Pesquisar
Close this search box.

1 de novembro de 2019

Servidor VPN: quais são os prós e contras de usar

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
servidor-vpn
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 11 minutos

Muitas dúvidas surgem quando se fala de servidor VPN, algumas como: “para quê ele serve exatamente? Quais são suas restrições? Quais as vantagens e desvantagens?”. Essas questões são comuns e, por isso, seu uso, em alguns casos, acaba sendo adiado.

O VPN, Virtual Private Network, significa Rede Privada Virtual e, como o próprio nome sugere, ele cria redes de comunicações entre computadores e dispositivos que tenham permissão de acesso.

Você sabe como esse servidor funciona? Já está utilizando em seu ambiente corporativo? Leia nosso post e saiba mais sobre esse assunto da tecnologia!

Afinal, o que é o servidor VPN?

A rede privada virtual, o servidor VPN, é a rede criada em cima de uma estrutura de rede pública. Dessa forma, ela conecta computadores por meio da internet.

Para ter um servidor VPN é preciso de pelo menos duas máquinas conectadas à rede e um software para a gestão dessa rede.

O servidor VPN criptografa os dados e dá número de IPs diferentes, para que não seja identificado o lugar e máquina em que se está utilizando os dados. Esse IP pertence à rede privada da VPN e interliga aos computadores conectados à ela.

Qualquer um pode se conectar ao VPN sem estar fisicamente no local em que estão centralizadas as informações, desde que tenham acesso autorizado para isso.

E esse é um ótimo recurso para as empresas. Pois, dessa forma, seus dados, principalmente os sigilosos, ficam protegidos e é possível até mesmo se conectar em redes públicas de forma segura.

Quais os protocolos de VPN?

Muito se fala sobre protocolos, mas nem todos conhecem suas funcionalidades e sua importância. Eles são essenciais na escolha do servidor VPN, já que é um elemento vital para esse serviço.

Os protocolos são a combinação de transmissão e de padrões de criptografia, que concedem rápido acesso e segurança aos servidores VPN.

Dentre os vários tipos existentes, destacam-se:

PPTP

Como uma extensão do Point-to-Point Protocol (PPP), o PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) é um protocolo de servidor VPN muito utilizado e suportado pelos dispositivos. Ele possui uma criptografia mais básica, o que pode deixar a desejar na questão de segurança dos dados. No passado, inclusive, muitas foram as falhas e problemas que esse protocolo causou.

Contudo, essa característica também faz com que ele seja mais rápido do que outros modelos de protocolo VPN, além de possuir configuração mais simples. A maior parte das falhas de segurança também já foram resolvidas nas versões mais atuais do PPTP. Isso faz com que essa maior agilidade compense em detrimento de uma menor segurança para algumas empresas.

Seu funcionamento também é relativamente simples. O que ele faz é encapsular os protocolos IP em datagramas de PPP. Depois, o servidor efetua todas as configurações de segurança para tornar mais seguro o envio dos dados e passos posteriores.

L2TP

O L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol) consegue garantir confidencialidade, autenticação e integridade de dados, o que assegura maior proteção. No entanto, nada disso é oferecido pelo protocolo por si só. Pois ele se baseia em um protocolo de criptografia IPSec para proporcionar a privacidade necessária aos usuários da rede.




As ligações do L2TP são conhecidas como linhas virtuais e oferecem mais facilidades para aqueles que utilizam o servidor de forma remota. Isso porque ele possibilita que o servidor da rede VPN de uma organização consiga gerir os endereços IP atribuídos aos seus usuários. Assim, garantindo proteção e privacidade. 

IPSec

IPSec (Internet Protocol Security) oferece transferência estável de dados pela rede pública ou privada. Uma extensão do protocolo IP (Internet Protocol), ele visa garantir mais segurança na comunicação, utilizando-se de serviços de segurança criptográficos. 

Sua forma de funcionamento se dá da seguinte maneira: é necessário pegar um pacote IP privado, criptografar, autenticar e dar integridade e depois encapsular os pacotes protegidos para novos IPs a serem repassados.

Com esta maneira operacional, o IPSec se torna um bom protocolo em segurança para as empresas, filiais e usuários remotos. Dentre as suas principais vantagens e benefícios, podemos destacar também o oferecimento de um alto nível de confidencialidade, privacidade e autenticação dos dados e informações que trafegam dentro da rede.

Quais os prós e contras de um servidor VPN?

O uso do servidor VPN é recomendado principalmente para as empresas. Pois consegue manter informações seguras nas comunicações remotas ou em armazenamento em nuvem.

servidor-vpn

Utilizar um servidor VPN proporciona algumas vantagens para os usuários, são elas:

Segurança

A segurança é um dos itens mais necessários para uma empresa e para suas informações. Perder documentos e dados ou ser invadido por pessoas e arquivos mal-intencionados podem causar muitos danos dentro da organização, com prejuízos que vão muito além do setor financeiro.

E esse ponto é o principal benefício do servidor VPN.  Por usar criptografia dos dados e diversos outros recursos de segurança, ele permite que a navegação seja mais confiável e segura, independente de onde seja usada e em qual rede acessada.

Assim, as empresas conseguem manter suas informações seguras. sem, no entanto, restringir demais o acesso a elas. Dessa forma, os colaboradores podem acessar mais livremente suas ferramentas de trabalho e o negócio ainda ganha em produtividade e oportunidades.

Privacidade

Nos dias de hoje tudo o que se faz online fica online e é muito fácil de ser encontrado. Ter privacidade é algo difícil de ser visto na rede e as informações ficam soltas por aí. Enquanto que para um indivíduo esse não seja um problema tão preocupante assim, para empresas esse é um problema dos grandes.

Imagine, por exemplo, se a equipe de gestão não possui privacidade sobre os meios tecnológicos usados para tomar suas decisões? Ou se as informações trocadas em grupos de trabalho estão desprotegidas e acabam vazando? As consequências dessas e outras situações que a falta de privacidade pode provocar são inúmeras.

O uso do servidor VPN faz com que o que circula na rede não seja acessado por quem não tem essa permissão. Assim, cada indivíduo tem acesso apenas ao que é do seu interesse para o trabalho e nada mais. Como consequência, todas as informações e dados que circulam dentro da rede da empresa acabam sendo mais confiáveis e úteis. 

Por isso, a privacidade de quem usa a rede e da empresa estará garantida, sem riscos de informações importantes vazarem.

Acesso remoto

Ao ter uma rede VPN, aqueles que têm permissão à ela podem acessar de onde estiverem, não importa o dispositivo ou o lugar do mundo, desde que tenham acesso a internet. Isso pode ser interessante para quando os funcionários precisam trabalhar remotamente. Pois, com esse acesso irrestrito, fica desnecessário carregar notebooks da empresa ou anotar informações importantes quando estiverem à distância.

Assim, o trabalho se torna mais simples e há um ganho enorme de produtividade, pois os colaboradores também podem compartilhar e modificar arquivos com outros usuários de forma remota. A empresa também acaba economizando, pois deixa de ser obrigada a investir em equipamentos e outras tecnologias que consigam garantir segurança no acesso remoto e os funcionários podem passar a usar os próprios dispositivos para trabalhar, seja dentro ou fora da empresa.

Custo

Utilizar VPN também tem impactos positivos nos custos da empresa. O servidor VPN é significativamente mais barato do que outras configurações de segurança.

Por utilizarem a rede pública de internet como conexão, diminui-se os custos de implantação e softwares próprios.




Antes de implantar novas ideias, softwares ou equipamentos, além dos benefícios, muito se pensa sobre as desvantagens da novidade.

Por isso, é preciso pesquisar e ponderar para saber qual técnica é vantajosa de fato para sua empresa antes de implantar novos negócios.

Dessa forma, citaremos algumas possíveis desvantagens de um servidor VPN:

Velocidade

Esse é o principal ponto negativo quando se fala de VPN. Ao utilizar esse tipo de servidor, é necessário estabelecer duas conexões.

Por isso, exige uma boa velocidade da rede, e, mesmo assim, ao usar o VPN, nota-se a diminuição de velocidade da internet utilizada.

Dependência da Internet

O acesso remoto é algo muito útil para se trabalhar fora da empresa. Contudo, ao utilizar esse acesso pelo servidor VPN, é preciso sempre estar conectado à internet.

Se a rede tem conexão instável, cai ou se está em lugar sem o acesso à rede, não será possível acessar o servidor VPN e seus dados armazenados nele.

Confiança no Servidor

Muitos são os servidores VPN oferecendo serviços gratuitos, a preços baixos ou aqueles que demandam mais investimento.

É muito importante pesquisar sobre aquele em quem você vai confiar seus dados e considerar o quão garantido é um servidor antes de sua utilização.

Atente-se no atendimento que o provedor oferece. As VPNs mudam com muita facilidade. Por isso, é importante ter um suporte em que a empresa consiga facilmente entrar em contato para resolver os impasses da rede.

Ao escolher qualquer servidor, o uso da VPN pode se tornar uma cilada por não checar o suficiente a confiabilidade do local parceiro.

O servidor VPN facilita a comunicação, deixando-a mais segura e privada. O seu funcionamento pode parecer complexo, por isso é importante ter parceiros de segurança para ter uma infraestrutura adequada.

Você já utiliza as VPNs em sua empresa? Depois de saber um pouco mais sobre seus prós e contras, acha que implantá-las pode ser uma boa ideia?

Consulte nossos especialistas e descubra o melhor servidor VPN para você!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.