Host One explica: aprenda como reduzir custos com data center

Host One explica: aprenda como reduzir custos com data center
por

Em um cenário de crise econômica, reduzir custos com data center tornou-se uma prioridade. Para várias empresas, isso garante a manutenção de uma rotina eficiente e de alta performance sem o comprometimento das operações do negócio. Nesse sentido, uma série de estratégias podem ser adotadas para que o setor de TI consiga eliminar gargalos e fatores que impactam nos custos operacionais de uma infraestrutura de grande porte.

Para te ajudar a reduzir custos com data center, separamos quatro abordagens que podem ser adotadas no seu negócio. Confira!

1. Adote uma política de manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser adotada pela empresa para eliminar custos por meio de um conjunto de medidas que otimizam a infraestrutura de hardware. Elas melhoram o desempenho de vários equipamentos e, assim, dão ao data center uma capacidade maior de atender a demandas de usuários.

Algumas medidas que podem ser adotadas incluem o backup de dados e a otimização da configuração de sistemas de acordo com o seu uso. Além disso, todos os equipamentos devem ser avaliados regularmente, evitando que a troca de peças seja feita apenas quando problemas ocorrerem. Assim, diminuindo as chances de falhas ocorrerem, a companhia elimina gastos não planejados.

2. Invista no data center virtual

O avanço do cloud computing permitiu a criação do data center virtual, uma solução de TI escalável, segura e com alta performance. Com o investimento nessa ferramenta, a empresa pode configurar um servidor de acordo com o seu perfil de trabalho, definindo todos os fatores necessários para ter o máximo de retorno sobre o investimento.

Por ser escalável, o data center virtual sempre terá a performance necessária para atender a demanda de usuários. Além disso, a empresa pagará apenas pela quantidade de recursos utilizados, algo crucial para eliminar gastos com infraestrutura subutilizada.

3. Implemente indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, dão ao setor de TI uma visão abrangente sobre o estado da infraestrutura e quais são os pontos que precisam de melhoria. Avaliando de forma analítica fatores como o uptime de serviços e o número de erros em sistemas críticos, técnicos conseguem avaliar com precisão o que está impactando diretamente no orçamento da área e, assim, reduzir os custos com data center de forma precisa.

4. Tenha um sistema de refrigeração eficaz

Todo técnico de TI sabe a importância da refrigeração para o desempenho de computadores e data centers. Quando uma máquina funciona em uma temperatura acima da ideal, a sua performance é reduzida, impactando diretamente na produtividade das pessoas que dela dependem. Além disso, os custos com energia elétrica passam a ser maiores, uma vez que os dispositivos gastarão mais energia para tentar diminuir a sua temperatura.


Para evitar que o data center trabalhe com uma temperatura elevada, o gestor de TI pode investir em um sistema de refrigeração inteligente. Ele regulará a temperatura do ar de acordo com a demanda de cada momento, garantindo que o ambiente em que os dispositivos estão localizados tenha sempre a melhor temperatura possível. Assim, todo o data center terá uma performance elevada.

Gostou do nosso post e quer uma ajuda profissional para reduzir custos com data center? Então entre em contato com um de nossos consultores agora!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *