Um setor que vem crescendo e tornando-se cada vez mais importante dentro das empresas é o da Tecnologia da Informação. Com isso, os desafios do gestor de TI crescem. Todas essas exigências acontecem devido às mudanças nas demandas do mercado de trabalho e enfrentá-las pode exigir um certo esforço e adaptações do gestor.
Porém, quando o profissional dedica-se a aprender e a conhecer previamente futuros impasses, seu trabalho pode ser melhorado, além de ser realizado com mais agilidade, com uma maior captação de dados e atribuindo uma margem de erro cada vez menor. Assim, torna-se mais fácil usufruir das vantagens que as inovações tecnológicas oferecem.
Continue acompanhando nosso post para conhecer os principais desafios do gestor de TI e as formas de superar esses contratempos. Boa leitura!
Desafios do gestor de TI
Conhecer os desafios é fundamental para conseguir superá-los ou evitá-los. Acompanhe os maiores obstáculos no gerenciamento de uma equipe de TI:
Acompanhamento da evolução tecnológica
A tecnologia traz novas alternativas e soluções que otimizam a produção dentro de uma organização, favorece a veiculação de informações e agiliza o processo de comunicação.
Por isso, é esperado que o gestor de TI esteja sempre por dentro das inovações no mercado tecnológico e consiga aplicá-las dentro do negócio. Essa questão pode ser um desafio se o profissional não contar com treinamentos e capacitações que o auxiliem na execução das novas tecnologias.
Garantia de segurança dos dados
Uma das funções do setor de TI é manusear grande parte dos dados da empresa, como faturas, registros, débitos e demais informações importantes e que devem ser mantidas em sigilo.
Sendo assim, é esperado que o setor esteja preparado para qualquer ameaça digital, como os malwares — sistemas que se infiltram em computadores com o intuito de danificar, roubar ou excluir dados.
Esses ataques estão se tornando cada vez mais comuns e, com certeza, é um desafio para o gestor de TI manter os sistemas totalmente em segurança e longe de imprevistos negativos.
Equilíbrio entre proatividade e reatividade
Buscar o equilíbrio entre a proatividade e a reatividade é um dos grandes desafios do gestor de TI. É preciso lidar com as atividades de modo que possam estar equilibradas para que os resultados esperados sejam alcançados.
A proatividade é uma qualidade que muitas empresas buscam na personalidade dos seus funcionários, por ser uma característica de pessoas que agem antecipadamente, evitando problemas futuros. É o contrário da reatividade, que busca pela solução depois que o problema é concretizado.
A importância em saber dosar essas duas características está nos problemas que o foco exagerado em qualquer uma delas pode trazer.
Supondo que o gestor de TI trabalhe apenas com a proatividade de seus funcionários, consequentemente, todos os incidentes passam a ser tratados com o mesmo grau de prioridade, gerando um excesso de carga sobre o setor e a falta de avanços dentro do negócio.
Por outro lado, o foco na reatividade pode gerar mais efeitos negativos, levando à lentidão na solução de problemas, o que gera grandes perdas, principalmente em se tratando de erros expressivos para o seu negócio.
Supervisão da BYOD
A Bring Your Own Device, ou, em português, “traga seu próprio dispositivo”, é uma política adotada por empresas que dá ao funcionário o direito de levar seus próprios aparelhos digitais, como tablets, notebooks e smartphones, para a corporação.
A adoção dessa política é considerada de alto risco para as empresas, pois há maior chance de distração dos funcionários, acarretando a queda de produtividade e de eficácia. Controlar a entrada desses dispositivos é um desafio, já que são, para muitas pessoas, essenciais.
Soluções para os desafios do gestor de TI
A seguir, conheça as principais soluções para os desafios que podem aparecer para o gestor de TI.
Investimento em treinamentos e cursos
Hoje, as demandas empresariais não se baseiam apenas na aquisição material para produção, mas, principalmente, na maior qualidade humana responsável pelo sucesso de grandes negócios: o conhecimento.
Investir no conhecimento do gestor e de toda a equipe sobre as novas técnicas e ferramentas é fundamental para solucionar muitos dos desafios que passam pelo setor.
Os novos aprendizados auxiliam e garantem que a sua empresa esteja sempre à frente da concorrência. Além disso, a aplicação dos aprendizados aumenta a qualidade de gerenciamento e traz melhorias à sua mercadoria, além de proporcionar uma estrutura organizada, trazendo mobilidade e um atendimento diferenciado.
Manutenção de bons profissionais
Manter uma equipe especializada e bem estruturada é fundamental para o bom funcionamento dos negócios. Profissionais experientes e habituados a lidar com as responsabilidades de uma equipe de TI fazem com que o trabalho prestado seja de maior confiança e feito com mais motivação.
Além disso, reter os bons profissionais é manter uma equipe que tem amplo conhecimento do modo como a empresa funciona e que tem maior facilidade em lidar com os requisitos da organização, o que é fundamental para montar estratégias e conseguir superar grande parte dos desafios.
Investimento em segurança
O setor de TI lida com um grande volume de arquivos e informações que muitos, dentro de grandes empresas, não têm acesso. Mantê-los seguros é imprescindível.
Investir em técnicos e consultorias especializadas na segurança, e que saibam dos melhores sistemas e equipamentos que garantam a máxima proteção, é fundamental para esse tipo de interferência.
Aperfeiçoamento do material de trabalho
Uma equipe só consegue oferecer o seu melhor se estiver munida de boas ferramentas de trabalho. Atividades com softwares ou equipamentos antigos se tornam mais lentas e com grandes limitações.
Investir em novos equipamentos é a chave para melhorar processos dentro da empresa e, assim, evitar impasses decorrentes de falhas nos equipamentos, gerando maior facilidade e agilidade na resolução de problemas.
Fazer gerenciamento de TI é uma atividade que carrega muitas responsabilidades. Manusear informações valiosas para a empresa, sem dúvidas, traz seus desafios, que, se forem conhecidos previamente, podem ser evitados a partir de soluções simples.
Por fim, é preciso reconhecer que investir em uma boa equipe de TI, atualmente, é a melhor forma de aumentar a produtividade e otimizar os serviços dentro de uma empresa.
Gostou do nosso artigo sobre os desafios do gestor de TI? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e apresente a mais pessoas os contratempos dessa profissão e as suas soluções!