Descubra 5 vantagens do servidor dedicado

Descubra 5 vantagens do servidor dedicado

Você sabe quais são as vantagens do servidor dedicado e para quem ele é indicado? Mesmo que tenha alguma ideia, o fato é que uma das primeiras dúvidas que vêm à mente ao falar sobre hospedagem de dados corresponde aos servidores. De enviar e-mails a realizar pagamentos na internet, tudo passará por eles.

Por compor a espinha dorsal da infraestrutura de TI e ser requisito mínimo para adentrar no mundo digital, é natural que questionamentos surjam em relação a esse tipo de equipamento.

Apenas para contextualizar, fique sabendo que a escolha desse modelo permitirá customizá-lo de acordo com as suas próprias necessidades, diferentemente dos servidores compartilhados, em que os seus recursos são divididos entre diversos usuários.

Neste artigo, mostraremos o que é, como funciona e quais são as 5 principais vantagens do servidor dedicado. Não perca a leitura em hipótese alguma!

O que é um servidor dedicado?

Instalação (máquina) física que fica hospedada em uma rede local ou em um data center e que oportuniza aos usuários o máximo de performance e segurança. Basicamente, é disso que falamos quando nos referimos a um servidor dedicado.

Por ser de utilização exclusiva, o cliente poderá configurá-lo da maneira que achar melhor. As possibilidades de personalização são várias, incluindo:

  • memória RAM;
  • processadores;
  • recursos de rede;
  • discos rígidos;
  • segurança;
  • entre outras.

O ponto a destacar, nesse caso, é que além de poder escolher os componentes de hardware, você também estará livre para definir quais softwares serão utilizados. Isso significa que não haverá restrições quanto à escolha da estrutura, do sistema operacional e das tecnologias envolvidas.

O grau de personalização de um servidor dedicado é altíssimo. Devido ao não-compartilhamento dos recursos, você não precisa se preocupar com a “competição” de espaço, garantindo, assim, que o seu website (ou aplicações e sistemas web) não seja prejudicado por outros usuários.

Como funciona?

Antes de conhecer as vantagens do servidor dedicado, é interessante que você saiba como ele funciona. Ao optar por esse modelo, o usuário faz a escolha de alugar o seu próprio espaço físico, destinando-o unicamente para a hospedagem dos seus arquivos, sites e aplicações.


Para facilitar o entendimento, é válida a seguinte analogia: pense no servidor compartilhado como um apartamento cercado por uma infinidade de outros apartamentos (vizinhos), e no dedicado como uma casa bem tranquila.

Considerando que os dois “imóveis” (o apartamento e a casa) são alugados, qual deles oferece maior privacidade? Logicamente, a casa. Nesse contexto dos servidores, é preciso dizer que o apartamento (servidor compartilhado) vem mobiliado e não permite fazer nenhuma mudança significativa.

A casa (servidor dedicado), por outro lado, vem completamente vazia, permitindo que você defina a mobília. Essa questão nada mais é que a customização dos hardwares e softwares.

Quais são as principais vantagens do servidor dedicado?

Engana-se quem pensa que a personalização total é o único ponto positivo desse modelo de hospedagem. A verdade é que existem outros igualmente relevantes e que, inclusive, influenciam diretamente nas operações.

De modo objetivo, as 5 vantagens do servidor dedicado são:

1. Segurança

Um dos principais benefícios é a segurança das informações. Isso acontece porque, ao ter a chance de personalizar a máquina conforme suas próprias demandas, é possível adotar todas as medidas de proteção (antivírus, firewall, criptografia de dados etc.) que você julgar necessárias.

Nesse sentido, evita-se problemas, ameaças e vulnerabilidades que poderiam ser introduzidas em uma hospedagem compartilhada. Em determinadas situações, tais ocorrências são resultado de uma atividade inadequada dos “usuários vizinhos”.

Cabe ressaltar, ainda, que quando localizados em data centers, os servidores dedicados terão políticas de proteção como autenticação biométrica e guardas de segurança. O objetivo é impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso aos sistemas.

2. Velocidade

Entre os fatores que colaboram para o aumento de velocidade do seu website e/ou aplicações (elemento importante para criações WordPress) está o volume de recursos oferecidos. Quanto mais populares eles forem, maior será a quantidade de visitantes.

Isso fortalece a inevitabilidade de ser ter uma enorme largura de banda para que ela seja capaz de lidar com todos eles. Ao não tomar as devidas precauções, o site sofrerá com lentidões e travamentos.

Independentemente do infortúnio, a utilização de um servidor dedicado poderá evitá-lo. Entenda que os planos envolvendo esse tipo de serviço normalmente oferecem diversos recursos, incluindo uma expressiva largura de banda.

É por esse motivo que a velocidade também é um de seus benefícios. Ao adotá-lo na sua empresa, seus sites e aplicações carregarão rapidamente e serão mais estáveis.


3. Flexibilidade

Por não ter que dividi-lo com ninguém, você terá o máximo de flexibilidade que possa imaginar. A configuração é a sua companhia quem determina, fazendo do servidor um equipamento totalmente conveniente às suas próprias exigências.

Como consequência, ganha-se o controle necessário para gerenciar as demandas, ao passo que a sua organização cresce sem precisar se preocupar com imposições no percurso de desenvolvimento.

4. Estabilidade

A estabilidade também merece destaque. Isso porque um servidor dedicado consente a utilização de um site não somente em alto desempenho, mas operando praticamente sem interrupções. Ou seja, seu tempo de atividade é de quase 100%!

5. Endereço de IP exclusivo

Sites hospedados em um servidor compartilhado têm o mesmo endereço de IP, o que pode resultar em vários problemas. Se um deles estiver em alguma lista negra, os outros também serão afetados.

É por essa razão que o endereço de IP exclusivo também é uma das vantagens do servidor dedicado: garante ao negócio uma identidade única e que não será prejudicada por atos indevidos de terceiros.

Para concluir, não poderíamos deixar de falar que, a princípio, esse modelo de hospedagem é indicado para sites, blogs, lojas virtuais ou aplicações que geram um grande volume de visitantes diários (tráfego).

No entanto, sua utilização não se limita a isso. As empresas que pretendem criar uma intranet para operar seus sistemas e promover as informações para todos os seus colaboradores (não importa a localização) terão uma excelente experiência com as vantagens do servidor dedicado.

Se quiser saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo e para tirar todas as suas dúvidas!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *