Data Center sem manutenção: sério risco de downtime

data-center-sem-manutenção

Os Data Centers trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, 4 semanas por mês e 12 meses por ano. Assim, é natural que eles parem de funcionar em determinados momentos desse período; ou, se você prefere um termo mais formal, sofram downtime.

Há outras nomenclaturas: indisponibilidade, parada não planejada, ou ainda, queda. Contudo, independentemente disso, o que importa é que eles acontecem e o que importa ainda mais é que você e o seu time saibam lidar com momentos de indisponibilidade do Data Center.

Fazer isso não é nem um pouco complicado. Pois, embora uma política de controle de incidentes seja importante e necessária, a melhor forma de se lidar com o downtime é com manutenção eficiente.

Isso porque um Data Center sem manutenção tende a sofrer um desgaste muito maior ao longo do tempo. O que, obviamente, traz prejuízos a sua operação. Dessa forma, o número de quedas passa a ser maior e os prejuízos decorrentes delas também.

Por outro lado, um Data Center que recebe manutenção adequada tende a passar por menos momentos de indisponibilidade. O que, claro, diminui os danos que essa situação pode vir a provocar.

Por isso, uma manutenção prévia e rígida é extremamente importante para evitar o downtime, como veremos mais a fundo no artigo a seguir. Acompanhe!

A falta de manutenção adequada é uma das principais causas de downtime em Data Centers

Independente do porte ou fornecedor de um Data Center, a verdade é que é mais do que normal que períodos de downtime aconteçam. Afinal, nenhuma tecnologia ainda é capaz de garantir 100% de Uptime e isso também depende dos usuários.

Porém, há outros fatores que provocam quedas e o principal deles é o Data Center sem manutenção adequada. Isso porque, apesar de haver outras razões para o downtime, a falta de uma manutenção apropriada pode trazer sérios danos à máquina. O que, consequentemente, faz com que o período de Uptime seja menor.

Uma mostra clara disso são os efeitos que uma má conservação tem nos filtros e sistemas de refrigeração. Há casos, por exemplo, em que o gestor decide terceirizar esse processo, visando, talvez, a contenção de gastos.




Contudo, os efeitos de um trabalho mal feito, ao longo do tempo, faz com que os sistemas apresentem problemas, levando ao downtime e a muitos prejuízos para a organização. 

Abaixo, você confere em mais detalhes esse e outros exemplos das consequências que uma manutenção inadequada tem na disponibilidade do seu Data Center.

Falhas nos sistemas de refrigeração

Como sabemos, uma refrigeração adequada é essencial para o funcionamento de qualquer Data Center. E aqui no Brasil esse sistema se torna ainda mais importante por conta das altas temperaturas do nosso país.

Assim, um sistema de refrigeração eficiente é extremamente necessário e só uma manutenção preventiva pode garanti-lo. Isso porque seus componentes são relativamente frágeis e sofrem mais com o tempo, ambiente e clima, além de outros fatores.

Com o devido cuidado, no entanto, eles podem continuar funcionando normalmente e entregando o nível de eficiência exigido sem problemas. Por outro lado, quando a manutenção não cumpre seu papel, a tendência é que o sistema como um todo se deteriore com o tempo. O que, como consequência, aumentará a ocorrência de downtime.

Por isso, uma manutenção rígida é tão indispensável para evitar os períodos de indisponibilidade.

Manutenção inadequada nos sistemas redundantes

Por mais que você trabalhe ao máximo para evitar os downtimes, eles vão acontecer uma hora outra; seja por erros humanos ou outros motivos que estejam fora da sua capacidade de ação. 

Para essas situações inevitáveis, o recomendado é contar com sistemas redundantes eficientes. Pois com eles, o nível de serviço pode ser mantido mesmo nos mais graves incidentes.

Mas e se os sistemas de redundância também não recebem a devida manutenção, o que fazer? A única resposta para essa pergunta é: lidar com todos os prejuízos que o downtime vai causar.

Por esse motivo, uma manutenção rígida também nos sistemas redundantes é tão importante para a disponibilidade do seu Data Center.

Hardware legado

O hardware legado é um dos principais causadores de downtime e ainda está presente em muitas empresas brasileiras. Por hardware legado, estamos falando de sistemas antigos e problemáticos que, na maioria das vezes, já não possuem mais suporte ou garantia do fornecedor.




As empresas que possuem esse tipo de sistema precisam, então, fazer uma manutenção ainda mais rígida em seus Data Centers. Quando isso não acontece, o resultado são quedas frequentes, diminuição no nível de serviço, problemas de imagem e todo o prejuízo financeiro que tudo isso vai trazer.

Assim sendo, é muito mais simples procurar manter uma ótima manutenção preventiva, trabalhando ao máximo para evitar o downtime.

Uma manutenção rígida é o segredo para evitar o downtime em Data Centers

Vimos em todos esses tópicos que o Data Center sem manutenção é um dos principais motivos para o downtime. E estes são apenas alguns exemplos do quanto uma manutenção adequada é importante para a disponibilidade do seu sistema.

Com ela, o nível de Uptime é sempre o maior possível e os benefícios e vantagens que isso pode trazer são muitos. Com menos quedas, por exemplo, maior é o nível e a qualidade do serviço. O que, consequentemente, aumenta o grau de satisfação dos seus clientes e parceiros de negócios.

Em outras palavras, o que acontece é que, com uma manutenção rígida do seu Data Center, uma organização só tem a ganhar; seja no faturamento, na economia, na satisfação dos seus clientes ou até mesmo tudo isso junto!

Há outras opções…

Se a sua empresa não possui orçamento ou pessoal especializado para fazer essa manutenção rígida, ou ainda, prefere focar os seus esforços apenas no Core Business do seu negócio e quer evitar o downtime, há outras alternativas.

Uma delas é a terceirização do Data Center e a outra, a mais indicada, é a contratação de um Data Center Virtual, como o oferecido pela Host One.

Quer saber mais sobre como melhorar o Uptime do seu Data Center? Fique ligado aqui no blog da Host One! Sempre trazemos matérias sobre o tema.

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *