Transformação digital nas empresas: saiba mais sobre esse assunto!

Transformação digital nas empresas: saiba mais sobre esse assunto!

A transformação digital nas empresas é um assunto que vem ganhando certa notoriedade nos últimos anos. Isso se deve à essencialidade da tecnologia aos negócios, tanto em termos de processos internos quanto de experiência do usuário, a qual leva organizações a se adaptarem aos avanços tecnológicos e, com isso, se manterem competitivas no mercado.

Bons exemplos que refletem tal cenário são as empresas fundadas até a década de 90, que tinham um modelo de negócio consistente, mas que para conseguirem atender às futuras demandas, tiveram que reformular suas estruturas. Aquelas que ficaram estagnadas dificilmente progrediram, afinal, a maneira como vivemos e consumimos mudou drasticamente.

Mas no que consiste esse processo de “mutação”? Será que a sua empresa deve se atentar a esse fenômeno? Com o intuito de orientá-lo a esse respeito, explicamos, abaixo, o que é transformação digital, quais são os seus benefícios e como aplicar na sua empresa por meio de 5 dicas. Acompanhe!

O que é transformação digital?

Sabe-se que o mundo passou por inúmeras mudanças significativas ao longo da história, tendo a humanidade atravessado por diversas eras e idades até chegarmos ao que chamamos de Era Digital (ou Era da Informação).

Neste exato momento, as empresas estão migrando para um novo universo onde a tecnologia virou grande aliada do homem, ou seja, como poderia dizer Vinícius de Moraes na atualidade, a TI é um cachorro codificado e aparelhado. Se no passado recente o empresário abria mão dela e vivia bem, hoje ele não faz o mesmo.

Hoje o consumidor é imediatista, bem informado, pesquisador e, acima de tudo, um ser que não abre mão das famigeradas: praticidade, comodidade, facilidade e simplicidade. A transformação que ocorreu neles de uns tempos pra cá é a razão pela qual a transformação digital nas empresas veio à tona; é um processo necessário para que os desejos e exigências do cliente sejam atendidos.

Portanto, no meio corporativo, a transformação digital é um processo no qual as empresas utilizam da tecnologia para atender às demandas da sociedade, bem como para melhorar os processos internos, o desempenho no mercado e a própria cultura organizacional.

Quais são os benefícios da transformação digital nas empresas?

Modernização dos processos

O impacto gerado nos processos em decorrência da automatização é considerável, visto que facilitará o trabalho dos empregados — melhorando a produtividade —, reduzirá a burocracia e, consequentemente, ajudará no aproveitamento do tempo.




Suporte na tomada de decisões

Com mais informações à disposição, independentemente de onde estiver o tomador de decisão, é certo que as ações serão mais precisas e inteligentes, pois unirão a riqueza dos dados com o talento do profissional.

Aumento da satisfação do cliente

O cliente perceberá que está sendo valorizado ao receber: serviços de alta qualidade, recursos inovadores, suporte técnico eficaz, atendimento rápido, facilidades, entre outros fatores que contribuirão para sua plena satisfação.

Geração de novos cargos

A transformação digital nas empresas faz com que a estrutura passe por evoluções. Geralmente, isso requer a criação de novos cargos e funções que agregarão valores positivos à equipe, seja técnica, seja estrategicamente.

Crescimento de lucros

Esse último é, propriamente, consequente de todos os benefícios mencionados acima. A partir do momento em que a empresa automatiza parte dos processos internos, deixando a equipe focada no core business; toma decisões mais inteligentes; consegue a satisfação do ciente; e cria novos cargos, sendo eles um diferencial extra, é natural que haja um ótimo acréscimo nos lucros.

Como transformar a sua empresa digitalmente?

Construa uma cultura de evolução constante

O que a sua empresa pretende fazer para evoluir após a transformação digital? Se a ideia é investir em recursos e, então, aguardar por alguns anos até fazer um upgrade nas coisas, saiba que você está pensando errado! A empresa, mais do que nunca, terá de se acostumar a evoluir.

Construir uma cultura de mudanças contínuas ajudará a empresa de várias formas. Pra começar, ela não precisará fazer investimentos dispendiosos de uma só vez, pois haverá um planejamento em que pequenas implementações serão feitas gradualmente. Considera-se, também, que o desempenho melhorará a cada dia, o que é excelente para manter um alto nível de competitividade.

Identifique os objetivos da transformação

Determinar o que deve ser transformado na empresa é o primeiro passo. Algumas empresas caem no engano de que a transformação digital envolve somente a experiência do consumidor. É verdade que esse é um fator relevante, mas não é tudo; ela também pode:

  • reduzir custos relativos às atividades da empresa;
  • acrescentar qualidade aos serviços, valorizando-os;
  • tornar os processos mais seguros contra desastres e ameaças cibernéticas;
  • melhorar o desempenho dos colaboradores;
  • firmar parcerias que a ajudem a direcionar seus esforços no core business;
  • investir em inovações para sobressair-se perante a concorrência; e
  • preparar o negócio visando grande crescimento.

Como podemos ver, as possibilidades são vastas, fazendo do foco num único objetivo um grande desperdício. Lembre-se: a sua empresa pode ir muito além com a transformação digital.

Analise as tecnologias disponíveis no mercado

Faça um estudo abrangente acerca das tecnologias e ferramentas disponíveis para realizar as transformações necessárias. Com propósito de explicar didaticamente, vejamos 3 exemplos:

1. Melhorar o desempenho da equipe

Se a ideia é proporcionar melhores condições aos empregados, existem aplicações de software que automatizam tarefas, deixando-os livres para exercer atividades mais importantes.




2. Otimizar a experiência do cliente

A melhor maneira de otimizar a experiência do consumidor é obtendo informações a seu respeito, de modo que a empresa o conheça melhor e saiba de seus conflitos, necessidades e soluções. Estima-se que o mundo tenha cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020; sendo assim, aplicações de coleta, análise e monitoramento de dados, e Artificial Intelligence são excelentes opções.

3. Tornar o ambiente de trabalho seguro

A segurança é um dos principais itens com que a empresa deve se preocupar, visto que as ameaças cibernéticas, bem como eventuais desastres, causam danos às vezes irreversíveis, como o vazamento e sequestro de dados do cliente e indisponibilidade do serviço por longo período.

As soluções preventivas envolvem a construção de um mecanismo eficiente de Segurança de TI e Segurança da Informação. Exemplos:

  • implementação de firewall apropriado;
  • instalação de antivírus;
  • aplicação de backup;
  • planejamento de continuidade de negócio;
  • gerenciamento de ativos; e
  • contratação de profissionais especializados.

Caso a empresa não tenha um departamento de TI adequado para administrar os setores de segurança, ela pode optar pelo outsourcing de TI.

Invista em inovações tecnológicas

Mais do que transformar parte dos processos e estrutura da empresa, é importante considerar as inovações tecnológicas que definirão a maneira como as empresas de sucesso trabalharão nos próximos anos. A tendência é que soluções de IoT (Internet of Things) e análise de dados (Big Data, por exemplo) integradas à computação em nuvem (cloud computing) estejam entre as principais demandas.

Reiterando que a transformação digital nas empresas requer um planejamento bem estruturado para que a estratégia traga os resultados esperados, portanto é interessante considerar a contratação de consultoria especializada no assunto antes de efetivamente agir.

Gostou das informações dispostas no artigo? Siga-nos pelo Facebook, Twitter ou LinkedIn e fique por dentro das futuras publicações!

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *