Como escolher um serviço de Cloud Computing para sua empresa?

0
440
serviço-de-cloud-computing
Tempo de leitura: 10 minutos

A computação em nuvem é hoje um investimento realizado em várias empresas como forma de otimizar serviços, reduzir custos, dar mais mobilidade aos profissionais internos e alcançar melhores resultados a médio e longo prazo. Contudo, apesar desses benefícios, muitas pessoas não sabem qual a melhor forma de realizar investimentos na área.

De fato, as soluções de cloud computing tornam a infraestrutura mais escalável, dando ao negócio uma capacidade ampla de responder a demandas do mercado e de parceiros comerciais com agilidade. Mas, para isso, quais são os pontos da empresa contratada que devem ser avaliados? Como o SLA influencia nesse processo?

Se também tem essas dúvidas, este post foi feito para você! Aqui veremos a resposta para essas perguntas e outros cinco pontos que devem ser verificados ao investir em um serviço de cloud computing. Então, continue lendo e confira!

Conheça o suporte do negócio

Ao contratar um serviço de cloud computing, o seu negócio estará confiando a outra empresa processos extremamente importantes que impactam diretamente no seu funcionamento.

Nesse cenário, uma simples falha ou uso incorreto dos recursos pode acarretar inúmeros prejuízos para a sua empresa e é preciso contar com uma assistência de qualidade para solucionar estes e tantos outros problemas que irão surgir.

Por isso, o suporte ao usuário é uma das principais partes de um serviço de TI. Por meio dele, companhias podem solucionar problemas, usuários obtêm respostas para suas dúvidas e o impacto de falhas é resolvido.

Nesse sentido, sendo crucial para que as operações se mantenham funcionais, é importante que você fique atento à capacidade de trabalho do suporte de um serviço de cloud computing.

Identifique a disponibilidade da empresa para solucionar dúvidas, avalie a cobertura das atividades de apoio e a existência de uma documentação de fácil acesso. Assim, em caso de falhas, você não terá dificuldades para restaurar as atividades da companhia.

Avalie a escalabilidade do serviço de cloud computing

Os serviços de cloud computing são bem conhecidos por sua escalabilidade. Essa capacidade de aumentar ou diminuir os recursos disponíveis para uso é uma de suas principais vantagens e garante que os usuários sempre tenham disponível tudo aquilo que precisarem.

Portanto, ao contratar um serviço de cloud computing, verifique a capacidade da empresa de escalar as suas operações. Identifique como o negócio lida com pedidos de modificação dos recursos contratados, o tempo de resposta e os custos relacionados a eventuais mudanças de contratos.

Isso deve ser uma preocupação especialmente na contratação de serviços de cloud computing via IaaS (Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço, em uma tradução livre). Nesses casos, a companhia deve sempre contar com a quantidade certa de recursos computacionais necessária para executar suas aplicações.

Tenha ainda em mente que a escalabilidade está diretamente ligada aos custos operacionais da empresa com a computação em nuvem. Logo, é importante que o negócio consiga garantir a quantidade exata de recursos necessária para os seus serviços de TI serem funcionais.




Do contrário, a sua empresa pode sofrer com dificuldades em suprir aumentos na demanda, seja de poder de processamento ou capacidade de armazenamento; não conseguirá expandir suas operações e não terá espaço para inovar.

No fim, a consequência é uma eventual migração – extremamente cara – para um outro serviço de cloud computing que consiga suprir a demanda.

Por isso, é importante avaliar o nível de escalabilidade oferecido desde o início para evitar prejuízos no futuro.

Conheça a política de segurança de dados e privacidade do serviço de cloud computing

As políticas de privacidade são um dos fatores de segurança digital mais importantes dos serviços de cloud computing. Como tais soluções contam com a hospedagem de dados internos dos usuários, é importante que a prestadora de serviços saiba guardar registros em segurança, impedindo o acesso não autorizado a contas e a informações de uso.

Como consequência, vazamentos de dados podem ter um grande impacto nos negócios de uma empresa. Em muitos casos, até, companhias compartilham dados de usuários com terceiros para venda de publicidade direcionada.

Nesse sentido, ao investir em um serviço de cloud computing, faça a escolha por aquele que garante diretamente no seu Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviços, em português, ou apenas SLA) que as informações internas estarão protegidas por rígidos processos de segurança digital.

Os mecanismos de controle de acesso, por exemplo, dão ao negócio mais poder sobre quem pode visualizar as suas informações. Já as políticas internas de gestão de dados utilizadas pelo serviço de cloud computing dão ao empreendimento uma noção de como as suas informações serão utilizadas para otimização das ferramentas contratadas.

Avalie também como políticas de segurança podem ser personalizadas. Se necessário, o gestor deve ser capaz de monitorar serviços, modificar regras de controle e definir processos de segurança conforme o perfil do negócio.

Avalie a tecnologia do serviço de cloud computing

Apesar da infraestrutura de serviços de cloud computing públicos minimizar os efeitos de uma infraestrutura desatualiza, a companhia deve verificar como a prestadora de serviços mantém os seus equipamentos e sistemas atualizados. Pois esse é um fator que impacta diretamente na eficiência das ferramentas contratadas e nas funcionalidades fornecidas aos usuários.

Quanto a isso, prefira uma solução de cloud computing que tenha uma infraestrutura atualizada com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de rede, servidores e soluções de software. Isso garantirá o acesso a recursos inovadores, tornando o negócio mais competitivo.

Verifique também se a empresa contratada realiza upgrades na sua infraestrutura frequentemente. Pois novas tecnologias surgem o tempo todo e o que hoje é apenas tendência amanhã pode ser crucial para que o seu negócio continue existindo.

Além disso, é fundamental que novidades se tornem acessíveis rapidamente, otimizando a experiência de uso e os recursos disponibilizados para o usuário. Por isso, avalie também como o negócio libera os updates em softwares de seu serviço.

Fazendo essa avaliação de forma antecipada, a sua empresa garante que terá acesso às melhores e mais eficientes soluções tecnológicas do mercado e já assenta as bases para o futuro, assegurando que, não importa quanto tempo passe, ela terá o suporte tecnológico para operar, crescer e inovar.

Analise o custo benefício oferecido

O custo geralmente é o fator mais avaliado na hora de contratar um serviço de cloud computing ou fazer qualquer outro investimento. Muitas empresas acabam por escolher o serviço mais barato, enquanto outras, escolhem o mais caro acreditando estar adquirindo uma solução de melhor qualidade.




Porém, o preço jamais deve ser o único ponto analisado e o negócio deve compará-lo com o que está sendo oferecido em troca: é a famosa relação de custo/benefício.

Avaliá-la é importante, pois o barato pode sair muito caro posteriormente. Se a empresa contratada não oferece segurança adequada, por exemplo, os gastos futuros com vazamentos de informações, perda de dados ou até indisponibilidade dos serviços não compensarão um investimento inicial baixo.

Assim, é importante que a sua empresa faça uma avaliação rígida e criteriosa do custo benefício oferecido por cada serviço. Leve em consideração fatores como: tecnologia oferecida, possibilidades de upgrade, planos praticados e nível de segurança.

Além disso, é importante analisar se o plano inicialmente contratado conseguirá suprir todas as necessidades básicas atuais e futuras do negócio. Pois, geralmente, planos mais baratos incorrem em custos maiores de upgrade.

Verifique a credibilidade da prestadora de serviços

Por fim, é bom destacar que a capacidade da prestadora do serviço de computação em nuvem de atuar com alta performance e qualidade impacta diretamente na sua credibilidade no mercado.

Pensando nisso, identifique — por meio do feedback de consumidores, reviews de sites especializados e outros meios de comunicação — como as ferramentas dessa empresa são vistas pelo mercado. Isso te permitirá ter um conhecimento mais amplo sobre o empreendimento.

As experiências de outras empresas que trabalhem com Cloud Computing, sejam seus parceiros ou empresas que atuam na mesma área que você, também devem ser levadas em consideração na hora de escolher o seu fornecedor em cloud computing.

Contudo, tenha em mente que qualquer empresa terá seus pontos fortes e fracos e que uma empresa bem avaliada no mercado não necessariamente será uma boa para o seu caso em específico – o contrário também é válido.

Por isso, busque avaliar e comparar os prós e contras detalhadamente para determinar qual serviço é melhor para a sua empresa. Não deixe, também, de ir fundo nos pontos fracos e de se preparar para eles da melhor maneira possível.

Por fim, como vimos, investir em um serviço de cloud computing é mesmo um fator estratégico atualmente, que está atrelado ao sucesso do negócio e a sua capacidade de atuar de forma estratégica. Então, se quiser conhecer mais sobre essa tecnologia e como ela pode ser integrada às operações do seu negócio, entre em contato conosco!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui