Pesquisar
Close this search box.

17 de março de 2020

O que é Cloud Broker (Corretor de nuvem)?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Cloud-Broker-Corretor-de-nuvem
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 7 minutos

A tecnologia cloud está cada vez mais popular no mundo corporativo e o número de soluções disponíveis no mercado não para de crescer e se diversificar. Com isso, o corretor de nuvem, conhecido como Cloud Broker, tem se tornado um importante aliado para as empresas.

Afinal, são inúmeros fornecedores oferecendo os mais variados tipos de planos, de forma que fica até difícil para os gestores definirem qual deles pode ser o melhor para as suas demandas.

Além disso, o multi cloud tem se tornado uma tendência cada vez maior dentro do setor de TI, fazendo com que a dificuldade na escolha dos melhores fornecedores, soluções e planos seja ainda maior.

Um cloud broker auxilia não só na escolha da melhor solução, garantindo mais assertividade, como também traz uma série de outros benefícios que asseguram o sucesso do seu negócio na nuvem.

No artigo a seguir, você entende melhor o que é a corretagem de serviços de nuvem, como ela funciona e descobre como a sua empresa pode se beneficiar dessa nova tendência para o setor de TI. Confira!

O que é Cloud Broker?

Basicamente, o Cloud Broker é um corretor de serviços de nuvem. Ou seja, uma empresa que atua como agente intermediário entre o fornecedor das soluções e o cliente final: a sua empresa.

Isso significa que, ao invés de oferecer a infraestrutura, o Cloud Broker dá suporte a todo o processo de busca, escolha e negociação dos fornecedores, ajudando desde o levantamento das demandas do negócio até a implementação das soluções contratadas.

Para as infraestruturas de Multi Cloud, o corretor de serviços de nuvem proporciona uma visão mais centralizada de todos os fornecedores e soluções. O que auxilia no gerenciamento dos recursos disponíveis e também dos custos.

Dessa forma, o Cloud Broker é uma ótima solução para empresas que buscam trazer mais assertividade, economia e eficiência para os seus investimentos em nuvem. Para aquelas que planejam migrar sua infraestrutura, é a solução perfeita!




Como um Cloud Broker funciona

Para que você entenda melhor como o serviço de Cloud Broker funciona, vamos para um exemplo prático:

Imagine que a sua empresa está planejando migrar toda a sua infraestrutura interna para a cloud e resolve contratar um corretor de nuvem para dar suporte às operações. Nesse caso, o profissional ou a empresa contratada fará uma avaliação minuciosa de todas as demandas e particularidades do negócio para identificar qual pode ser a melhor solução 

A partir disso, o Cloud Broker faz uma pesquisa profunda de fornecedores, visando identificar qual pode suprir melhor as demandas da empresa e levando em conta a relação custo-benefício oferecida.

Todo o processo de negociação com os fornecedores e contratação dos serviços também fica a cargo do corretor de nuvem, que ainda pode prestar suporte na fase de implementação das soluções.

Em alguns casos, o Cloud Broker ainda realiza a gestão e o monitoramento da infraestrutura contratada e fica responsável por realizar a cobrança dos serviços, principalmente quando o fornecedor é estrangeiro e não oferece suporte local.   

Todos esses serviços oferecidos pelo corretor de nuvem ficam divididos em três categorias distintas:

  • Integração:

Um Cloud Broker agrega todos os serviços Cloud contratados em uma única interface unificada. O que facilita a gestão, monitoramento do desempenho e acompanhamento dos custos e resultados.

  • Agregação:

Todos os serviços e fornecedores contratados pelo Cloud Broker são minuciosamente analisados para garantir que conseguirão oferecer tudo aquilo que a empresa precisa, a um custo que ela pode pagar. 

  • Personalização:

Atualmente, os provedores Cloud oferecem planos muito padronizados que obriga as empresas a contratarem uma série de recursos desnecessários só para ter acesso ao que precisam. Com um Cloud Broker, porém, é possível personalizar cada serviço e ter acesso apenas ao que realmente importa.

Mas, por que contratar um Cloud Broker?

Até aqui, vimos como um Cloud Broker pode facilitar e trazer mais assertividade para o processo de escolha e contratação de soluções e fornecedores cloud. Mas estes não são os únicos benefícios que ele oferece.

Abaixo, você confere mais 4 vantagens proporcionadas pela corretagem de serviços de nuvem e como a sua empresa pode se beneficiar delas. Confira! 

Otimização de tempo e recursos

Definir as melhores soluções e escolher os melhores fornecedores cloud para as demandas empresariais é um processo que leva tempo e dinheiro. Afinal, é preciso fazer uma análise profunda do contexto do negócio e das suas necessidades individuais; e ainda despender recursos humanos e financeiros para implementação e posterior gestão da infraestrutura.




Contratando um Cloud Broker, porém, a grande maioria desses processos são terceirizados e a empresa consegue economizar tempo e recursos. As equipes, por exemplo, não precisam para suas rotinas de trabalho e podem continuar focadas no que realmente importa para o negócio. 

Suporte à migração

O processo de migração de uma infraestrutura para a nuvem é bastante complexo e sensível, de forma que pequenos erros podem acarretar consequências desastrosas. Principalmente no que diz respeito à proteção de dados.

Um Cloud Broker garante não só uma migração eficiente e segura, como também auxilia na otimização dos custos envolvidos no processo. O que garante uma infraestrutura Cloud completamente integrada, segura e condizente com as demandas da empresa.

Mais proteção jurídica

Outra grande vantagem de um Cloud Broker é a proteção jurídica que ele proporciona ao negócio. Após a contratação dos serviços de nuvem, ele fica responsável por acompanhar o cumprimento do Service Level Agreement (SLA) do provedor. Assim, em caso de qualquer inconformidade, o negócio está protegido.

Para quem deseja contratar serviços Cloud de fornecedores no exterior, essa é uma vantagem ainda maior. Pois o corretor de nuvem é quem fica responsável por lidar com toda a burocracia envolvida nos processos.

Além destas, um Cloud Broker pode proporcionar diversas outras vantagens, como maior adaptabilidade, mais segurança e mais tempo e recursos para o negócio focar no seu core business.

Assim, vemos como um Cloud Broker pode ser vantajoso para empresas que desejam iniciar no mundo Coud ou expandir seus investimentos na nuvem.

Quer saber mais sobre Cloud Computing e o universo de TI como um todo? Fique ligado aqui no blog da Host One e assine a nossa Newsletter para receber o melhor conteúdo diretamente no seu e-mail.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.