Infraestrutura de TI: 7 motivos para você terceirizar

0
713
infraestrutura-de-ti
Tempo de leitura: 10 minutos

Não há dúvidas de que a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) é um componente importantíssimo das empresas. Essa área tão crucial alavanca os resultados e gera muitos benefícios para o desenvolvimento de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou setor de atuação.

Por isso, esse é um dos setores que deve sempre estar alinhado com os objetivos da organização para que os retornos sejam positivos tanto interna quanto externamente.

Quanto mais cresce uma empresa, é a partir da TI que também aumenta a necessidade de estratégias de produção e otimização, o que pode fazer com que um time e uma infraestrutura interna não dê conta de tantas demandas

Pensando em casos como esse, surge o outsourcing de TI, a prática de terceirizar esse serviço para facilitar a infraestrutura e melhorar os processos.

Você já pensou em contratar um parceiro e expandir o seu negócio? Confira em nosso artigo 7 motivos para você terceirizar a sua infraestrutura de TI, crescer e se modernizar cada vez mais!

Os motivos que vão fazer você querer terceirizar a sua infraestrutura de TI

1. Redução de custos

A redução de custos é um dos principais desafios de qualquer empresa, ainda mais no setor de TI, repleto de tecnologias, hardwares e softwares caros. Manter funcionários qualificados e com boa bagagem profissional também exige bons salários, benefícios e gera diversos gastos. O que só torna esse objetivo ainda mais desafiador.

Nem precisa comparar. Além das burocracias envolvidas na escolha, contratação e demissão de colaboradores, é preciso investir em treinamentos e atualização profissional, estrutura, instalações próprias, gestão, softwares, entre outros serviços.

Por isso, terceirizar a infraestrutura de ti pode ser bem vantajoso para o bolso.

Isso porque, com o outsourcing, todos os custos e grande parte da burocracia ficarão nas mãos do seu parceiro contratado. O que proporciona enorme economia em todos os aspectos.

Apenas pensando na parte da infraestrutura, por exemplo, terceirizando o negócio não precisará mais investir na compra e manutenção de novos equipamentos. Tudo fica por conta da empresa contratada, que será a responsável por cuidar de toda a estrutura de servidores, roteadores, switches e sistemas.

Outro ponto positivo é que, por um preço combinado, você poderá contar com um grande time de especialistas, sem precisar lidar com tanta burocracia. Contratando uma equipe própria, fica difícil prever e abranger tantos profissionais para cada situação que pode surgir.

Além do mais, equipes terceirizadas são qualificadas e prontas para resolverem os mais diversos tipos de problemas. E fazendo o outsourcing você pode contar com elas ao mesmo tempo em que economiza para investir em áreas mais importantes. Não é um bom negócio?

2. Aumento da segurança

A segurança é item essencial para o setor de TI de qualquer empresa. E quanto mais a área se expande, maiores são os riscos de ataques cibernéticos e roubo de dados. O que só aumenta os desafios para se assegurar proteção completa para o setor, ainda mais quando estamos falando de uma estrutura interna.




A questão é que garantir segurança para uma infraestrutura própria é bastante complicado. Os custos para a compra de equipamentos e licenças de software, por exemplo, são altos. Soma-se a isso os gastos com contratação de profissionais qualificados e a conta vai ficar até mesmo impeditiva para médios e pequenos negócios.

Com uma infraestrutura de TI terceirizada, porém, a história é outra. Isso porque, por ser completamente especializada, uma empresa externa consegue garantir muito mais segurança para os seus sistemas e o melhor: sem que a conta saia muito alta para você.

Basta pensar, por exemplo, nos profissionais envolvidos. As terceirizadas conseguem fornecer uma equipe extremamente qualificada e pronta para lidar com as mais diversas ameaças.

Quanto aos equipamentos de segurança, elas contam com as mais diversas e avançadas tecnologias, além de detecção de intrusão, filtragem de conteúdo e SPAM e diversas outras técnicas personalizadas para gerenciar o seu negócio e suas necessidades.

Assim, terceirizando o negócio consegue garantir alta segurança para os seus sistemas e dados, sem precisar gastar muito com isso. O que é vantagem principalmente para as médias e pequenas empresas.

3. Foco na estratégia

Ao possuir um fornecedor que gerencia a infraestrutura de TI você consegue dar maior foco para as ações que visam atingir os planos estratégicos do seu negócio.

Com o avanço da tecnologia dentro e fora do ambiente executivo, o setor de TI se tornou essencial para qualquer negócio. Assim, empresas de todos os portes e setores passaram a adotar a tecnologia da informação para dar suporte às suas operações, serviços e produtos.

Isso, claro, trouxe inúmeras vantagens, mas acabou gerando uma perda de foco naquelas empresas em que o core business não está associado à tecnologia. Um escritório de advocacia, por exemplo, perde muito tempo e dinheiro administrando uma infraestrutura completa de TI.

Logo, não faz sentido para essas empresas manter uma estrutura interna e a melhor alternativa é terceirizar. Isso pois, terceirizando, o negócio consegue ter mais foco naquilo que realmente importa para ele, enquanto a estrutura que dá o suporte necessário está sendo bem cuidada na mão de especialistas.

Como as operações estarão na mão de outros profissionais, o seu negócio terá um time especializado sempre que necessário e eliminará rapidamente seus problemas sem longas pesquisas e perca de tempo.

Assim, ao deixar de gerenciar uma área, você e seus funcionários otimizam o tempo e focam no real core do negócio, agregando valor e gerando mais resultados positivos dentro da organização.

É importante ressaltar que terceirizar uma infraestrutura de TI não te faz perder o controle sobre ela, mas deixa a responsabilidade em mãos qualificadas, facilitando a gestão definida pela estratégia empresarial.

4. Expansão da produtividade

Ao ter uma terceirizada cuidando da gestão de TI é notável o aumento da produtividade interna no seu negócio. Isso acontece porque, fazendo o outsourcing, a carga de trabalho diminui enormemente e os seus colaboradores conseguem focar mais em tarefas específicas, ao invés de ficarem correndo contra o tempo para lidar com diversas responsabilidades.

Além disso, como a empresa contratada estará totalmente dedicada nessa tarefa, seu foco será maior na finalização das atividades, com maior qualidade e entrega em menor tempo.

Ao contar com apenas uma equipe interna, alguns problemas menores podem surgir de outras áreas, o que tira o foco dos funcionários, reduzindo seus olhares para os problemas maiores e urgentes.

Além disso, uma equipe interna não preparada o suficiente pode sofrer com a demanda de todos os dias, diminuindo a produtividade em função do grande número de tarefas.

5. Alta qualidade e disponibilidade

Ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI você terá serviços especializados de acordo com as demandas, no momento em que precisar.

Dessa forma, a qualidade e o suporte do serviço prestado será alta e sempre existirá um profissional disponível para solucionar os mais diferentes problemas.




Ao fechar um acordo de terceirização, a empresa terá a ideia de quanto tempo precisará para poder contar com os parceiros para a resolução dos problemas, o que diminui a impossibilidade dos serviços e traz maior assertividade.

Outra vantagem importante é de que a empresa contratada mantém relatórios dos desempenhos dos serviços, o que te dá maior controle e planejamento da área.

A prestação de contas é feita para conquistar a confiança e fidelizar o cliente, e é muito importante de ser analisada para seguir com as estratégias.

6. Retorno de Investimento

Uma infraestrutura de TI ajuda a evitar perdas e gargalos, fazendo a empresa chegar com menos tempo nos resultados e metas definidas, dando rápido retorno sobre seu investimento.

A equipe terceirizada, mais do que realiza os processos de TI, dá suporte e avalia constantemente os processos junto à equipe que a contratou, obtendo a melhoria e adequação contínua.

7. Atualizações e Competitividade

As ferramentas de TI estão sempre em atualizações, buscando melhoria e correções de erros.

Ao manter um serviço terceirizado de infraestrutura de TI, a empresa estará sempre alinhada com as constantes atualizações do mercado, garantindo competitividade no processo de transformação digital e bom funcionamento dos sistemas.

Como as empresas que prestam esses serviços são especialistas, elas manterão os softwares e instalações sempre modernizados, gerando processos rápidos e dinâmicos.

Com esse suporte, as empresas não precisam perder tempo e arriscar com as procuras de melhores atualizações, tendo a resposta pronta de acordo com suas reais necessidades.

A terceirização da infraestrutura de TI é bem vantajosa para muitas empresas, agregando valor, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Essa tendência tem agradado muitas empresas e facilita o trabalho dessa área tão importante no mercado.

Você já trabalhou com essa forma terceirizada ou já avaliou se ela vale a pena para sua empresa? Aproveite que agora você sabe das vantagens de terceirizar uma infraestrutura de TI e conheça um pouco sobre nosso trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui