Pesquisar
Close this search box.

7 de fevereiro de 2020

4 segredos que nunca te contaram sobre a estrutura em nuvem

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
estrutura-em-nuvem
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 7 minutos

A evolução acelerada da tecnologia fez com que a estrutura em nuvem (cloud computing) passasse de uma ideia à realidade de forma extremamente rápida. Por conta disso, muitos gestores ainda se sentem perdidos em relação a essa tecnologia, como ela funciona e como pode ser utilizada pelos negócios.

É inegável que utilizar esse conceito de trabalho traz muitas vantagens, mas ainda há muita dúvida sobre ele e sobre quem pode auxiliar de verdade na migração para serviços da nuvem.

A cloud é confiável? Ela é realmente tão vantajosa como tanto se fala por aí? Como o meu negócio pode se beneficiar dela? Essas são algumas das perguntas comuns entre gestores  e no artigo a seguir vamos contar segredos que vão te ajudar a entender melhor o funcionamento e os benefícios da estrutura em nuvem. Confira!

1. Migrar para a nuvem é barato

É muito comum o pensamento de que contratar um fornecedor de serviços em nuvem terá um alto custo para a empresa. Na verdade, o que ocorre é o contrário, pois migrar para a nuvem é mais barato do que manter uma estrutura de data centers própria.

Isso porque os custos envolvidos na compra de hardware, licenças de software, sistemas de refrigeração, internet e suporte técnico profissional são extremamente altos e até mesmo impeditivos para a maioria das médias e pequenas empresas.

Na nuvem, por outro lado, tudo isso fica sob a responsabilidade da empresa contratada e o negócio paga apenas por aquilo que utilizar. Assim, os custos necessários para manter um suporte de TI de qualidade caem muito e o negócio consegue economizar para investir em áreas mais críticas para suas operações.

Além disso, na estrutura em nuvem existe uma grande vantagem, que é a escalabilidade. Assim, a empresa que contrata os serviços só paga pelos recursos utilizados, e pode escolher usar mais ou menos deles a qualquer momento.

E além de reduzir os custos com a manutenção de data centers, manter os dados na nuvem também impede que ocorram prejuízos com a perda de documentos e de dados importantes, em caso de acidentes.




2. Estrutura em nuvem é mais segura

Poder acessar os dados do negócio de qualquer lugar do mundo e através de qualquer dispositivo com acesso a internet é uma maravilha. Contudo, muitas pessoas ainda acham que, por esse motivo, não existe segurança de dados na nuvem.

A realidade é, novamente, o contrário: uma estrutura em nuvem é geralmente muito mais segura do que uma infraestrutura interna. Isso pois os provedores de serviços cloud são especializados e contam com uma série de ferramentas e profissionais experientes capazes de garantir proteção até mesmo nas situações mais extremas.

Quando as informações de uma empresa estão armazenadas na nuvem, elas ficam protegidas pelos firewalls e antivírus mais modernos, que sempre são atualizados por profissionais especializados, além de serem programas criados justamente para guardar dados em grande escala.

Além disso, a nuvem conta com a vantagem de ser completamente protegida contra ameaças físicas. Isso significa que os seus dados estarão seguros mesmo em caso de queda de energia, incêndios, alagamentos e desastres naturais.

Data centers instalados na própria empresa e administrados fisicamente estão muito mais sujeitos a essas ameaças e ataques hacker, além de necessitarem de manutenção constante para que a segurança esteja sempre atualizada.

3. Trabalhar em nuvem é mais fácil

Trabalhar em nuvem simplifica o dia a dia. Em uma estrutura em nuvem, as aplicações ficam todas integradas e trazem informações atualizadas, sendo possível acessá-las de qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

Isso é muito mais simples do que interligar informações quando se utilizam diversos sistemas independentes dentro da empresa. Muitas vezes, um departamento não consegue sequer enxergar os dados que precisa do outro, simplesmente porque suas aplicações não se conversam.

Na nuvem, por outro lado, todos os departamentos, da TI ao Marketing, podem ser profundamente interligados e os profissionais podem contar com um ambiente muito mais propício à colaboração.

Assim, o trabalho se torna mais simples e prático. O que aumenta o nível de produtividade e eficiência das equipes por toda a empresa. Inclusive dos gestores, que passam a poder contar com uma visão completa do desempenho de todo o negócio, setores, projetos e colaboradores individualmente.

Logo, a empresa como um todo só tem a ganhar com uma estrutura em nuvem. Então basta escolher quais recursos quer usar e contratá-los para ter um ambiente de trabalho automaticamente integrado e acessível a todos.




4. O armazenamento na nuvem serve para negócios de todos os tamanhos

Por ser uma tecnologia divulgada por grandes empresas, muitos pensam que só outras grandes empresas podem contratar seus serviços. E este é um dos maiores mal-entendidos sobre a tecnologia cloud.

Isso porque, como já foi mencionado, pagar por estrutura em nuvem é pagar somente pelos recursos de fato utilizados. Assim, independentemente do porte do seu negócio, é possível contratar soluções cloud que se encaixam perfeitamente na sua demanda e no seu bolso.

No caso de infraestrutura interna, temos uma situação completamente diferente. Pois não há escalabilidade e o negócio precisa investir pesado em hardware e software que consiga lidar com a demanda atual e futura.

O resultado são recursos ociosos e muito desperdício de tempo e dinheiro, o que torna essa solução de TI impeditiva para a grande maioria das pequenas e médias empresas.

Com esse cenário, pequenas empresas e startups também têm todas as condições para aproveitar os benefícios, sem se preocupar que o orçamento não seja suficiente para isso. Existem todos os tamanhos de empresas fornecendo soluções em nuvem e empresas de todos os tamanhos podem contratá-los: não importa se você é pequeno, médio ou até MEI.

E então, com esses esclarecimentos ficou mais fácil decidir se vale a pena usar a estrutura em nuvem? Empresas de qualquer porte devem analisar o cenário atual e entender que podem se beneficiar com as novas possibilidades da tecnologia, fazendo frente à concorrência no mercado e se colocando em uma posição de destaque.

Quer descobrir mais segredos da estrutura em nuvem? Entre em contato conosco para saber tudo sobre o assunto. Nós ficaremos satisfeitos em ajudar!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.