Pesquisar
Close this search box.

31 de janeiro de 2020

Arquivos em nuvem: é realmente seguro mantê-los lá?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
arquivos-em-nuvem
Tempo de leitura: 12 minutos

O armazenamento de arquivos em nuvem, uma das características do cloud computing, é um serviço que disponibiliza recursos para armazenar, gerenciar e proteger arquivos e dados da empresa, dando acesso aos usuários autorizados, de onde quer que eles estejam.

O aumento da produção de arquivos online faz com que essa nova política de dados seja tomada para que tudo fique armazenado de forma segura e nada se perca com roubo de dados, troca de máquinas ou eventuais erros de funcionários.

Os arquivos em nuvem são uma grande solução para as empresas, por ser uma opção de armazenamento econômica e escalável.

Porém, algumas dúvidas surgem sobre a sua implementação. É realmente seguro manter os arquivos em nuvem?

Confira no nosso artigo sobre como aumentar e dar ainda mais segurança para sua empresa ao usar esse tipo de serviço.

Tipos de armazenamento para arquivos em nuvem

Para saber sobre segurança dos seus arquivos em nuvem, é preciso entender sobre diferenças entre estruturas em nuvem e saber qual tipo é o mais adequado para sua necessidade. Existem três tipos de serviço de implantações para a nuvem, são eles:

Nuvem privada

A nuvem privada é uma estrutura cloud que tem seus recursos computacionais usados somente por uma única empresa ou organização. Ela pode ficar localizada fisicamente dentro da empresa, em data center próprio, ou contratada de um provedor terceirizado.

No segundo caso, porém, toda a infraestrutura é construída e disponibilizada para um único cliente e todos os serviços são disponibilizados através de rede privada. O que a diferencia da nuvem pública, na qual a infraestrutura e os serviços são compartilhados entre diversas empresas.

Esse modelo de cloud é recomendado para médias e grandes empresas e pode ser usado pata os mais diversos fins. Dentre os quais está o armazenamento seguro de arquivos em nuvem, assim como seu processamento e compartilhamento.

No armazenamento de arquivos em nuvem privada, o conteúdo produzido fica em servidores próprios e exclusivos. Dessa forma, as empresas podem contar com um controle maior sobre os seus dados e sobre quem pode acessá-los. O que é ideal para grandes empresas e instituições que precisam ter domínio total sobre suas informações.

Os custos desse tipo de estrutura podem ser maiores, mas o não compartilhamento da estrutura traz uma série de vantagens e benefícios. Dentre os quais se destaca o nível de segurança que é possível alcança sobre todos os arquivos e sistemas hospedados.

Nuvem pública

O armazenamento de arquivos em nuvem pública é um dos modelos mais populares do cloud computing. Aqui, ao contrário do que acontece na nuvem privada, a infraestrutura e todos os seus recursos são divididos entre múltiplos usuários.

Isso significa que diversas empresas usufruirão dos recursos da infraestrutura de um único provedor. O que traz inúmeros benefícios, mas também acarreta algumas preocupações com a segurança.

Entre as vantagens que ela oferece, a que mais se destaca com certeza é o custo benefício oferecido. Na maioria dos casos, as empresas podem ter acesso a alto poder computacional e serviços pagando muito menos do que gastariam em uma nuvem privada.

Esse tipo de nuvem é mais utilizada em serviços de ambiente Web como websites, lojas virtuais e sistemas de gestão ERP que precisam estar acessíveis em várias localidades.

Para o armazenamento de arquivos em nuvem, apesar do compartilhamento de recursos, ele também é uma boa solução. Isso pois oferece alta segurança e diversas funcionalidades para o armazenamento e tratamento seguro de dados.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é quando são utilizadas os dois tipos de nuvem citados anteriormente. Ou seja, quando uma empresa tem infraestrutura privada e pública para garantir eficiência.

Esse seria o cenário ideal, pois mesclando os dois tipos de nuvem a empresa pode explorar o melhor dos dois mundos. Por exemplo, usando a nuvem pública para serviços mais simples e a privada para serviços e armazenamento de arquivos confidenciais.




Contudo, o desafio aqui é manter a segurança da informação, já que a nuvem privada executa programas confidenciais, enquanto na pública ocorre a transmissão de dados.

Para que não ocorram erros com esse tipo de serviço, é preciso ter parceiros experientes, que otimizem o seu uso e passem segurança para sua empresa e seus dados.

Mesmo não sendo um sistema tão recente assim, a computação em nuvem ainda gera algumas desconfianças em relação à sua segurança.

Porém, é certamente uma das melhores e mais seguras opções para manter os arquivos de uma empresa, independente de ser privada, pública ou híbrida, e alguns pontos justificam essa funcionalidade.

Confira os motivos que fazem o armazenamento de arquivos em nuvem valer a pena

1. Controle de acesso dos usuários

O fato de existir muitos arquivos confidenciais que possuem acesso compartilhado para múltiplos funcionários, por vezes, é uma preocupação das empresas. Afinal, um acesso tão amplo assim aumenta as chances de vazamento, roubo ou perda de informações. O que, em qualquer um dos casos, resulta em prejuízos tanto financeiros quanto de imagem.

Porém, na nuvem, apesar do alto nível de acesso oferecido, é possível controlar os e estabelecer privilégios para cada usuário, escolhendo quem pode acessar o quê. Assim, o controle sobre o acesso às informações se torna muito mais rígido e a segurança aumenta.

2. Localização dos dados

Quem usa o armazenamento de arquivos em nuvem não sabe exatamente onde as informações estão armazenadas.

Isso não é, necessariamente, um problema. Pois, ao contratar uma empresa especializada, ela está disposta a armazenar seus dados, assumindo compromissos de obedecer aos requisitos de privacidade.

Ter um armazenamento descentralizado assim também tem suas vantagens. Afinal, é por conta disso que é possível ter acesso irrestrito às informações, não importa onde ou por qual dispositivo.

3. Armazenamento seguro

O armazenamento de arquivos em nuvem tem inúmeras vantagens em relação ao armazenamento físico. Isso porque o segundo está muito mais suscetível a perda ou vazamento de dados, já que estão expostos a muito mais ameaças, como quedas de energia, desastres naturais ou danificação dos equipamentos.

Já o armazenamento em nuvem, principalmente no caso da pública, é muito mais seguro. Pois todas os arquivos e dados ficam hospedados na infraestrutura de terceiros, geralmente muito bem protegida contra qualquer ameaça física e sob o cuidado de profissionais extremamente competentes.

Além disso, mesmo que qualquer ameaça se concretize, a informação contida nos servidores são “backupeadas” em outros servidores espalhados ao redor do mundo (lembre-se de contratar este serviço, pois nem sempre ele está incluído no pacote).

Assim, mesmo que, por qualquer motivo, um servidor saia do ar, os seus arquivos estarão completamente seguros e você continua tendo acesso ininterrupto a eles.

4. Criptografia dos dados

Os arquivos em nuvem armazenados nunca serão vistos por qualquer outro usuário da nuvem sem a permissão do dono.

A criptografia utiliza algoritmos complexos e os dados são acessados por login e senha, aumentado a segurança.

Além disso, os servidores utilizam softwares modernos de proteção, que se mantêm atualizados, acompanhando as mudanças das ameaças possíveis.

5. Recuperação dos dados

É praticamente impossível que você perca um documento armazenado na nuvem.

Mesmo que algum problema aconteça, é facilmente feita a recuperação dos dados, graças aos backups automáticos que os fornecedores oferecem a seus clientes, lembre-se de validar se contratou solução de backup para seus arquivos em nuvem.

6. Longo prazo

Os seus arquivos em nuvem ficam garantidos por tempo indeterminado. Isso significa que não importa o que aconteça você continuará tendo acesso irrestrito a eles pela quantidade de tempo que for necessário.

E, mesmo que exista problemas com a empresa contratada, você tem a liberdade de fazer a portabilidade e migrar para outro fornecedor com seus dados. Acrescento que tudo isso pode ser feito de maneira simples e rápida e que não há percas financeiras significativas no processo.

Mesmo com todas as suas vantagens e funcionalidades da nuvem, é preciso tomar algumas atitudes para que sua segurança aumente ainda mais e você fique completamente protegido.

São simples ações que você pode implementar, que ajudarão a manter a segurança e tirar de vez o medo de armazenar os arquivos em nuvem. Continue a leitura para saber quais são essas importantes práticas.




  • Tenha uma boa senha

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas negligenciam sua gestão de senhas, tornando mais fácil o ataque de mal-intencionados.

Mesmo com uma imensidão de senhas para se decorar, não utilize senhas fáceis como datas de aniversário ou o nome da empresa.

Faça combinações que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Além disso, lembre-se de mudá-la com frequência e não repetir em todas as suas contas e perfis online.

Utilize uma senha para cada serviço online, nunca repita uma mesma senha para mais de um serviço diferente.

  • Criptografe os dados

A criptografia dos dados é um dos recursos das nuvens, então, por que não usar?

Lembre-se de verificar os envios e armazenamentos, para que aconteçam por meio de conexões encriptadas.

O software de encriptação irá embaralhar as informações e torná-las ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a senha para acessar, aumentado a segurança dos seus dados.

  • Faça backups

Pode parecer estranho falar sobre fazer backups dos arquivos em nuvem, mas essa é uma prática que deve ser feita para que você tenha acesso caso ocorra problemas com os documentos originais.

Ao escolher o seu serviço de armazenamento, opte por aqueles que façam backups automáticos e recorrentes, facilitando seu trabalho.

  • Cuide do seu computador

Você pode utilizar um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem altamente confiável e a parte frágil ser o computador que loga no cloud da empresa.

Por isso, monitore sempre a infraestrutura interna e mantenha sempre o antivírus atualizado. Sem essa preocupação com o seu sistema, a nuvem pode ficar exposta a falhas de segurança.

A migração para a nuvem é essencial nos dias atuais, e, se feita com empresas confiáveis e tomando pequenas atitudes ela se mostrará realmente um método muito seguro e confiável.

Colocar os arquivos em nuvem traz muitas vantagens, como redução de custos, segurança e aumento da produtividade.

Lembre-se que hoje falamos apenas de armazenamento na nuvem, mas cloud computing vai além: processamento de dados é outra característica muito importante em cloud computing quando a necessidade não é simplesmente armazenar dados.

E então, como estão os arquivos e dados da sua empresa? Você utiliza a nuvem ou ainda tem receios sobre ela?

Aproveite que agora você sabe mais sobre a segurança dos arquivos em nuvem e conheça mais nossos serviços!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.