NextCloud: Um “Dropbox grátis” para sua equipe sincronizar e compartilhar arquivos

Dropbox Grátis

E se a sua empresa pudesse contar com um “Dropbox grátis” e sem limitações de espaço?

A possibilidade de armazenar e compartilhar arquivos na nuvem traz uma série de facilidades para o dia a dia das pessoas.

Como resultado, esse conjunto de facilidades pode representar um grande ganho de produtividade para as empresas.

Neste artigo, você vai conhecer o NextCloud, um software de código aberto que oferece facilidades similares às de outros softwares proprietários, como o Dropbox, além de dispor de recursos extras que podem ser igualmente úteis à sua empresa.

Por que armazenar arquivos em nuvem?

Uma das razões principais de se usar o armazenamento de arquivos em nuvem é a mobilidade que isso proporciona.

Uma vez que o arquivo tenha sido armazenado em nuvem, qualquer dispositivo com acesso à internet, em qualquer lugar, pode ser utilizado para recuperá-lo.

Dessa forma, o usuário não fica limitado à sua própria estação de trabalho ou a uma máquina dentro do escritório. Ele pode acessar o arquivo enquanto visita um cliente ou um fornecedor, por exemplo.

Além disso, serviços de armazenamento em nuvem apresentam diversas facilidades para compartilhamento e trabalho colaborativo, por exemplo.

Outro aspecto importante é a segurança oferecida pelos serviços de armazenamento em nuvem.

O que é o NextCloud

NextCloud é um software para armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos. Para facilitar o entendimento, poderíamos chamá-lo de um “Dropbox grátis”.

Trata-se de um projeto de código aberto (Open Source), derivado de outro projeto, também  de código aberto, o ownCloud.

Em sistemas de código aberto, é bastante comum a criação de um projeto a partir de outro já existente. É uma prática conhecida como “fork”.




O NextCloud segue o conceito de sistema distribuído, do tipo cliente-servidor.

O software servidor pode ser instalado em uma máquina própria, de forma que você venha a ter a sua própria nuvem particular, com todos os requisitos que esse tipo de serviço exige.

Opcionalmente, você pode procurar um provedor Cloud (como a Host One ☺) , que ficará responsável pela disponibilidade de um servidor, entregando a você apenas os acessos e a administração do software.

O software cliente pode ser instalado em máquinas que rodam sob Windows, OS, Linux, Android e iOS.

O surgimento do NextCloud

Em 2016, um grupo de colaboradores anunciou que estava se desligando do projeto ownCloud, essencialmente por divergências quanto à forma como ele vinha sendo conduzido. Oferecer um “Dropbox Grátis” para a comunidade de software livre deveria ser a proridade.

Faziam parte desse grupo alguns dos principais colaboradores do projeto, incluindo o seu idealizador, Frank Karlitscheck.

Em meio a acusações de parte a parte, o grupo de Karlitscheck anunciou o início do projeto NextCloud, derivado do ownCloud.

NextCloud X ownCloud

Apesar da origem comum (e ambos serem uma espécie de “Dropbox Grátis”), NextCloud e ownCloud apresentam algumas diferenças em suas características.

Em primeiro lugar, há o fato de que o ownCloud tem uma versão de código aberto (Community) e outra comercial (Enterprise).

Por sua vez, o NextCloud só tem a versão de código aberto e esse foi um dos principais pontos de discórdia que levou à divisão entre os dois projetos.

Um aspecto importante a ser considerado é que, por ser derivado de um projeto previamente amadurecido, o NextCloud já nasceu estável para uso.

Por outro lado, o ownCloud já tinha uma base de clientes, principalmente no segmento corporativo, e o NextCloud tem destinado esforços no sentido de conquistar seu espaço.

As vantagens de uma nuvem particular

Conforme destacado, uma das possibilidades apresentadas pelo NextCloud é a criação de um serviço próprio de nuvem.

Entre as vantagens desse modelo de implementação, podemos destacar:




  • Uma infraestrutura customizada: a nuvem pública, por mais que apresente opções de customização, sempre fornecerá uma solução com algum nível de padronização. Um serviço exclusivo pode ser configurado exatamente de acordo com as necessidades da empresa.
  • A disponibilidade: enquanto a nuvem pública lida com muitos clientes simultaneamente e fica mais sujeita a instabilidades, uma infraestrutura exclusiva torna mais fácil a sua manutenção, permitindo garantir uma maior disponibilidade.
  • Exclusividade no suporte: contar com a agilidade do suporte é essencial para garantir a disponibilidade do serviço. Um suporte exclusivo tende a prestar um atendimento muito mais objetivo, estando mais facilmente disponível e tendo um conhecimento mais pormenorizado de todo o ambiente.
  • Segurança: embora nuvens públicas sejam reconhecidamente seguras, um serviço exclusivo oferece uma maior blindagem do ambiente, com um monitoramento próprio, que permite identificar com rapidez qualquer anormalidade.

O que o NextCloud oferece

O NextCloud armazena arquivos de forma criptografada, em estruturas convencionais de diretórios, permitindo seu acesso a partir de uma interface web.

A sincronização está disponível para dispositivos das plataformas Windows, Linux, OS, Android e iOS.

Com efeito, o compartilhamento do conteúdo armazenado pode ser definido de diferentes formas:

  • Para usuários ou grupos de usuários,
  • Com opções diferenciadas de acesso para leitura ou leitura e gravação,
  • Através de URL’s públicos,
  • Com ou sem senhas para acesso,
  • Com ou sem data de expiração.

Além disso, outros recursos presentes no NextCloud são:

  • Bate-papo de áudio / vídeo,
  • Edição colaborativa de documentos,
  • Integração com o Outlook,
  • Autenticação de dois fatores,
  • Proteção de força bruta,
  • CSP 3.0 (Política de Segurança de Conteúdo),
  • Log de auditoria,
  • Opções de criptografia do lado do servidor ou de ponta a ponta,
  • Regras de compartilhamento controladas pelo administrador.

Indo além do “Dropbox grátis”

O NextCloud tem uma estrutura modular, que permite incluir extensões a partir de plug-ins.

Assim, ele pode incorporar diversas funcionalidades, não se limitando ao armazenamento de arquivos.

As diversas extensões disponíveis para o NextCloud permitem a integração de ferramentas como:

  • Calendário;
  • Lista de contatos;
  • Streaming para mídia;
  • Editor de texto;
  • Bookmarking;
  • Encurtamento de URL;
  • Galeria;
  • Leitor para RSS;
  • Ferramentas de visualização de documentos;
  • Conexão ao Google Drive, ao Dropbox e ao Amazon S3.

Tudo isso faz do NextCloud algo mais que apenas um “Dropbox grátis”.

Conclusão

O universo dos softwares de código aberto oferece opções muito interessantes de recursos para uso pessoal e nas empresas.

É o caso do NextCloud, que não só provê as facilidades básicas de um típico serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, como se fosse um “Dropbox grátis”, mas, com sua arquitetura aberta, oferece ainda a possibilidade de incorporar e integrar outras funcionalidades. Você pode instalá-lo em um servidor dentro de sua empresa, mas caso queira uma solução totalmente em nuvem, para acesso de qualquer lugar do mundo com ótima performance de rede, fale com nossos especialistas e faça cotação de um servidor cloud em Data Center Virtual com NextCloud!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *