Como aumentar a produtividade no Home Office?

0
322
como-aumentar-a-produtividade-no-home-office
Tempo de leitura: 7 minutos

 

Com o constante aumento do trabalho remoto, a necessidade de ser mais produtivo aumenta consequentemente. O que faz todo sentido se considerar que não haverá mais tempo e estresse de trajeto de casa até o trabalho. E não é só em relação ao trabalho, pois ficamos tentados a saber como aumentar a produtividade, já que com mais tempo “sobrando” teremos mais tempo para executar outras tarefas.

Hoje vamos falar sobre como aumentar a produtividade no home office. Mas antes vamos saber um pouco mais sobre o que podemos considerar como “ser produtivo”. Confira:

O que é ser produtivo?

Ser produtivo consiste em saber organizar seu tempo, otimizando o a fim de executá los por ordem de prioridades. Assim, as tarefas serão feitas de acordo com a necessidade de entrega, sua disponibilidade e disposição. Ser produtivo não é necessariamente fazer muita coisa em pouco tempo, pois depende também da relevância das tarefas executadas. Além disso, ser produtivo está mais relacionado ao planejamento estabelecido das atividades, levando em consideração o tempo de cada uma e não só a ordem de prioridade. 

Quando você executa o que foi dito acima, nos referimos a produtividade. E com o melhor planejamento dela sua produção irá melhorar. 

E quando o trabalho é em equipe?

Sabemos que nem todo o trabalho depende apenas de um executante. Por isso, é crucial que trabalho em equipe tenha planejamento de etapas, execução, e que todos os envolvidos saibam sua função e se atente aos prazos. Organizar as atividades por urgência, já sabemos que é essencial, mas outro fator que pode ajudar a organizá las é de forma visual. Existem várias ferramentas de gestão, que pode ajudar neste processo. 




O que não pode faltar de forma alguma em um trabalho em grupo, é a comunicação, principalmente se ele for home office. Além disso não basta apenas que uma pessoa esteja preocupado em aumentar a produtividade. Uma vez que o trabalho de todos dependem do outro, quando nem todos estão alinhados com a produtividade isso pode acabar prejudicando o trabalho dos colegas. 

Agora que já falamos um pouco sobre produção, produtividade e trabalho em equipe, vamos logo para as dicas:

Dicas de como aumentar a produtividade:

1. Anote tudo!

Não é porque o trabalho é home office, que você pode fazer na hora que quiser. Ele te dá sim uma liberdade maior na hora de executá lo, mas se você quer ser produtivo é ideal que você mantenha uma rotina mais séria. Por isso, anote tudo que você precisa executar e as datas de entregas.

É necessário se atentar ao tempo necessário de realização para cada tarefa quando você está ordenando por prioridade. Anote também um horário para que você e sua equipe alinhe as tarefas no caso de o seu trabalho não ser independente. Uma das ferramentas que usamos para gerir o trabalho e melhorar a comunicação é Trello, mas você pode usar outra que seja de sua preferência.

2. Reserve um lugar exclusivo para trabalhar

Algumas pessoas podem ter a visão de que trabalhar em casa é muito tranquilo, e que você pode por exemplo, trabalhar deitado no sofá. Mas isso pode acabar te prejudicando. Ficar “relaxado de mais” pode afetar a execução de suas tarefas. O ideal é que você tenha um espaço reservado para o trabalho, sendo assim quando você estiver lá o seu cérebro já  entenderá que é hora de trabalhar. É bom que o local seja apropriado para o trabalho, ou seja, cômodo e silencioso.

Tenha também uma mesa para o seu trabalho, uma cadeira confortável e uma porta. Isso mesmo, uma porta. Parece óbvio e ao mesmo tempo bobagem, mas é indispensável para o caso de você morar com outras pessoas. Manter a porta fechada pode facilitar que os demais moradores da casa entenda que você está ocupado, e que não é porque você está em casa que pode fazer outras coisas pra eles “rapidinho”.

3. Evite distrações

Como vamos aumentar a produtividade no home office se mantermos por perto nossas distrações preferidas? É tentador, mas o ideal é que você não cheque as redes sociais no horário de trabalho. Pois, a famosa “só uma olhadinha” pode te distrair totalmente das tarefas, te fazendo perder o foco e o tempo. E como você está trabalhando em casa, pode fazer algumas pausas rápidas para isso.




Mas no geral, enquanto trabalha, tente não manter o celular por perto, e muito menos trabalhar com a televisão ligada enquanto passa algum programa que você goste. 

4. Tenha disciplina!

Talvez esta seja a dica mais importante de como aumentar a produtividade no home office. Em casa podemos acabar ficando a vontade de mais, sem contar que temos muitas distrações. Por isso, estabeleça o seu horário de trabalho (caso tenha essa flexibilidade) e o leve a sério.

A disciplina inclui um pouco de todas as dicas acima, trabalhar no mesmo horário e local, anotar os deveres e evitar as distrações. Manter a rotina ajuda a garantir sua produtividade e a evitar procrastinações. Além de trabalhar no local definido, também escolha roupas confortáveis. Mas nada de pijama para não ficar cômodo de mais e esquecer de trabalhar. Mantenha o foco nas tarefas.

Conclusão

Essas foram as dicas mais práticas de como aumentar a produtividade no home office. Mas como bônus, trouxemos umas dicas para você praticar na sua vida pessoal, e que podem te ajudar produzir melhor no trabalho:

  • Faça exercícios físicos
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Tenha uma boa noite de sono

Agora você já pode executar todas essas dicas e comentar aqui se funcionaram. Confira também: Como a computação na nuvem aumenta a produtividade da sua equipe?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui