dizer que ao adotar um sistema que unifica não só as informações da empresa e os softwares utilizados por ela. Como também a forma de pagamento.

Essa convergência entre setores, produtos e serviços ajuda na redução de custos e possibilita maiores aportes para o crescimento da empresa. Sendo assim, uma excelente opção para alavancar os negócios.

Fatores escolher um bom servidor Cloud

De qualquer modo, não basta migrar seu PABX para a nuvem. É preciso escolher um bom servidor cloud. Conhecer as necessidades do negócio é o primeiro passo para uma decisão certa.

Segurança

Em seguida, analise as políticas de segurança que a empresa oferece. O sistema é protegido em caso de desastres naturais? Ele tem proteção por criptografia? São perguntas interessantes a se fazer. Um servidor cloud de qualidade deve garantir que todas as suas informações estejam seguras. Uma das formas de fazer que isso aconteça é isolar dados em rede privada. Já que garante total segurança aos dados.




Localização

Opte, ainda, por data centers dentro do país. Se possível, favoreça as empresas com mais de um data center. Isso porque, servidores no Brasil garantem melhor performance. Ou seja, favorecem o suporte, que por sinal é a próxima dica. Como vimos anteriormente, uma solução de data center virtual vai além da execução de servidores virtuais num ambiente na nuvem. Ela inclui a unificação de servidores físicos com rede de dados.

Suporte técnico

Do mesmo modo, escolha um fornecedor com suporte técnico. Por exemplo, sem distinção de horário e agilidade. Afinal, isso inclui atendimento personalizado, equipe especializada e treinada para atender com eficiência. Por fim, a garantia de satisfação. 

Pagamento

Antes de tudo, verifique as formas de pagamento aceito. Se os valores são cobrados em reais. Ou, ainda, se existe a possibilidade de pagar por serviços específicos. Isto é, contar com a flexibilidade da contratar evutilizar o sistema vai fazer toda a diferença. Por fim, não podemos esquecer de outros requisitos, como:

possibilidade de escalabilidade;

facilidade de gerenciamento;

termos do contrato;

custo-benefício, entre outros.

Além disso, conversar é outra forma de garantir um fornecedor de confiança. Portanto, entre em contato com a empresa. Em seguida, tire as dúvidas sobre os produtos e analise o atendimento. Já é possível saber o nível de prestação de serviços nesses primeiros contatos de sondagem e pesquisa. Sem contar com a possibilidade de conhecer muito mais o produto.

Aqui na HostOne, um dos fatos que os clientes elogiam é o nosso suporte técnico. Isso acontece não só por conta do atendimento. Mas também da estrutura estável que temos. A nuvem foi projetada para 100% de disponibilidade. Para sistemas de telecomunicação isso é fundamental. Entretanto, como vimos ao longo do artigo, não basta contratar qualquer empresa. É preciso a que melhor atenda às suas necessidades.

Sem dúvida, o Data Center Virtual traz a segurança para que o negócio cresça cada vez mais. Tudo isso, com baixo custo, manutenção simples e fácil integração em qualquer ambiente corporativo. A verdade é que são tantos benefícios do PABX Cloud que fica até difícil entender como ficamos tanto tempo sem essa tecnologia.

Quer saber como aderir ao sistema em nuvem e alavancar seus negócios o quanto antes? Entre em contato e conheça todas as nossas soluções!

 
  

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