Data Center Virtual: prós em relação à revenda de hospedagem

data-center-virtual

Estar atento às novidades e facilidades da tecnologia é essencial para as empresas. Sendo assim, cada vez mais, torna-se necessário saber sobre Data Center Virtual e considerar a sua implantação no seu estabelecimento.

A solução tem crescido em larga escala desde 2017 e dá muitos benefícios para o negócio e sua escalabilidade.

Você já utiliza o Data Center Virtual em sua organização? Confira nosso artigo e entenda porquê implantar essa solução será ótimo para o seu negócio!

O que é Data Center Virtual?

A evolução da tecnologia e, ainda, a necessidade que os empreendimentos encontram de se manterem competitivos no mercado, fazem com que os recursos se adaptem, melhorem e novas soluções sejam encontradas.

É o caso do Data Center Virtual, que evoluiu do consolidado e muito utilizado Cloud Computing, ou armazenamento em nuvem, passando a ser mais completo.

O que antes era o armazenamento de informações e dados virtualmente passa a ser uma oferta de armazenamento em disco e redes totalmente virtuais.

O Data Center Virtual, ou DCV, fornece ao usuário uma grande infraestrutura de hardware e componentes de redes, porém no formato de software aplicado em ambiente virtual.

Na prática, o DCD cria uma infraestrutura de TI digital mais facilitada, sendo integrada e escalável. Isso reduz custos, dá mais agilidade e otimiza rotinas de gestão.

Dessa forma, é criada uma infraestrutura como uma central de dados, porém, por ser virtual, não é necessário investir em espaço e instalações.

O Data Center Virtual trabalha com três principais recursos, a rede (rede internet e rede privada), computação (processamento de memória) e storage (armazenamento dos dados).

Esses componentes conversam entre si e a integração dos mesmos forma um sistema lógico, que se comporta como a estrutura física.

Na prática, essa virtualização faz com que o sistema funcione como se todos os servidores estivessem no mesmo switch, rack, roteador e firewall. É um grupo de servidores executados na nuvem, totalmente interligados.

Com a implantação do DCV, é possível criar vários servidores virtuais, replicar os servidores existentes, executar programas de gestão, integrar aplicativos entre outras funcionalidades.


Quais as vantagens do Data Center Virtual?

Muitos são os benefícios ao adotar a solução de Data Center Virtual. Confira alguns deles:

Escalabilidade

Ser escalável é um dos pontos principais do DCV. Essa é a habilidade de ser capaz de adequar a infraestrutura conforme as necessidades, ou seja, ajudar na medida que as demandas do negócio pedem.

Por estar em nuvem, o sistema é flexível, podendo planejar horários de upgrades, capacidade entre outros.

Manutenção

Equipamentos exigem manutenção e atualizações a todo tempo, por isso, ao ter um Data Center Virtual, a empresa que oferece o serviço fica com essa responsabilidade.

O suporte dos técnicos especializados pode acontecer a todo tempo, assim a equipe de TI não precisa focar em falhas de rede ou servidor.

Customização

A montagem da infraestrutura virtual é feita na medida das necessidades de cada empresa. O Data Center Virtual é capaz de fornecer os recursos necessários e as funcionalidades podem ser modificadas de acordo com o que for preciso.

Dessa forma, pode-se  contratar partes do pacote e descobrir aos poucos o que faz mais sentido dentro da sua empresa.

Redução de custo

O custo de manter um servidor físico e local é alto, por isso, ao implantar um Data Center Virtual, é possível gerar economia em recursos.

Por funcionar em nuvem, nota-se a redução do consumo de energia elétrica, já que o ambiente precisará de menos máquinas, o que gera também o aproveitamento do espaço físico.

Além disso, pelo fato do DCV reunir programas que conversam entre si, são reduzidos os custos com equipamentos de hardware.

E, por ser customizável, os utilizadores pagam apenas pelo que necessitam e utilizam de fato.

Segurança

A segurança é um ponto muito importante e que gera dúvida entre os gestores ao pensarem em novas soluções de negócio.

No DCV, a segurança é aumentada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas.

Além disso, ao contratar um Data Center Virtual, seu provedor deve garantir toda a segurança por meio de normas rigorosas.

Como escolher o melhor Data Center Virtual?

Ao analisar as suas necessidades e decidir por um serviço em nuvem, é necessário estar atento a alguns pontos para escolher o seu.


Pesquise a credibilidade do servidor

A empresa contratada para o cloud computing e DCV deve ter total transparência em relação aos serviços que presta.

Saiba sobre política de recuperação de dados, backups, firewall e outros detalhes importantes.

Verifique também como é a infraestrutura fornecida, especialmente em relação a aplicações, configuração de hardware, capacidade de processamento e armazenamento de dados e segurança das informações.

Conheça os pacotes

Muitos são os pacotes oferecidos do Data Center Virtual e, antes de adquirir um deles, é preciso conhecer um pouco sobre cada um.

Converse com o fornecedor sobre todas as opções e analise o que o seu negócio realmente precisa utilizar para não gerar custos extras e desnecessários.

Saiba sobre a prestação do serviço

Erros e dúvidas podem surgir ao usar um sistema novo, dessa forma, é preciso contar com um parceiro que esteja disponível sempre que necessário.

Veja sobre o suporte do fornecedor, se ele é capaz de atender demandas ou até mesmo dar treinamentos para a equipe aprender a usar as novas funcionalidades.

Coloque a segurança em primeiro lugar

Analise o contrato e veja quais e como os pontos de segurança são tratados pelo parceiro. Os dados da empresa devem sempre se manter seguros e protegidos.

Estar por dentro do que o mercado pede e implantar o Data Center Virtual pode ser muito útil para sua empresa e poupar esforços.

Assim, é possível ter agilidade e velocidade ao seu negócio.

O que você tem usado de tecnologia a seu favor? Já pensou em começar o DCV em seus processos?

Faça a análise do seu negócio, aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o Data Center Virtual e conheça nossa solução!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *