Descubra o que são redes SDN

0
174
redes-sdn

A nova era digital pela qual estamos passando trouxe novos desafio para as empresas: a explosão do multimídia, o uso cada vez maior do mobile e a demanda por conteúdo de qualidade são apenas alguns dos exemplos. Com isso, passou a ser necessária uma arquitetura de rede que conseguisse lidar com toda essa dinamicidade e as redes SDN estão sendo a solução para muitas organizações.

A SDN é uma arquitetura que permite o gerenciamento centralizado e inteligente da rede, trazendo uma série de benefícios e vantagens. No artigo a seguir, você entende em detalhes o que é essa tecnologia, como funciona e descobre como ela pode fazer a diferença no seu negócio. Acompanhe!

O que são as redes SDN (Software Defined Networking)?

As redes SDN (Software Defined Networking; em português, rede definida por software) são uma abordagem de arquitetura que traz mais controle e inteligência para a administração de redes através de aplicativos de software e APIs abertas.

Nela, um administrador pode modelar o tráfico a partir de um controlador centralizado, sem precisar acessar cada switch individualmente. Mais facilmente, ela orienta os switches através do seu controlador para entregar serviços de rede quando e onde forem necessários, dando ao administrador uma gestão fácil e centralizada de toda a arquitetura.

Uma SDN também possui 4 funcionalidades fundamentais, que ajudam a defini-la. São elas:

  • Controle centralizado:

A centralização do controle e da visualização da rede é uma característica fundamental de uma SDN. Através dela, é possível unificar a configuração de todos os dispositivos e modificá-las de forma uniforme, e não individualmente como acontece atualmente.

  • Separação entre o plano de dados e o plano de controle:

Ao contrário da arquitetura atual, nas redes SDN o plano de controle e o plano de dados são separados. Assim, o plano de controle consegue ter uma visão mais ampla de todos os nós da rede e consegue controlar todos da mesma maneira. O que garante mais agilidade e performance.

  • Interfaces entre as camadas de controle e de dados:

Em uma SDN, a camada de controle e a camada de dados são separadas por interfaces de API (Application Programing Interface).

  • Programabilidade de rede:

As APIs também estão presentes entre a camada de controle e a camada de aplicação, um terceiro nível de rede que conheceremos melhor daqui a pouco. Lá, elas ajudam o administrador na programação da rede na distribuição do tráfego pela arquitetura.




 

A arquitetura das redes SDN

A arquitetura das redes SDN é composta por três camadas: a camada de aplicação, a camada de controle e a camada de infraestrutura.

Na camada de aplicação, estão presentes as aplicações e funções tipicamente utilizadas pelas empresas. Por exemplo: Firewalls, softwares de balanceamento de carga e sistemas de detecção de intrusos.

Contudo, onde uma rede tradicional usaria um software especializado, as SDNs utilizam aplicações para gerir o comportamento do plano de dados.

Já na camada de controle está presente o software controlador da rede, o “cérebro” de uma SDN. Através dele, são geridas todas as políticas e todo o fluxo de tráfego da rede como um todo.

Por fim, há a camada de infraestrutura, que representa todos os dispositivos físicos da rede, como pontos de redistribuição, roteadores, switches e terminais de comunicação.

Através dessas três camadas, todo o tráfego da rede é gerido e pode ser programado pelos administradores. E as APIs, que fazem a comunicação entre as camadas, trazem uma série de possibilidade para a gestão da arquitetura.redes-sdn

Como as redes SDN podem fazer a diferença na sua empresa?

Agora que você já conhece em detalhes as redes SDN, vamos partir para o que interessa na prática: como elas podem fazer a diferença na sua empresa. Primeiramente, saiba que os benefícios que as SDNs podem oferecer ao seu negócio são muitos e trazem mais dinamicidade e eficiência para toda a arquitetura de rede. 

Abaixo, você conhece 3 das principais vantagens que uma SDN proporciona e como impactam o seu negócio. Continue acompanhando e confira!

Programabilidade de rede

As redes SDN permitem que o comportamento da arquitetura como um todo seja controlado de forma centralizada. Assim, administradores podem programar toda a rede e seu fluxo de tráfego, priorizando, despriorizando, ou até mesmo bloqueando determinados pacotes com total segurança e alto nível de controle.




Com isso, as empresa podem regular suas redes para suportar novos serviços e atender a clientes de forma individual e específica; além de poderem criar novas e inovadoras soluções de forma rápida e mais barata. Pois não há dependência em plataformas fechadas e softwares proprietários.

Controle centralizado e inteligente

Nas arquiteturas de rede tradicionais, o controle é feito de forma totalmente descentralizada e distribuída. O que aumenta a complexidade da administração e diminui o nível de inteligência na gestão do tráfego.

Nas redes SDN, pelo contrário, o administrador pode gerir toda a arquitetura através de um único ponto centralizado. Assim, é possível distribuir políticas para todos os dispositivos conectados de forma uniforme, ao invés de configurar um a um de forma individual.

Com isso, a empresa ganha mais controle e produtividade, além de mais segurança, já que se torna possível distribuir políticas de segurança de forma rápida e simples. Se o administrador perceber tráfegos suspeitos, por exemplo, ele pode redirecionar ou descartar os pacotes.

Abstração de rede

Através das redes SDN, é possível virtualizar hardwares e serviços anteriormente executados por hardwares proprietários. Estamos falando da chamada abstração de rede, que traz uma série de benefícios e vantagens para as empresas.

Uma delas é a redução da dependência em hardwares e softwares fechados. O que também traz mais liberdade e flexibilidade para o negócio gerir a sua rede como bem entender. 

Além disso, os custos operacionais também caem, já que menos pessoal será necessário para gerir a arquitetura e menos tempo será gasto com esta tarefa.

E você, o que achou das redes SDN e seus benefícios? Adotaria essa arquitetura de rede no seu negócio? Conta pra gente nos comentários! E não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui