Pesquisar
Close this search box.

28 de maio de 2018

Backup do servidor: saiba qual a importância

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 8 minutos

Com o uso constante da tecnologia e o grande número de dados relevantes que circulam nesse meio, o backup do servidor é uma rotina extremamente útil e necessária para a segurança de seu negócio. Em casos como perda de dados, seja por falha no sistema ou descuido no manuseio, essa ferramenta dará a você a chance de restaurar suas informações.

A rotina de backup garantirá a seu negócio ou, mais especificamente, à sua equipe TI uma forma de reagir diante da perda de dados na empresa. Por isso, como pode ver, esse é um tipo de armazenamento que aumentará a produtividade em seu estabelecimento.

A seguir, você descobrirá o que é backup e qual a importância dele para os seus negócios. Continue nos acompanhando e tenha uma boa leitura!

Backup

O backup é uma cópia de segurança. Em casos de perda de arquivos importantes, seja por qualquer motivo, eles poderão ser recuperados a partir de cópias.

As formas mais comuns usadas para salvar esses dados são:

Armazenamento em nuvem

Ou, como também é conhecido, cloud computing. Esse sistema salva seus dados na internet e tem uma capacidade de armazenamento infinita. Você pode ter acesso aos arquivos a partir de qualquer dispositivo que contenha internet e, assim, em casos de perda de dados originais, você poderá fazer o login por meio de algum dispositivo móvel e acessar novamente seus arquivos.

Disco rígido externo

É um dispositivo independente e pode ser conectado ao computador através de um cabo USB. Atualmente, já existem aparelhos com capacidade de armazenamento altíssima.

Seu objetivo também é guardar dados, então, quando houver perda de arquivos na memória interna do computador, as informações contidas no parelho poderão ser acessadas em outra máquina, se conectada ao disco rígido.

Esta opção é muito utilizada nas empresas brasileiras, mas do ponto de vista de segurança, não é ideal, devido aos riscos de dano físico, roubou ou perda do disco rígido externo.




Pendrive

São pequenos dispositivos que funcionam de maneia semelhante ao disco rígido, porém, têm capacidade de armazenamento menor. Esses aparelhos podem ser ligados diretamente à entrada USB do computador e, em seguida, ser feita a transferência da cópia dos arquivos.

O pendrive vai ser uma boa opção para uso pessoal, já que é bem frágil e pequeno, contudo, é bem prático e funcional.

Periodicidade do backup do servidor

A frequência com que são feitos os backups, ou seja, a atualização dos dados, variará de acordo com as demandas da empresa. Por exemplo, é recomendado o backup diário para os negócios de grande porte que lidam com muita quantidade de dados. Já para áreas que lidam com uma quantidade pequena de informações, a atualização pode ser feita em um maior espaço de tempo.

A frequência do backup do servidor também será influenciada pela importância dos arquivos. Assim, itens de maior relevância devem ter prioridade, ou seja, a cópia deve ser salva o mais rápido possível.

É fundamental ter uma rotina de backups estabelecida para manter a organização e ter a garantia da segurança dos seus dados.

Proteção contra malware

O malware é um tipo de software maldoso que pode tomar conta do seu computador causando perda ou roubo de arquivos. Essas invasões de dados podem ser prevenidas ao se evitar e-mails, links ou websites suspeitos, porém, não há garantia de que seu computador não será atacado. Então, um meio eficiente para não perder seus dados nesses ataques, de fato, são os backups.

Falhas repentinas no sistema, perda ou furto de dispositivos móveis e perda de dados por descuidos na hora da utilização são outras situações que podem acontecer e, também nesses casos, as cópias dos arquivos salvas trarão muito alívio.

Por essas e outras razões é importante fazer o backup do servidor!

Benefícios do backup do servidor

Como pode ser visto, o backup do servidor é um bom investimento pessoal e empresarial, então, veja a seguir algumas de suas vantagens:

Segurança para a empresa

Com certeza, essa é a principal vantagem, por garantir que, caso venham a ocorrer imprevistos, você terá acesso a seus dados de maneira fácil e não os perderá definitivamente!

Além disso, quando você investe em uma boa plataforma de serviço, tem o total sigilo de seus dados e, consequentemente, não compromete a integridade de seus arquivos.

Segurança digital

Guardar dados em dispositivos físicos tem suas vantagens, como a mobilidade e o fácil acesso. Porém, colocar dados importantes em pendrives, smartphones, tablets e demais aparelhos é arriscado, já que a probabilidade de roubo, furto ou perda é alta.




Então, é essencial ter esses dados guardados em softwares como a nuvem, que garante maior segurança da posse de seus arquivos.

Informações centralizadas

Manter todos os dados concentrados em uma mesma plataforma de fácil acesso, como a nuvem, é outra grande vantagem dos backups. Essa opção é benéfica para os negócios, principalmente para empresas que possuem filiais, pois oferece a opção de salvar arquivos em um só lugar. Isso ajudará a manter a organização e facilitará a gestão dos dados.

Fácil implementação

Para implementar o serviço na sua empresa é bem simples: de início, você só precisa decidir se vai utilizar dispositivos físicos, como pendrive e HD externo ou se prefere serviços on-line de armazenamento na nuvem. Após escolher seu dispositivo ou fornecedor, basta começar a usar seu serviço de armazenagem.

Aumento da mobilidade

Como já foi dito, os arquivos salvos em backup trazem a vantagem do acesso facilitado. As cópias salvas nos dispositivos físicos podem ser acessadas apenas tendo um equipamento com entrada de USB e, para as informações salvas em nuvem, ter um celular, tablet ou computador com acesso à internet. Dessa forma, você terá mais mobilidade e mais acessibilidade a seus dados, independente do lugar que estiver.

O backup do servidor é, portanto, algo fundamental para qualquer pessoa que tem documentos, fotos, vídeos, arquivos em geral que são considerados relevantes e que apresentam o risco de serem perdidos por algum eventual acidente.

Então é essencial que empresas invistam nessa ideia, principalmente aquelas que lidam com muitos dados e que, geralmente, têm documentos com um prazo estabelecido para serem mantidos salvos.

Caso queira ajuda em levar seu backup do servidor para a nuvem Fale com a equipe da Host One, temos soluções completas para empresas de todos os tamanhos e atendemos a qualquer necessidade de Backup.

Estar atualizado a respeito de programas, serviços e demais ferramentas que lhe proporcionam vantagens é imprescindível para sua carreia pessoal e seus negócios. Portanto, nos siga no Facebook e no Twitter, e acompanhe-nos pelo LinkedIn e não fique de fora das novidades!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.