Pesquisar
Close this search box.

12 de junho de 2020

Internet das coisas e Computação Cognitiva nas organizações

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
computação_cognitiva-computacao
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 5 minutos

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como a Computação Cognitiva nas organizações, pode trazer vantagem para o negócio. Antes saiba mais sobre o que é Internet das Coisas. Confira a seguir:

Internet das coisas nas organizações

A partir da IoT (Internet das coisas), é possível garantir maior segurança da informação, através de infraestrutura de TI mais desenvolvida. Para isso, é necessário investir e possuir uma equipe capacitada para monitorar estes sistemas de segurança. Mas é claro que quando se trata de segurança, vale a pena o investimento. 

Estamos cada vez mais conectados e dependentes da tecnologia. Por isso, o mundo concreto e virtual está todo interligado, seja na vida pessoal ou profissional. A IoT através de sistemas, são capazes de coletar e analisar dados reais em menor tempo do que faríamos, isso é possível através da Big Data. Além disso a Internet das coisas permitem que tenhamos várias ferramentas que auxiliam na gestão.

Falaremos no decorrer do artigo sobre uma forma de IoT (Computação Cognitiva), e assim ficará mais claro sobre o conceito e suas vantagens

Vantagens da Internet das coisas:

  • Trabalho remoto:

O trabalho remoto já é realidade em muitas empresas. E devido a Internet das coisas, existem várias ferramentas de gestão que facilita esse processo, principalmente no quesito de comunicação.




  • Segurança da Informação

A partir da IoT é possível garantir maior segurança da informação, através de infraestrutura de TI mais desenvolvida. Para isso, é necessário investir e possuir uma equipe capacitada para monitorar estes sistemas de segurança. Mas é claro que quando se trata de segurança, vale a pena o investimento.

Computação Cognitiva nas Organizações

A Computação cognitiva é um tipo de Inteligência artificial onde as máquinas simulam comportamentos de acordo com os humanos. A Computação Cognitiva é usada nas organizações com objetivo de tornar os colaboradores mais produtivos. Ela é feita a partir de algoritmos, que analisam dados e na interpretação de informações. Com a Computação cognitiva nas organizações, a agilidade dos trabalhos é maior, pois a IA possui maior capacidade para encontrar padrões, analisar dados e dar finalização a estes trabalhos.

Esta aplicação de IA pode ser de grande utilidade no recrutamento e seleção de novos funcionários. Como dito anteriormente, sua capacidade de analisar dados é impecável. E por isso ela poderá analisar os candidatos de acordo com os colaboradores de referência atuais, identificando os pontos em comum que lhe serão de maior utilidade. A computação cognitiva é capaz de melhorar o rendimento de suas vendas. Quando bem configurada, a IA poderá ser habilitada a abordar possíveis clientes para seu negócio, e a partir disso identificar de forma eficiente quais destes são leads qualificados. Além disso, ela poderá relatar qual melhor abordagem para se comunicar com cada perfil.

No atendimento ao cliente a computação cognitiva pode fazer um pré atendimento dos clientes, onde coisas básicas podem ser feitas neste atendimento. Sendo assim, chegando aos funcionários casos com necessidades reais. Isso, agiliza o atendimento e evita sobrecarga para os colaboradores. 




Vantagens da Computação Cognitiva:

  • Agiliza a automação

Atividades contínuas feitas inicialmente por humanos, podem se tornar responsabilidade de uma máquina. Com isso, a otimização de produção é maior e o tempo das atividades podem diminuir. 

  • Aprimora a tomada de decisões

Por identificar padrões e erros com facilidade, será mais fácil tomar decisões com dados já analisados pela computação cognitiva. Além disso, é possível prever as necessidade dos clientes com ela.

Conclusão

São muitas as vantagens da Internet das Coisas. E como vimos, uma das formas de aplicações da mesma, a Computação Cognitiva pode tornar o trabalho mais ágil, eficiente e seguro.

Gostou do nosso artigo?  Já que falamos sobre análise de dados nele, saiba mais sobre: Big Data e Analytics na estratégia de negócios. Não esqueça de assinar nossa Newsletter, para receber informações novas toda semana.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.