Quer melhorar a velocidade do seu site? Aprenda com 6 dicas

Quer melhorar a velocidade do seu site? Aprenda com 6 dicas

Muitas empresas utilizam seus sites como uma forma de atrair clientes ou mesmo realizar vendas, muitas vezes, no desenvolvimento deste site se dedicam extremamente ao conteúdo e à aparência, o que é ótimo, porém muitos acabam esquecendo da velocidade de acesso do site.

A demora no carregamento da página traz muitas desvantagens, pois acaba influenciando no ranqueamento dos mecanismos de busca, como Google e Bing. E poucos acessos levam à baixa popularidade do site.

A seguir, descubra como conseguir otimizar o site e por que investir nessa ideia. Boa leitura!

Vantagens de oferecer um serviço rápido

A cada dia aumenta mais a concorrência, quando se trata de um bom ranqueamento dentro da internet. Dessa forma, agilizar o acesso a seu site pode ser decisivo na taxa de visitantes, ou seja, aqueles que se atêm em aumentar o poder competitivo sabem do valor de um site de alta performance.

Conseguir visibilidade nas plataformas digitais é algo um tanto trabalhoso, mas que vale a pena. Confira algumas das razões para investir em ferramentas para otimizar o site!

Maior visibilidade

Estar na primeira página de pesquisa quando o assunto que você publicou for solicitado é a meta de muitos que se dedicam a seus sites.

O Google tem sua forma de analisar quem merece estar lá e uma delas, com certeza, é a quantidade de acessos que seu conteúdo está tendo. Melhorar a velocidade de acesso a seu site vai trazer cada vez mais clientes em potencial e mais visibilidade ao que você está oferecendo.

Boa experiência ao usuário

Quando o cliente consegue transcorrer seu site de maneira rápida e sem que ele trave, temos o início de um bom atendimento. A velocidade pode ser a chave para que o cliente escolha voltar no seu site mais vezes, indicá-lo para terceiros e conferir mais conteúdos.

Claro, a velocidade deve ser associada a conteúdos bem planejados e um bom layout da página, até porque se a proposta não for boa o site não se destacará.


Confiança do cliente

É fato, que a primeira impressão é a que fica. Depois de tentar usar seu site uma vez e não ter suas respostas de maneira rápida e desistir, é muito provável que esta pessoa não volte a conferir seus conteúdos.

Um site lento proporciona ao usuário maior insegurança, assim como um site com poucos acessos. Dessa forma, fica difícil dar a volta por cima depois de uma primeira impressão negativa.

Dicas para melhorar a velocidade do site

Existem algumas ferramentas que são a chave para a otimização do seu site. Coloque-as em prática e veja os resultados. Acompanhe!

1. Investir em SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou seja, um conjunto de técnicas para otimizar seu site e ter como resultado um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

E dentre essas técnicas, estão incluídas o uso da palavra-chave, tempo de permanecia na página, tamanho das imagens, linkagem interna e o tempo de carregamento.

Associar todos esses fatores vai fazer com que seu site ganhe mais acessos.

2. Escolher uma hospedagem de confiança

O local de hospedagem de site é onde o seu conteúdo estará armazenado e será disponibilizado na internet. Existem diversas empresas especializadas em manter todos seus servidores disponíveis e em segurança.

Um dos pilares da hospedagem de site é a velocidade. Por isso, uma boa hospedagem deve ter servidores de alta performance que auxiliem no desempenho do seu site.

Já pensou em hospedar seu site em um servidor exclusivo? Com Data Center Virtual você pode ter seu site mais rápido do que sua concorrência.

3. Abandonar recursos desnecessários

Algumas vezes a busca por deixar seu site mais atrativo e inovador acaba influenciando no tempo de carregamento da página. Tudo o que você coloca no site está ocupando espaço e, algumas vezes, utilizamos mais informações do que seria necessário.

Então, fique atento, menos pode ser mais. É importante sempre saber o que é significativo para seu site e o que vai se tornar irrelevante.

4. Realizar testes

Para ter certeza de como anda a velocidade do site, os testes de performance são grandes aliados. Existem diversos softwares que exercem essa função e vão lhe ajudar a descobrir os pontos que devem ser melhorados em seu site.


5. Observar os erros de programação

Na hora de montar o seu site é fundamental se ater aos detalhes, pois falhas na programação podem comprometer a otimização da página. Para evitar esse tipo de erro é importante ter conhecimento técnico, ou seja, o mais recomendado é ter um profissional de programação trabalhando com você a fim de evitar e eliminar falhas na construção do seu site.

6. Atentar-se aos detalhes

É importante se ater aos detalhes, quando se está criando um site e saber o que pode ser prejudicial para o carregamento da página. A seguir, alguns exemplos de situações que deixarão seu site mais lento:

Resolução das imagens

Imagens sempre deixam o conteúdo mais atrativo, porém, se não forem bem escolhidas, vão deixar seu site com um carregamento mais lento. Então, não sobrecarregue sua página com imagens e mantenha apenas as que são necessárias. Além disso, observe a resolução delas, pois imagens com alta resolução podem demorar para serem carregadas.

Excesso de publicidade

Os anúncios podem ser uma das formas de conseguir lucrar com seu conteúdo, porém, o excesso vai trazer prejuízos ao desemprenho do site que fica sobrecarregado de informações e cria dificuldades no carregamento.

URLs

Links de pesquisa longos e que não fazem nenhuma referência ao conteúdo do site são um erro que pode ser facilmente evitado. URLs desse tipo tendem a deixar mais difícil o acesso à sua página e diminui as chances de ser encontrada em uma pesquisa.

Às vezes, colocar em prática essas dicas não é algo simples e que demande pouco tempo. Então, contratar um profissional adequado vai levar a resultados mais rápidos e certeiros, uma vez que a velocidade deve ser associada a conteúdos bem planejados e um bom layout de página, até porque, se a proposta do site não for boa, fica difícil conseguir acessos.

Com certeza, é um investimento que vale a pena pra quem quer atrair novos clientes em potencial ou seguidores para seu trabalho!

Se ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais conteúdos como este entre em contato conosco que iremos lhe ajudar da melhor forma possível!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *