Importância do Big Data e Analytics na estratégia de negócios

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Uma boa estratégia de negócios deve fornecer à empresa uma base sólida para a tomada de decisão e para a definição de estratégias que impulsionem o negócio na direção certa, garantindo o alcance dos objetivos estabelecidos e a competitividade. Para isso, a estratégia precisa ser alicerçada na realidade da empresa e do mercado, o que torna Big Data e Analytics tecnologias fundamentais para a sua definição.

Ambas auxiliam os gestores a entenderem de forma mais detalhada os seus próprios negócios e o mercado no qual estão inseridos, fornecendo insights e guiando as decisões estratégicas e operacionais que devem ser tomadas.

A definição de táticas para atingir o público alvo, por exemplo, se torna muito mais simples e assertiva com a captação e análise de dados sobre ele. O mesmo é verdade quando o objetivo é sair na frente da concorrência.

Por isso, o Big Data e Analytics são tão importantes para a estratégia de negócios de qualquer empresa e no artigo a seguir você entende melhor o que são essas tecnologias e como elas podem ajudar na definição da estratégia do seu negócio. Confira!

Big Data e Analytics

Apesar de se complementarem, Big Data e Analytics são tecnologias diferentes. A primeira diz respeito aos dados, tanto internos quanto externos, acumulados pela empresa ao longo do tempo.

No entanto, não estamos falando aqui de qualquer tipo de dado, pois Big Data são volumes de informações tão grandes e variados que as ferramentas tradicionalmente utilizadas não são capazes de gerenciá-los.

Para que você entenda melhor, vejamos a definição do Gartner, considerada a mais confiável: Big Data são dados com enorme variedade, que são captados em volumes cada vez maiores e com velocidade crescente. Daí, são retirados os três Vs do Big Data: Volume, Variedade e Velocidade.

Mas se os softwares e equipamentos tradicionalmente utilizados para analisar informações não conseguem gerenciar esses dados, como podemos retirar valor deles? É aí que entra em cena o Analytics.

Analytics

Para que as empresas e organizações conseguissem gerenciar e extrair valor desse volume tão grande e variado de dados que é o Big Data, surgiu o Analytics, um processo que envolve a inspeção e análise de dados brutos com o objetivo de encontrar padrões e insights para se chegar a conclusões e auxiliar a tomada de decisão.




Com tecnologias e softwares especializados, por meio do Analytics é possível encontrar respostas para as mais variadas questões dentro do negócio. E até mesmo prever o futuro, tudo através da análise dos dados da empresa!

Por isso, dizemos que Big Data e Analytics são tecnologias que se complementam, sendo que em alguns casos elas já são referidas como sendo apenas uma: Big Data Analytics.

De qualquer forma, existem diferentes tipos de Analytics que podem ser aplicados conforme o objetivo da empresa. A estatística descritiva, por exemplo, te ajuda a entender o que aconteceu e porque, podendo ser aplicada nos mais diferentes cenários.

Já a análise preditiva auxilia negócios a preverem tendências futuras, através de dados históricos e algoritmos preditivos. Assim é possível, por exemplo, descobrir como o mercado estará em alguns meses e qual será o comportamento dos consumidores.

Há ainda a análise prescritiva. Mais recente, ela ajuda os gestores a tomarem as decisões corretas com base naquilo que foi descoberto com a análise preditiva. Assim, além de prever as futuras tendências, as empresas podem descobrir como se posicionar e o que fazer para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que virão.

A importância do Big Data e Analytics na estratégia de negócios

Como vimos, a união entre Big Data e Analytics pode fornecer muitas vantagens às empresas. Quando a definição da estratégia de negócios é feita com o auxílio dessas tecnologias então, o negócio só tem a ganhar.

Desde a análise de mercado, passando pelo direcionamento de conteúdo e a eficiência operacional, a coleta e análise de dados ajuda a empresa a ter uma visão mais certeira dos seus processos e do mercado, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e vantajosas para o negócio.

Abaixo, você confere alguns exemplos de como o Big Data e Analytics podem ser úteis na estratégia de negócios da sua empresa. Confira!

Visão de mercado

A análise de mercado é fator importantíssimo para a definição de uma estratégia de negócios eficiente e que garanta o sucesso da empresa. Afinal, é preciso conhecer bem o ambiente na qual ela está inserida: quem é o seu público alvo, quais são os concorrentes diretos e indiretos, quais nichos merecem mais foco, quais ações a concorrência está tomando, etc…

Através do Big Data e Analytics é possível ter uma visão mais profunda e realista dessas e de muitas outras questões. Por meio de uma análise massiva de dados, é possível descobrir, por exemplo, em quais regiões o público alvo da empresa está e, cruzando esses dados com informações da concorrência, definir a melhor localização para uma sede.

Direcionamento de conteúdo

Através do Big Data e Analytics é possível saber o que os clientes e o público alvo da sua empresa desejam de antemão. Com isso, o direcionamento de conteúdo e de campanhas publicitárias se torna muito mais simples, assertivo e eficiente.




Por exemplo, por meio da coleta e análise de dados, o time de marketing pode descobrir como melhor personalizar e segmentar seus anúncios. Além de poder determinar previamente qual segmento da base de clientes responderá melhor às campanhas.

Assim, todo o investimento feito na área de marketing pode ser otimizado e os resultados passam a ser muito mais expressivos. Considerando a importância que a área tem para o plano de negócios, essa é uma vantagem e tanto.

Eficiência operacional

Para que a empresa consiga alcançar os objetivos e metas estabelecidos no seu plano de negócios, as operações internas também precisam ser eficientes e direcionadas no rumo  certo, desde a distribuição de tarefas entre o time de colaboradores até a composição da infraestrutura e as rotinas de trabalho.

Nesse sentido, o Big Data e Analytics auxilia os gestores a entenderem melhor a dinâmica interna do negócio, seus processos e estrutura. Assim, fica mais fácil identificar problemas e gargalos produtivos e descobrir quais áreas precisam de investimento para melhorar.

Além disso, através da análise massiva de dados é possível descobrir quais operações tiveram os melhores resultados sob uma variada gama de condições e até mesmo prever futuras falhas.

Mais vantagem competitiva com Big Data e Analytics

Todos os pontos abordados ao longo do artigo trazem uma enorme vantagem competitiva para a empresa. Afinal, com um melhor conhecimento sobre o mercado e base de consumidores, e operações internas eficientes e bem orientadas, fica muito mais fácil entender a concorrência e elaborar estratégias para vencê-la.

Dessa forma, vemos como o Big Data e Analytics são importantes para o plano de negócios e como uma estratégia e cultura orientada a dados pode ser vantajosa para as empresas.

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