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3 de fevereiro de 2017

Guia prático: aprenda como otimizar sua gestão de TI

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Tempo de leitura: 4 minutos

A otimização das políticas de gestão de TI é uma rotina adotada por vários profissionais da área em busca de uma infraestrutura mais eficiente e alinhada com os objetivos do negócio. Diante disso, gestores adotam várias estratégias para melhorar os processos e garantir que os equipamentos possam atender a demandas internas.

Mas quais são as melhores abordagens para o meio corporativo? Veja a lista que preparamos no nosso post de hoje!

1. Utilize uma metodologia de acordo com o perfil da equipe

A metodologia utilizada nos processos internos sempre influencia nos resultados do negócio. Em projetos de TI, especificamente, a maneira como o gestor define as rotinas dos profissionais pode ter um impacto direto no sucesso da iniciativa.

Diante disso, deve-se escolher com cuidado qual será a metodologia utilizada para direcionar atividades, definir métricas e processos internos. Esse processo deve ser feito de acordo com o perfil do negócio, os objetivos de cada projeto e o perfil do time que vai atuar na inciativa. Assim, a companhia poderá atingir os resultados esperados com facilidade.




2. Alinhe as expectativas de todos os que estão envolvidos em um projeto de TI

A gestão de projetos de TI passa pelo manejamento correto das expectativas de todos os que estão envolvidos em uma iniciativa. Garantindo que todos trabalhem com os mesmos objetivos, o gestor potencializa as chances de sucesso do projeto, uma vez que todos terão o mesmo resultado em mente.

Nesse sentido, a realização de reuniões de planejamento devem ser feitas com o apoio de todos os líderes. Além disso, ao término de cada etapa, os objetivos devem ser revistos e os resultados divulgados, realinhando metas e unificando rotinas.

3. Tenha a computação na nuvem como uma aliada

A computação na nuvem é um dos investimentos ideais para quem busca otimizar a gestão de TI com a simplificação das políticas internas e o aumento da automação operacional. A adoção dessa tecnologia também aumenta a mobilidade de profissionais, o nível de disponibilidade de sistemas e a confiabilidade dos dados internos.




Com a possibilidade de monitorar todos os recursos em um ambiente unificado, gestores de TI ganham tempo para se dedicarem a projetos internos. Ao mesmo tempo, serviços de cloud storage facilitam a troca de informações em uma plataforma de alta segurança. Por fim, pagando apenas pelos recursos utilizados, o negócio consegue eliminar gastos e ter mais reservar para realizar investimentos.

4. Terceirize serviços internos

A terceirização de TI torna rotinas operacionais flexíveis e fáceis de serem gerenciadas. Contratando uma empresa do ramo, projetos são executados com agilidade, uma vez que times podem ser modificados rapidamente. Além disso, os custos administrativos são reduzidos, já que a burocracia necessária para contratar um profissional torna-se mais simples.

Por ter sempre a quantidade de profissionais necessária para atender às demandas internas do negócio, o setor de TI passa a ter índices de produtividade e eficiência otimizados. Nesse sentido, para te auxiliar a escolher entre o outsourcing em TI e a contratação direta de profissionais, preparamos um post comparando as duas soluções. Confira!

 
  

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