Vantagens de Terceirizar o Marketing

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Quais as Vantagens de Terceirizar o Marketing?

Se por um lado temos a Autonomia de Marketing (Veja nosso último post ;]), do outro temos as  Vantagens de Terceirizar o Marketing.

Mas, quais são as vantagens de terceirizar este setor? Qual tipo de segmento deve faze-lo?  Vamos dar uma olhada em duas situações e entender como a terceirização ajudaria.

vantagens de terceirizar o marketing - Juan

Este é o Juan (Nome fictício), 27 anos, tem sua própria Start-up e seu serviço é inovador porém pouco conhecido.
Juan tem uma quantidade razoável de clientes e conseguia uma certa quantia extra de lucro, o suficiente para uma contratação. Porém não sabia de fato se contratava um funcionário para o Marketing da empresa, ou uma empresa de Marketing. Um problema muito comum em empresas de médio porte, mesmo que iniciais.

A contratação

Contratar um funcionário é um dos caminhos que podemos seguir para a solução, porém temos alguns obstáculos.

Caso a empresa já existe a algum tempo, seria necessário analisar e registrar todo o histórico desta. Apresentar um relatório conciso referente as vendas, verba gasta em divulgação e análises como Custo de Aquisição de Cliente, Taxas de Conversão, dentre várias outras coisas. Enfim, a inicialização do projeto, para apenas um funcionário, seria penoso.

A vantagem em poder constituir a própria equipe de marketing é que você terá controle total e disposição para as campanhas e ações. Além de toda a informação já disposta, não sendo amarrado pelos contratos.




A equipe especializada

Especializada em que? São tantas as possibilidades de serviços que podemos terceirizar hoje, que chega a ser até confuso, mas vamos por partes.

Assim como já comentado anteriormente, é necessário documentar tudo pelo qual a empresa já passou. Analisar os pontos fortes e fracos do(s) produto(s), vários processos próprios de Marketing. Mas, qual a vantagem de fato?

  • Uma equipe especializada à sua disposição
  • Anos de conhecimento na área
  • Uma pauta que será seguida, indiferente do quadro de funcionários
  • Todos os processos documentados de forma metódica
  • Planos de ação e implementação
  • Pontos variáveis conforme O que for terceirizado

Uma das vantagens de terceirizar o marketing é que, você pode terceirizar de uma consultoria, uma tarefa ou até mesmo o serviço constante com a empresa. Tudo variável conforme o contrato entre as partes.

Atualmente no mercado, existem várias empresas que se destacam com este tipo de serviço. Existem até mesmo vários tipos de maneiras a se orientar pelo Marketing, conforme a segmentação da sua empresa.

E o problema?

Espero que não tenha esquecido do Juan!

Para médias ou grandes empresas, atualmente uma boa saída tem sido a terceirização de serviços. Vamos ver pro exemplo, algumas empresas ou tipos de especializações diferentes:

 Marketing de Conteúdo

Uma das áreas mais fortes atualmente, aplicável para vários segmentos de empresa, principalmente as que se aventuram pelas terras das redes digitais.

Empresas como Rock Content, Motor de Conteúdo, agências de publicidade especializadas, trabalham com a produção de conteúdo para Blogs, Redes Sociais e afins. Eles empregam uma tática de elevar sua empresa ou marca ao status de referência e autoridade de conhecimento. Agregando valor à sua imagem, para que de uma forma amigável, aproxime seu cliente de você.

SEO(Otimização para Motor de Busca)

A famosa “Busca orgânica do Google”. Este tipo de terceirização consiste, basicamente, em reorganizar o material escrito de seu site, com base em palavras-chave importantes para o seu negócio.




Há uma disputa muito grande neste mercado, uma vez que, existem vários pontos que são considerados pelo sistema indexador da Google, para ranquear páginas. Normalmente, este tipo de trabalho pode ser feito por agências de publicidade, ou até mesmo empresas especializadas.

Mídias Pagas(Social Ads)

Eu como redator e publicitário, cheguei a uma conclusão(que na verdade não é minha, mas da própria publicidade, faz tempo). A publicidade deixou de ser apenas “Vamos criar propagandas legais” para “Vamos reinventar os espaços da propaganda”. E assim foi feito.

Atualmente, as mídias sociais (Google, Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, Snapchat, <Insira qualquer outro de sua utilização, gosto, principalmente nicho em que público está.>) tornaram-se plataformas de venda. Por que, você se pergunta?

Porque é onde as pessoas estão! Então, por que não terceirizar um serviço de Exposição de Mídia com uma agência de publicidade, contratar um serviço de Gestão de Mídias Sociais e ter menos dor de cabeça na hora de planejar um orçamento para aparecer pro seu cliente, em qualquer que seja sua rede? É uma possibilidade que vemos hoje.

E o Juan?

Considerando o caso do Juan, as vantagens de terceirizar o marketing viriam com a contratação de uma consultoria, com certeza!
Assim ele terá os dados da empresa analisados, informações precisas sobre o seu público, como atingi-lo e por fim, um plano efetivo de investimento em Marketing/Publicidade.

E para você? Qual a melhor maneira de divulgar a sua empresa?

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