Outsourcing de TI: investimento ou benefício?

Outsourcing de TI: investimento ou benefício?

Um assunto que sempre estará em pauta no mercado é o outsourcing de TI. Essa prática visa contratar uma empresa como prestadora de serviços, para ficar totalmente focada no melhor atendimento das demandas tecnológicas, deixando a organização livre para cuidar do núcleo do próprio negócio.

Como todas as decisões tomadas no mundo dos negócios, a terceirização também possui seus riscos, portanto, o estudo sobre o assunto deve ser completo e muito bem organizado. Investir em um parceiro, que aliará forças visando o crescimento de ambos, é uma grande estratégia para competir no mercado, desde que seja avaliada de forma clara.

Por que investir no outsourcing de TI?

Antigamente, apenas serviços completamente distantes do negócio vital da empresa eram terceirizados, como manutenção, transporte, entre outros. Porém, nos dias de hoje, fazer a terceirização de áreas que lidam diretamente com os princípios da empresa, como a TI, se provou uma solução muito benéfica e com visão de futuro.

O surgimento exponencial de oportunidades, é uma prova de que cada empresa se concentrando no que faz de melhor, consegue fazer crescer seu negócio e garantir parceiros que também aproveitam essa aliança para evoluir. Além disso, conquistas como maior qualidade, sustentabilidade e inovação são alcançadas com o outsourcing de TI.




Vamos ver alguns dos maiores benefícios adquiridos quando se opta pelo outsourcing:

Redução de custos

Um dos maiores benefícios da terceirização da TI é a redução de custos. Economizar na área de TI própria, contratando apenas colaboradores com pouca experiência e salários baixos é um erro, portanto é uma necessidade também possuir profissionais mais qualificados e com bagagem profissional.

Manter esse perfil de funcionário é caro para a empresa, então quando é realizado o outsourcing de TI, passar todos os encargos financeiros para a empresa parceira traz economia para o negócio. 

Aumento da produtividade

A empresa contratada é especializada e estará totalmente dedicada a tarefa em questão, pois essa é a missão dela. Assim a disponibilidade será total e o foco estará na finalização das atividades, com qualidade e de forma mais rápida, aumentando a produtividade.

Qualidade do atendimento

Com a empresa contratada possuindo profissionais especializados no serviço prestado, como cloud computing ou data centers virtuais, por exemplo, a qualidade das atividades de TI é ampliada com a terceirização. A transparência entre as partes é muito importante para a melhoria contínua desse processo.




Foco no core business

Não sendo mais necessário gerenciar uma área que não é o core do negócio, é possível utilizar o tempo e o esforço de seus funcionários para áreas diretamente ligadas a missão da empresa, agregando cada vez mais valor.

Mesmo com os riscos existentes do outsourcing de TI, as vantagens são claras, demonstrando que focar no próprio negócio e contratar outros que fazem desse tipo de serviço a missão deles, traz mais eficiência e economia. Com uma análise detalhada e planejamento competente, é possível passar para esse novo cenário com competência e começar a conviver com os benefícios da escolha.

Gostou do que o outsourcing de TI trará a sua empresa? Então entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, nós gostaremos de lhe ajudar.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *