Entenda por que contar com um suporte de TI é importante

Entenda por que contar com um suporte de TI é importante

A sua empresa possui um bom time de suporte de TI? Conforme a tecnologia foi integrada ao ambiente corporativo, o suporte ao usuário passou a ter um papel de destaque nas rotinas da área. Ele consegue eliminar dúvidas, solucionar problemas e mitigar situações em que a infraestrutura pode ter quedas de performance ou ter a sua segurança comprometida, por exemplo.

Diante disso, investir em um time de suporte de TI terceirizado ou local deve ser visto como uma aplicação estratégica de recursos. Quer saber o motivo? Então confira, no post de hoje, os principais benefícios de possuir um time de suporte de TI no ambiente corporativo! Vamos lá.

Mais facilidade para solucionar problemas diários

Problemas na infraestrutura de TI podem causar uma série de prejuízos para o negócio. Eles impedem que processos sejam executados, criando atrasos e diminuindo a produtividade interna. Como consequência, a companhia tem dificuldades para atingir as suas metas e ter uma grande capacidade de atrair novos negócios.

Diante disso, é fundamental que o empreendimento tenha um time de suporte eficaz. Ele atuará lado a lado com os usuários para solucionar — com o máximo de velocidade e da melhor maneira possível — os problemas existentes. Assim, o impacto causado por falhas será o menor possível.

Otimização inteligente da infraestrutura

A partir do trabalho dos profissionais de suporte, a companhia terá uma visão abrangente sobre a sua infraestrutura e quais são os fatores que causam maior impacto no dia a dia de cada área. Isso permite que medidas sejam aplicadas para prevenir falhas e tornar a performance da infraestrutura continuamente eficaz.

As medidas de manutenção preventiva possuem um papel-chave para que a empresa possa reduzir os riscos e as ameaças que envolvem a sua infraestrutura. E, como o suporte em TI tem uma rotina estruturada para solucionar problemas, torna-se mais fácil para a empresa avaliar as suas maiores vulnerabilidades e otimizar a sua infraestrutura com precisão.

Apoio de profissionais com alto conhecimento técnico

Um time de suporte de TI de qualidade possui profissionais com conhecimento técnico elevado e alinhado com os padrões do mercado. Isso permite ao negócio reduzir custos e garantir que a sua infraestrutura sempre será gerenciada por meio de um conjunto de práticas modernas e inteligentes. Nesse cenário, o investimento em um time terceirizado pode ser a chave para o negócio atingir esse objetivo.




Terceirizando o time de suporte de TI, o negócio não precisa preocupar-se com o treinamento de profissionais. Tais processos serão direcionados para o prestador de serviços que, em busca de mais competitividade, sempre garante que os seus técnicos terão conhecimentos renovados na medida em que as tendências do mercado mudam.

Dessa forma, o trabalho executado no ambiente corporativo será capaz de rastrear e aplicar mudanças que agregam valor ao dia a dia da empresa, além de manter a infraestrutura de TI com o máximo de performance.

Redução de custos

Reduzir custos é um desafio para quem investe em TI. A tecnologia muda constantemente e o setor de TI lida com ativos que podem ter um alto valor, dependendo do perfil do negócio. Portanto, buscar as estratégias corretas para eliminar desperdícios e manter o negócio funcional sem aumentar custos é fundamental para o sucesso da empresa.

A terceirização do time de suporte poderá auxiliar a empresa a atingir esse objetivo. Primeiramente, dando mais flexibilidade para o negócio: o tamanho do time — assim como o custo para manter a equipe — será preciso, uma vez que os seus custos variam conforme a necessidade do negócio.

A empresa também eliminará gastos com o apoio técnico do time de suporte. Os técnicos poderão dimensionar a infraestrutura de TI para que os usuários façam o melhor uso possível dos recursos. Dessa forma, desperdícios são eliminados rapidamente.

Já os investimentos terão um retorno maior. As rotinas de gestão de TI serão alinhadas com outras áreas do negócio. Como consequência, a aquisição de novas tecnologias terá menos prejuízos e mais capacidade de atender às demandas externas.

Auxílio nas rotinas de tomada de decisão

As rotinas de tomada de decisão possuem um papel importante para o negócio. Decisões bem tomadas podem colocar a empresa em uma posição de destaque no mercado, uma vez que os profissionais conseguirão eliminar problemas reais e criar oportunidades de negócio.




Um bom time de suporte de TI pode juntar dados para que a empresa consiga maximizar o retorno obtido com os seus investimentos a médio e longo prazo. Conhecendo as metas e objetivos de médio e longo prazo da empresa, os gestores de TI conseguirão identificar quais ferramentas são capazes de atender às necessidades do negócio e a criar um fluxo de trabalho de alta performance.

Dessa forma, o empreendimento poderá adquirir soluções que criam um impacto real no seu dia a dia, contribuindo para tornar o fluxo de trabalho mais eficaz.

Foco nos principais processos do negócio

Empresas de sucesso possuem profissionais focando no que é mais importante. No entanto, quando o negócio não possui um time de suporte de TI bem estruturado, muitas pessoas perderão tempo com as rotinas da área: sempre que uma falha ocorrer, pessoas sem conhecimento especializado ficarão responsáveis por solucionar o problema.

Isso pode ser algo comum, por exemplo, quando o negócio contrata um serviço de TI que não possui um suporte adequado. Em caso de dúvidas ou problemas de performance, o profissional terá que interromper as suas atividades para descobrir a melhor forma de mitigar o falha, diminuindo a sua produtividade e aumentando o prejuízo na companhia.

Porém, investindo em um suporte de TI terceirizado, a companhia terá mais tempo para focar nas rotinas relacionadas com o seu core business. O negócio terá um time de técnicos disponíveis sempre que for necessário, para solucionar dúvidas, eliminar problemas e garantir que toda a infraestrutura tenha uma performance de ponta. Dessa forma, a empresa conseguirá manter um conjunto de serviços de alta qualidade e um tempo baixo de resposta às demandas do mercado.

Gostou da nossa lista de vantagens de possuir um time de suporte de TI e quer saber mais sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua empresa? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as nossas dicas em primeira mão!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *