Pesquisar
Close this search box.

29 de novembro de 2017

Como aprimorar a gestão da sua empresa utilizando Data Center?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 8 minutos

No mundo dos negócios, a informação é um dos recursos mais valiosos. Afinal, por meio da análise de dados relevantes você pode tomar decisões que beneficiem seu negócio e melhorem seu trabalho de gestão. Assim, quem sabe manejar bem um Data Center na gestão de empresas atinge ótimos resultados.

De forma bem simples, o Data Center — ou “central de dados” — é rede de servidores que conecta dados sobre sua empresa, seus clientes e o mercado de forma geral. Se algo é relevante para o seu negócio, essas informações estarão registradas nesse sistema.

Essa ferramenta evoluiu muito com o passar dos anos, especialmente graças ao surgimento e à popularização da tecnologia digital. Quer saber como ter esse recurso no seu empreendimento pode fazer toda a diferença na qualidade do seu trabalho?

Confira a lista com os principais benefícios do Data Center na gestão de empresas que preparamos para você! Boa leitura!

1. Integração de dados em um Data Center

Um problema pelo qual diversos negócios passam em algum momento é a dificuldade em buscar informações para tomar decisões. Isso costuma acontecer quando a empresa tem diversas fontes de dados desconexas, o que leva a vários aglomerados de arquivos desorganizados. Isto ocorre quando a empresa utiliza diversas soluções diferentes em software e os hospeda em diferentes locais, ao invés de centralizá-los em um único data center.

Para utilizar essas informações em suas tomadas de decisões, é necessário que todos esses servidores gerem informações correlacionáveis. Com a utilização de um Data Center é possível reunir esses dados em um mesmo local, facilitando correlações e a integração de diferentes fontes de informações.

Isso evita que você perca dados importantes para a decisão ou tenha que buscá-los em diferentes locais.

2. Segurança de informações no Data Center

Uma questão recorrente com relação ao uso de datacenters centralizados é a proteção das suas informações. Com o crescimento da tecnologia e a popularização do acesso à internet também surgiram novos riscos de segurança para os dados de seus clientes e da empresa.




Invasões, vírus ou vazamentos de informações sigilosas podem prejudicar muito seus clientes e a imagem da sua empresa. Felizmente, existem diversas soluções de segurança para proteger o seu Data Center.

Senhas, chaves criptográficas, VPN, permissões de IP, restrições quanto à reprodução do conteúdo, monitoramento de acessos — esses são só alguns dos exemplos das medidas utilizadas para proteger as várias redes de dados que existem hoje em dia. Isso permite que você capte e compartilhe informações sem correr grandes riscos.

Centralizando todas as informações em um único Data Center fica mais fácil fazer a gestão de toda a infra-estrutura, inclusive, facilita a repliacação destes dados em um segundo local, garantindo assim, também, a continuidade do negócio.

3. Comunicação mais ágil com a utilização de Data Center

Outro dos grandes benefícios de centralizar todos os dados da empresa em um Data Center é a possibilidade de reduzir bastante o tempo necessário para transmitir determinadas informações entre setores, aos seus sócios ou a outras partes interessadas.

Os dados armazenados em Data Center podem ser acessados por qualquer máquina conectada à internet, desde que você pemita este acesso remoto, o que garante que você envie dados relevantes para diferentes destinatários em pouco tempo e melhore a comunicação geral da empresa.

Como você já deve saber, a velocidade de resposta para uma solicitação faz toda a diferença. Quanto mais rápido um profissional é capaz de encontrar os dados que precisa para tomar uma decisão no seu dia a dia ou atender uma demanda, mais rápido ele pode entregar resultados. Isso torna os processos da empresa mais eficientes e lucrativos.

4. Análise mais ampla de indicadores

Algo que pode prejudicar bastante qualquer decisão é o estreitamento excessivo das informações coletadas. É verdade que você deve focar suas análises em informações de maior peso para o seu negócio — os chamados Indicadores Chave de Performance, ou KPIs (Key Performance Indicators).

No entanto, a quantidade de dados úteis para as suas análises ainda é consideravelmente maior do que uma única pessoa seria capaz de avaliar por conta própria.

Com o auxílio do Data Center, você pode integrar, organizar e classificar essas informações em larga escala, minimizando pontos cegos. Dessa forma, suas análises podem utilizar dados mais densos, levando a conclusões mais precisas e evitando a perda de oportunidades.

5. Otimização do espaço da empresa

Um dos maiores benefícios do Data Center na gestão de empresas é a economia de espaço físico que ele proporciona quando se terceira esta atividade. Pode não parecer tão relevante a princípio, mas isso muda bastante a dinâmica de um negócio, o que também afeta a produtividade da sua equipe na rotina de trabalho.




Manter um Data Center interno por exemplo, pode, além de elevar os gastos da empresa em manter uma infraestrutura segura dentro de casa, irá consumir um tempo preciso da equipe para manter esta estrutura funcionando bem o tempo inteiro.

6. Aceleração e automação de processos

Como você já deve saber, boa parte do trabalho dentro de uma empresa consiste em tarefas monótonas e repetitivas. O número de colaboradores necessários para cumpri-las manualmente é consideravelmente grande, o que aumenta ainda mais o seu custo. Além disso, um ser humano está sujeito à exaustão e à perda de eficiência ao longo do dia.

Por isso, há cada vez mais investimentos em ferramentas que automatizam processos no Data Center — como atendimento preliminar, geração de relatórios e preenchimento de formulários. Isso permite que os profissionais da empresa atuem de forma mais estratégica e produtiva.

7. Possibilidade de armazenamento em nuvem

Um recurso cada vez mais utilizado hoje em dia é a inserção de dados em servidores virtuais, acessados pela internet. Esse tipo de armazenamento, por si só, já carrega várias outras vantagens. Por exemplo:

  • maior escalabilidade da solução;
  • possibilidade de acesso de qualquer local;
  • menor dependência do hardware utilizado (o processamento de informações é feito pelo servidor em nuvem);
  • possibilidade de terceirizar o serviço;
  • custo de investimento inicial menor, de acordo com o tamanho da solução desejada;
  • compatibilidade com mais ferramentas (celulares, tablets, etc).

Se o seu negócio utiliza muitas equipes externas, promove várias viagens de negócios ou possui membros que realizam suas funções de casa, uma central de dados em nuvem pode ser a melhor opção.

Um único servidor Cloud tem limitações, principalmente quando se precisa de múltiplos servidores integrados entre si, em que cada  um roda determinadas aplicações. O Data Center Virtual é uma evolução do Cloud, trazendo todos os recursos de integração e interligação de um Data Center convencional em uma estrutura Cloud, totalmente virtualizada.

Agora que você conhece os principais benefícios do Data Center na gestão de empresas, é hora de investir e aprimorar os processos do seu negócio. Quer mais dicas para tornar esse sistema ainda melhor? Veja nosso artigo sobre como reduzir os custos gerados pela sua central de dados! Até já!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.