Pesquisar
Close this search box.

24 de dezembro de 2018

O que é servidor dedicado e como sua empresa pode se beneficiar dele

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 9 minutos

O servidor dedicado é uma ótima opção para empresas de médio e grande porte, oferecendo diversos benefícios que, apesar de ter um preço um pouco superior a outras soluções, traz excelente retorno para os negócios. No artigo de hoje você vai conhecer a fundo esse modelo de solução e saberá como a sua empresa pode tirar o máximo proveito dele. Acompanhe!

O que é servidor dedicado

O servidor dedicado é uma máquina física exclusiva para uma empresa ou aplicação e funciona de forma diferente do servidor compartilhado, mais comumente usado e conhecido. No servidor compartilhado  os recursos da máquina são divididos entre diversas empresas ou clientes, enquanto no dedicado todos os recursos são disponibilizados a apenas uma empresa/cliente, que pode usufruir deles como bem entender, contando com toda performance disponível.

Por falar em recursos, eles são muitos e poderosos. A quantidade de espaço em disco, memória, capacidade de processamento e tráfego permitido, por exemplo, são enormes. E por isso, o servidor dedicado é indicado para empresas que realmente precisem de todo esse poder.

Para que você compreenda melhor, podemos entender o servidor dedicado como um prédio corporativo. Nele, todo o espaço e outros recursos, como água e eletricidade, pertencem a uma única companhia, que arca com todos os gastos relacionados. Uma empresa pequena não precisa e nem pode arcar com os custos de um prédio corporativo.

O servidor dedicado traz um custo um pouco superior a outras soluções do mercado. Mas que é um valor justo se considerarmos todas as vantagens que ele oferece.

Vantagens

Entre as principais delas podemos destacar:

  • Performance:

Como vimos, um servidor dedicado não compartilha os seus recursos, como acontece no servidor compartilhado. Isso implica em uma performance muito superior para os sites ou aplicações que o usuário queira hospedar. No dedicado você consegue usar na totalidade os recursos de CPU, memória e IOPs de disco, sem overhead de virtualização ou compartilhamento da estrutura.

  • Flexibilidade:

Com um servidor dedicado, o usuário tem total liberdade para instalar os softwares, Plugins, bancos de dados e scripts que quiser, desde que sejam compatíveis com a máquina. Com isso, o usuário tem muito mais flexibilidade para construir o seu site ou aplicação e adequá-lo ao seu público.

  • Segurança:

Toda a exclusividade proporcionada pelo servidor dedicado garante muito mais segurança aos arquivos e dados nele hospedados. E o acesso exclusivo do cliente no servidor também colabora para deixar o ambiente mais seguro.




Como o servidor dedicado é exclusivo da empresa cliente, ela pode investir em segurança instalando programas antivírus e firewalls, além de outras medidas. E isso sem o risco de tudo ser jogado pro alto por conta da falha de um outro cliente, como pode acontecer no servidor compartilhado.

Desvantagens

Mas como nem tudo são flores, o servidor dedicado também tem seus pontos negativos:

  • Custo:

O custo para manter um servidor dedicado pode ser considerado o seu grande ponto negativo. Se o compararmos a uma solução Cloud Computing, pode sair até 30% mais caro.

  • Planejamento

Contratar um servidor dedicado requer planejamento. Mudanças no hardware são mais complexas, como aumento de CPU, memória ou Disco. Por isto, tenha em mente, sempre que contratar um servidor dedicado, escolher uma configuração que lhe atenda por no mínimo 2 ou 3 anos, já prevendo o crescimento de sua empresa e suas aplicações.

  • Necessidade de conhecimento técnico:

Lidar com um servidor dedicado exige um mínimo de conhecimento técnico. E caso o usuário não tenha uma equipe interna para gerenciar, muito provavelmente precisará contratar o serviço de terceiros.

Algumas provedoras ainda deixam essa questão mais fácil com soluções de servidor dedicado gerenciado. Com este gerenciamento sua equipe fica livre para cuidar das tarefas e objetivos de seu negócio.

Obviamente, esses pontos negativos não chegam a ser uma desvantagem para a maioria dos usuários de servidores dedicados, já que eles podem arcar com os custos e possuem o conhecimento necessário para lidar com a máquina. Mas eles dificultam muito o acesso ao servidor dedicado por parte das empresas que, apesar de precisarem dos seus recursos, tem uma infraestrutura muito pequena.

As características técnicas de um servidor dedicado

As características técnicas básicas de um servidor dedicado são as mesmas de qualquer servidor, com a diferença de que aqui eles são mais poderosas e disponibilizadas de forma exclusiva.

Sistema operacional

A maioria dos servidores dedicados, assim como quase todos os servidores, se dividem entre os sistemas operacionais Windows e Linux. Estes se subdividem em diferentes versões. Cada uma com suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Na hora da escolha por uma delas, é preciso levar em consideração diversos aspectos, como necessidades da empresa, tecnologias que serão utilizadas, entre inúmeras outras questões.

Disco rígido e memória RAM

A quantidade de espaço disponível no disco rígido de um servidor dedicado vai depender do plano contratado. A quantidade geralmente varia entre 300 GB e 2 TB, podendo chegar a bem mais que isso. E a escolha depende exclusivamente de quanto espaço a empresa precisa, considerando seu crescimento.

A quantidade de memória RAM também varia conforme o plano. Os mais básicos costumam oferecer 4 GB enquanto os mais avançados chegam a oferecer até 256 GB de memória RAM. Novamente, a escolha depende daquilo que a empresa precisa.




Tráfego mensal

O tráfego mensal (ou taxa de transferência) diz respeito, basicamente, à quantidade de informações que o site ou aplicação hospedada no servidor irá enviar/receber de seus usuários. No servidor dedicado os números estão na casa dos gigabytes/terabytes, também variando entre os planos. Aqui são computados todos os dados enviados/recebidos do servidor durante o período de 1 mês.

Estes são apenas alguns dos diversos itens que compõem os servidores dedicados. Além deles existem diversos outros, que merecem igual atenção na hora da escolha.

Gerenciamento do servidor

Existem servidores gerenciados e não gerenciados no mercado. E os gerenciados são divididos em três tipos:

  • Gerência de hardware: a empresa provedora do servidor substitui peças de hardware (memória, HD, placas, etc) caso apresentem problemas. O máximo que podem fazer quanto ao software é dar um reboot na máquina quando ela trava. Esta modalidade é a padrão quando se contrata apenas o servidor dedicado de uma empresa de hosting, sem nenhum gerenciamento adicional.

 

  • Gerência de software: para o gerenciamento de software é necessário contratar os serviços de uma empresa ou profissional liberal especializado. Eles lidam com todos os aspectos de software do servidor, como sistema operacional, problemas de site, logs e de aplicativos(Apache, PHP, MySQL, etc)

 

  • Gerência completa: a gerência completa do servidor dedicado soma a gerência de hardware e de software, proporcionando um serviço completo. Se algo físico dá problema, é substituído. Se qualquer software tem problemas, é investigado e corrigido.

Já com os não gerenciados, a empresa contratante precisa lidar com toda a estrutura do servidor, incluindo problemas de hardware e software que possam vir a acontecer. Por isso, é importante que exista uma equipe interna para lidar com isso.

Os benefícios para sua empresa

Com um servidor dedicado a sua empresa pode contar com um ambiente robusto e altamente funcional, tendo total liberdade para customizá-lo. Com isso, a sua equipe pode focar naquilo que realmente importa, deixando para trás limitações técnicas e ganhando mais produtividade. O investimento inicial é algo a ponderar, mas os benefícios a médio e longo prazo fazem valer a pena.

E você pode tirar o máximo proveito de tudo isso contratando o serviço de uma empresa séria, com uma equipe especializada e comprometida com o usuário: a Host One. Nós disponibilizamos algumas das melhores opções de servidor dedicado do Brasil, que além de todos os benefícios citados aqui, contam com um gerenciamento diferenciado e 99,8% de Uptime mensal, entre inúmeras outras vantagens. Conheça!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.