Pesquisar
Close this search box.

16 de maio de 2019

Porque você deve ter seu próprio servidor para e-commerce

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
servidor para e-commerce
Tempo de leitura: 8 minutos

A hospedagem é a base que sustenta qualquer loja virtual e sua escolha deve ser muito bem analisada. Afinal, é ela que vai garantir que a sua loja exista, que você consiga vender e crescer o seu negócio. Por isso, são muitas as dúvidas sobre qual servidor para e-commerce escolher.

Contratar um servidor compartilhado ou dedicado? Adotar uma solução em nuvem é uma boa opção? Ter seu próprio Cloud Server é a melhor alternativa e a seguir você entende o porquê. Acompanhe!

Porque a hospedagem compartilhada e os planos básicos não são uma boa opção de servidor para e-commerce

Por conta do baixo investimento exigido, o servidor compartilhado pode parecer uma opção atrativa de servidor para e-commerce. Mas embora essa seja realmente uma boa solução de hospedagem para pequenos sites, blogs e landing pages, passa longe do recomendado quando o assunto é loja virtual.

Isso porque um e-commerce é um sistema muito mais robusto, que exige mais recursos e mais performance do que um servidor compartilhado ou os planos mais básicos podem te oferecer.

Além disso, o fato de ter seus recursos partilhados entre diversos usuários torna essa solução de hospedagem ainda pior para e-commerces. Pois isso, além de derrubar a performance e estabilidade, coloca em risco dados sensíveis dos clientes.

E os problemas que um servidor compartilhado pode trazer para o seu e-commerce não param por aí. Pois quando falamos em loja virtual, outras questões além das mais básicas para qualquer site precisam ser analisadas. Uma das principais delas é a flexibilidade.

O problema da falta de flexibilidade

Quando pensamos em servidor para e-commerce, um dos principais pontos a serem analisados é a flexibilidade. Isto é, a capacidade que a solução de hospedagem tem de suportar a volatilidade característica do setor de lojas virtuais.

Nesse mercado, é comum, por exemplo, que haja picos altíssimos de acessos de uma hora para outra, principalmente em datas comemorativas como Natal, dia das mães e dia dos namorados. O mesmo acontece quando uma campanha de marketing tem sucesso.      

Portanto, se a hospedagem não consegue suprir esse aumento repentino na demanda, ela não é uma boa solução para e-commerces. E é justamente este um dos maiores problemas do servidor compartilhado.

Seus recursos são divididos entre diversos usuários, cada um com uma parcela correspondente ao plano que contratou; nada a mais, não importa o que aconteça. E se, por qualquer motivo, a demanda por poder de processamento ou RAM do seu e-commerce aumentar, não há nada que se possa fazer. Muitas empresas até cobram uma taxa quando isso acontece.




As consequências disso podem ser gigantescas. Imagine, por exemplo, perder milhares de vendas no período do Natal porque a sua hospedagem não consegue suprir a demanda? Assim, o servidor compartilhado pode acabar travando o desenvolvimento e o crescimento do seu e-commerce.

Isso, somado à instabilidade, à baixa performance e a falta de segurança coloca a hospedagem compartilhada como a solução menos recomendada para lojas virtuais.

O servidor dedicado é uma boa alternativa? 

A hospedagem dedicada tem sido a principal opção de servidor para e-commerce do mercado e é sim uma boa alternativa de hospedagem para lojas virtuais. Porém, ele também tem os seus pontos negativos que podem ser prejudiciais, principalmente para os pequenos negócios. O principal deles é o custo, que é alto.  

Por oferecer recursos abundantes de forma dedicada, ou seja, exclusiva de um único usuário, o custo dessa solução de hospedagem é bastante alto e até mesmo impeditivo para a maioria dos e-commerces menores.

Assim, enquanto elimina a maioria dos problemas que existem na hospedagem compartilhada, como falta de recursos, instabilidade, baixa performance e falta de segurança, ele estabelece uma outra barreira.

Além disso, o servidor dedicado também sofre da falta de flexibilidade. Pois e-commerces de grande porte podem atingir o limite de recursos disponíveis e também não há nada que possa ser feito.

Para as lojas menores, esse pode não ser um problema, já que dificilmente chegarão a necessitar de mais recursos além dos disponíveis. Porém, essa grande quantidade de recursos fica ociosa, gerando custos sem trazer retornos.

Assim, podemos perceber que, apesar de ser uma boa solução de servidor para e-commerce e um dos mais usados no setor, o servidor compartilhado também tem o seus problemas.

Mas e se houvesse uma solução de hospedagem que oferecesse os recursos dedicados e abundantes do servidor dedicado, juntamente com um ambiente altamente flexível e escalável, a um ótimo custo-benefício?

Ela existe e é o Servidor Cloud, uma das melhores soluções para e-commerces.

Um Servidor Cloud é a solução perfeita de servidor para e-commerce

As soluções em nuvem têm se popularizado cada vez mais e estão trazendo grandes vantagens e benefícios para as empresas. No setor de e-commerce, o Cloud Server tem se destacado como uma das melhores soluções de hospedagem, com recursos dedicados e um ambiente altamente flexível, que consegue suprir as principais necessidades do setor.

Ele é composto pelos recursos de diversas máquinas físicas, executado virtualmente e entregue através da internet. Geralmente, faz parte de uma estrutura maior, de data center virtual, mas que pode ser contratado individualmente.




Confira o que essa solução de servidor para e-commerce oferece ao seu negócio:

Recursos abundantes, dedicados e flexíveis

No momento da contratação do Cloud Server, você define exatamente os recursos que precisa para rodar sua loja virtual. E estes recursos são completamente dedicados, ou seja, exclusivamente seus.

Isso diminui os custos, já que você só vai pagar por aquilo que realmente utilizar. Logo, não terá que gastar com recursos ociosos, como acontece no caso do servidor dedicado.

E o melhor é que estes recursos são altamente flexíveis. O que significa que você tem a liberdade de aumentá-los ou diminuí-los sempre que precisar. Com a aproximação de uma data comemorativa, por exemplo, você pode contratar mais RAM e poder de processamento com um simples clique.

Quando a alta na demanda diminuir, basta um outro clique para voltar às configurações anteriores. Assim, você só gasta com aquilo que realmente utiliza, sendo essa uma das principais premissas do Cloud Server.

Percebe como isso é poderoso e pode ser vantajoso para o seu e-commerce?

Alta performance e estabilidade, e segurança sem igual

Por contar com recursos completamente dedicados, o Cloud Server também oferece alta performance e estabilidade para você rodar a sua loja virtual sem precisar se preocupar com quedas de desempenho, indisponibilidade ou vendas não finalizadas por falhas no sistema.

Além disso, todo o ambiente é completamente seguro. Pois além de não haver o compartilhamento de recursos, há um layer de segurança ainda mais robusto proporcionado pela nuvem. Portanto, todos os dados do seu negócio e dos seus clientes estarão completamente seguros sempre.

A Host One oferece o Servidor Cloud através do produto Data Center Virtual. Se você se interessou por essa solução e quer entender melhor como ela funciona e como pode ser usada no seu e-commerce, entre em contato com a gente. Nossa equipe especializada terá prazer em atendê-lo!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.