Você sabe qual o papel do data center na terceira transformação digital?

Você sabe qual o papel do data center na terceira transformação digital?

A tecnologia vem mudando o mundo como o conhecemos, e em um ritmo bastante rápido. O mercado de infraestrutura de TI enfrenta diversos desafios e mudanças — tanto hoje quanto no futuro previsível. O data center na terceira transformação digital desempenhará um papel cada vez mais importante em meio a essa agitação. Confira!

É hora das organizações de TI acelerarem a transformação digital, indo além de pequenos projetos de inovação para adotarem uma abordagem mais ampla. Esse tipo de prática determinará o futuro dos negócios, portanto, não pode ser incremental ou ser considerada de forma independente do modelo operacional. Continue a leitura para entender mais!

O que é a terceira transformação digital?

Como a terceira transformação digital aparecerá diferente para cada empresa, pode ser difícil identificar uma definição que se aplique em todos os casos.

No entanto, em termos gerais, definimos a terceira transformação digital como a interligação da tecnologia digital de forma integrada em todas as áreas de uma organização, resultando em mudanças na maneira como as empresas trabalham e fornecem valor aos seus clientes.

Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimente com frequência e se sintam à vontade com o fracasso.

Isso, às vezes, significa afastar-se dos processos de negócios de longa data em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.

O impacto da transformação digital em nossos departamentos de TI será poderoso, pois as forças são exercidas em todas as facetas da função de pessoas, processos e recursos físicos.

A terceira transformação digital promete rever completamente — e otimizar — a forma como as empresas se envolvem com seus clientes, redes de negócios e força de trabalho.

Qual o papel do data center na terceira transformação digital?

No passado, as funções de TI eram focadas principalmente em controlar custos, processar dados, dar suporte e outras tarefas simples de back office — quase nunca sendo considerada como uma parte estratégica do negócio.

Com a nova economia digital e com seu conhecimento da infraestrutura de TI existente da empresa e das demandas futuras, os líderes de TI passaram a gerenciar a estratégia de transformação digital de uma empresa.


Para aqueles retidos pelo envelhecimento dos sistemas de TI, a implantação em um data center moderno pode ajudar a transformar sua infraestrutura digital e remover a carga de sistemas antigos e desatualizados ao mesmo tempo.

Uma vantagem crucial é a eliminação dos custos substanciais necessários para estabelecer um ambiente de TI robusto. Embora o processo de instalação e execução da TI seja geralmente direto, garantir o tempo de atividade, mesmo em face de falhas de equipamentos intempestivos, é um esforço econômico e competitivo.

Não há dúvida de que um data center permite implantações e expansão significativamente mais rápidas. Isso ocorre porque eles são essencialmente instalações especializadas, projetadas para hospedar uma ampla quantidade de equipamentos de computação e a energia.

Porém, não só os data centers devem ser atualizados, mas também devem exibir um novo conjunto de características que não estão presentes nas instalações antigas, como softwares definidos e tecnologias rápidas, construídos, por exemplo, em princípios de nuvem e escalabilidade.

Capacidade de análise é tudo

Os clientes geram dados com cada movimento que eles fazem dentro de um aplicativo. A capacidade de analisar essa informação em tempo real pode fazer da análise uma parte integrante dos processos operacionais e não apenas uma capacidade autônoma.

Por exemplo, um revendedor analisa automaticamente as compras dos clientes quando pagam com seus cartões de crédito e, junto o recibo, o negócio oferece um cupom de desconto para um produto, que o cliente provavelmente estará interessado em adquirir na próxima vez que comprar na loja.

Com a transformação digital, as empresas devem usar Big Data e análises avançadas para entender melhor o comportamento do cliente.

Obter informações sobre os hábitos de compra dos clientes — com o seu consentimento, é claro — pode levar a uma melhor experiência do cliente e ao aumento dos lucros por meio de vendas cruzadas mais eficazes.

Automação acelera negócios

As empresas precisam melhorar suas capacidades na automação de operações e digitalização de processos de negócios. Isso é importante porque permite tempos de resposta mais rápidos aos clientes, ao mesmo tempo que reduz os resíduos e os custos operacionais.

Uma arquitetura de TI eficiente ajudará as empresas a desenvolverem suas capacidades voltadas para o cliente, ao mesmo tempo que desvincula os sistemas legados para os quais os ciclos de liberação de novas funcionalidades continuam em um ritmo mais lento.

Assim, com uma configuração de processo fácil, os próprios usuários empresariais devem poder mudar os processos automatizados. Isso permitiria, por exemplo, eliminar as etapas desnecessárias do processo sem exigir uma codificação demorada por um desenvolvedor de TI.


Segurança dos dados

A transformação digital também é uma transformação de segurança. Ela envolve a mudança e o compartilhamento de dados em toda a empresa estendida e o uso de um software poderoso para ampliar a visibilidade sobre consumidores, provedores e fornecedores terceirizados.

Os dados estão se tornando mais portáteis e valiosos — o que está mudando a paisagem da ameaça e reduzindo a eficácia de firewalls, scanners de vulnerabilidades e outras soluções pontuais.

As empresas devem estar vigilantes, uma vez que os cibercriminosos estão sempre à procura de vulnerabilidades em hardware, software e processos. Os dados devem ser monitorados e controlados sempre que estiverem em qualquer tipo de cenário de compartilhamento.

É possível criar esse tipo de controle de acesso com tecnologias de gerenciamento de direitos digitais que protegem as informações corporativas, controlando como os dados podem ser vistos, copiados, impressos, editados ou compartilhados.

É importante investir na capacidade digital?

A transformação digital está todos os aspectos do negócio e, como resultado, todas as empresas precisam estar conscientes de que cada atualização do sistema, conexão ou aplicativos adicionados à infraestrutura de TI existente, na localidade ou na nuvem, aumentarão a prestação de serviços em complexidade, escala e risco operacional.

Ao contrário das empresas que nascem digitais, as empresas tradicionais não têm o luxo de começar do zero; elas devem construir uma arquitetura projetada para a empresa digital em uma base herdada.

Por isso, é necessário o investimento em uma equipe especializada, como a da Host One, para cuidar dessa área na sua empresa.

É importante perceber que a transformação para o digital é um processo contínuo. Os investimentos corretos e o foco na tecnologia capacitam as empresas a aumentar o lucro e ganhar participação no mercado.

Gostou de aprender sobre data center na terceira transformação digital? Quer deixar sua empresa em vantagem competitiva e com tecnologia de ponta? Entre em contato conosco!

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *