Pesquisar
Close this search box.

2 de maio de 2019

Como um Cloud Server pode ajudar sua empresa a crescer

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Cloud Server
Tempo de leitura: 9 minutos

O Cloud Server é a unidade básica do cloud computing. De fato, foi o primeiro serviço em nuvem idealizado e disponibilizado pelos provedores, no comecinho da tecnologia há alguns anos atrás. A grosso modo, Cloud Server se trata de um servidor comum que não existe em um ambiente físico. Ele é executado virtualmente e disponibilizado através da internet.

Aprofundando um pouco mais o conceito, temos o Cloud Server como uma junção dos recursos de diversas máquinas físicas, como memória, espaço de armazenamento e poder de processamento, de forma que cada cloud server possui parte desses recursos, formando um servidor com todas as funcionalidades e utilidades para determinada aplicação.

Isso tira a máquina física de dentro da empresa. O que elimina custos e traz diversas vantagens para as companhias que adotam a tecnologia. Com Cloud Server, não é mais necessário comprar hardware, despender colaboradores para manutenção ou se preocupar em atualizar a infraestrutura.

Mas como isso pode ajudar sua empresa a crescer? Quais as vantagens do Cloud Server sobre o serviço de hospedagem e/ou estrutura interna que você já possui que vão auxiliar no crescimento do seu negócio? É o que você descobre a seguir!

Como o Cloud Server pode ajudar sua empresa a crescer

O Cloud Server consegue eliminar os principais obstáculos ao crescimento que as empresas enfrentam utilizando as soluções tradicionais. O servidor dedicado, por exemplo, possui um alto custo de contratação e gerenciamento; e a falta de escalabilidade e flexibilidade prejudica ainda mais a companhia.

Já no servidor virtual (VPS), uma das maiores dificuldades é a performance relativamente baixa. Pois, apesar de o VPS conseguir entregar recursos reservados e escaláveis a um preço inferior ao servidor dedicado, estes recursos são compartilhados com diversos outros usuários.

Além disto, no VPS, os dados são armazenados no próprio hardware (discos internos), o que não traz performance muito boa. O Cloud Server armazena os dados em Storage, equipamento de alta performance.

No caso de estrutura interna, os problemas são ainda maiores e prejudiciais. Soma-se os custos com manutenção e gerenciamento, que são altos; problemas com segurança, que ocorrem principalmente em hardware legado; dificuldade de upgrade, pois hardware é caro; e diversas outras dificuldades.

Tudo isso atrapalha o crescimento da empresa. Pois eleva os custos de operação, diminui a produtividade dos colaboradores e prejudica o desenvolvimento de soluções. Assim, o negócio fica travado em uma solução de servidor que não consegue suprir suas necessidades e apoiar o seu crescimento.

Com o Cloud Server temos justamente o contrário. Com recursos avançados em nuvem, ele aumenta a produtividade, proporciona melhores recursos para o desenvolvimento de melhores soluções, retira a responsabilidade pelo hardware da companhia. E ainda entrega um ambiente altamente personalizável, flexível e escalável; tudo isso enquanto diminui os custos.




Abaixo, você confere cada um desses pontos detalhadamente.

Flexibilidade e escalabilidade do Cloud Server

Uma das maiores vantagens do Cloud Server e das soluções em nuvem como um todo é a alta flexibilidade e escalabilidade proporcionadas. De fato, a redução ou ampliação dos recursos utilizados nesta solução de servidor pode ser feita com um simples clique. E isso tem um impacto enorme em como a empresa funciona e em como ela cresce.

No caso do servidor dedicado e da estrutura interna, acontece justamente o contrário. O gestor tem uma quantidade estabelecida de recursos e precisa lidar com eles independentemente das suas reais necessidades.

Se mais recursos são necessários porque a empresa está crescendo, por exemplo, é preciso considerar um upgrade ou até mesmo uma nova solução, o que traz altos custos e baixa a produtividade; se há mais recursos do que o necessário, a empresa precisa deixá-los ociosos e lidar com os custos que eles trazem. E Isso trava o crescimento do negócio.

Com o Cloud Server, se a demanda aumenta, mais recursos podem ser contratados com um clique. Se, por qualquer motivo, a demanda cai, basta um outro clique para voltar às configurações anteriores.

Assim, a empresa consegue trabalhar e arcar com apenas aquilo que ela realmente precisa. E sabendo que não importa o cenário, alterações podem ser feitas facilmente para se adaptar.

Com isso, fica muito mais fácil e prático crescer um negócio.

Segurança e proteção

A segurança e proteção aos dados são fatores primordiais ao crescimento de qualquer empresa atualmente. E é justamente a falta de segurança um dos obstáculos mais comuns enfrentados pelas companhias com o uso das soluções mais tradicionais de servidor. 

No caso de estrutura interna, o problema está na dificuldade em garantir proteção contra a enorme quantidade de ameaças que estão cada vez mais avançadas. Geralmente, são adotadas soluções de software e um time é escolhido para lidar com a segurança. Mas isso aumenta os custos e nem sempre é eficiente.

Além disso, a estrutura interna ainda tem o agravante de estar vulnerável a incidentes físicos. No caso de uma queda de energia, roubo ou até mesmo um desastre natural, por exemplo, existe o risco de se perder todos os dados, além do investimento feito.

No caso de um servidor dedicado isso não é uma preocupação. Mas garantir segurança aos dados ainda é difícil, pois todo o gerenciamento do servidor fica por conta da empresa. O mesmo acontece no caso do servidor VPS, que possui o agravante de estar compartilhando recursos com diversos outros servidores virtuais em um único equipamento.




O Cloud Server, por outro lado, é uma solução completa no que diz respeito à segurança e proteção aos dados. Isso porque essa solução é uma junção de recursos de diversas máquinas. E que podem elas estarem juntas ou em continentes diferentes.

Assim, mesmo se uma delas for atacada ou cair por qualquer motivo, a parte afetada é substituída em poucos segundos. Além disso, todo o sistema é cuidado por uma equipe especializada em regime 24/7; e o melhor: sem custos extras para a empresa.

Dessa forma, a companhia fica completamente protegida e os gestores podem focar naquilo que realmente importa: crescer o negócio!

Mais performance

No mundo atual, cada vez mais conectado, crescimento exige performance. E performance é algo que as empresas que se valem de um estrutura interna legada ou um servidor virtual sentem falta. No caso do VPS essa é uma questão ainda mais crítica, pois a quantidade de recursos disponíveis é baixa, acabando com a performance e prejudicando o crescimento do negócio.

Já com o cloud server, a performance jamais é uma preocupação. Isso porque, como já vimos, essa solução de servidor funcionar sobre uma estrutura altamente redundante, escalável e flexível, de forma que consegue proporcionar o melhor desempenho sempre.

Imagine, por exemplo, que você é dono de um e-commerce e que, por conta de uma data comemorativa, o seu sistema explode em acessos e compras, de forma inesperada. No caso de uma estrutura interna ou de um servidor VPS a performance cai drasticamente, pois os recursos são limitados. Com o Cloud Server, basta um clique e os seus problemas estão resolvidos.

Por isso, não importa a aplicação que você deseja dar a um cloud server, a performance sempre será alta e, com isso, o seu negócio pode crescer sem medo!

Conclusão

Em conclusão, vemos que o Cloud Server pode ser decisivo para o crescimento de qualquer empresa. E  principalmente por aquelas que não têm as suas necessidades supridas pelas soluções tradicionais de servidor e as PMEs. Assim, adotar o cloud server ou fazer uma substituição é algo a ser considerado por quem realmente deseja crescer o seu negócio.

Gostou desse artigo e quer mais dicas sobre como crescer o seu negócio? Então fique de olho aqui no blog da HostOne pois sempre trazemos conteúdo com esse tema! E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber esse conteúdo fresquinho diretamente na sua caixa de entrada.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.