Você sabe o que é Data Lake e Data Warehouse?

Você sabe o que é Data Lake e Data Warehouse? 

Os dados estão ganhando cada vez mais importância para as organizações, que estão, pouco a pouco, aprendendo como transformá-los em oportunidades de negócio.  O Data Lake e o Data Warehouse são repositórios de dados que visam justamente facilitar essa tarefa, proporcionando um ambiente que possibilita o armazenamento, coleta e tratamento das informações.

No artigo a seguir, você conhece cada um deles detalhadamente e confere as vantagens e benefícios que ambos têm a oferecer. Confira!

O que é um Data Lake?

O Data Lake nada mais é do que um repositório que armazena todos os dados gerados pela empresa e sua principal característica está na forma como os dados são salvos. Nele, diversos tipos de informação em estado bruto são centralizados, sem passarem pelo processo de tratamento, análise ou governança.

Assim, os mais variados tipos de dados:  analytics, planilhas, IoT, Machine Learning e inteligência artificial, são armazenados juntos e ficam disponíveis para consulta. Ou seja, estamos falando de Big Data!

A ideia do Data Lake é justamente manter dentro da empresa dados que apresentem qualquer potencial de retorno, mesmo que, num primeiro momento, sejam inúteis e sequer sejam requeridos no futuro. 

Isso pode parecer ruim à primeira vista. Mas a verdade é que essa forma de armazenar dados traz uma série de vantagens e benefícios, como você confere a seguir!

Os principais benefícios e vantagens do Data Lake

O Data Lake já é considerado uma das melhores opções de repositório de dados, justamente por conta das vantagens proporcionadas pela sua maneira de armazenar as informações.

Por exemplo, com todos os dados armazenados juntos, o negócio tem mais flexibilidade para tratá-los e transformá-las em lucro. Abaixo, você entende melhor este e outros benefícios trazidos pelo Data Lake. Continue acompanhando!

Facilidade de acesso

Outras opções de repositório de dados, como o Data Warehouse, têm um acesso restrito, que dificulta sua utilização. Apesar de isso envolver questões de segurança, a verdade é que este acesso limitado acaba diminuindo seu potencial de gerar retorno para a organização.




Já o Data Lake é muito mais versátil e possui uma grande facilidade de acesso. Isso pois, além de permitir acesso ilimitado às informações, ele ainda possibilita o compartilhamento de dados entre usuários.

Assim, os diferentes profissionais e equipes podem usar o repositório para suprir suas necessidades. O que aumenta o valor das informações armazenadas e o retorno para a empresa. 

Suporte a um grande volume de dados

Atualmente, a quantidade de dados gerados pelas organizações é gigantesco. E estamos falando dos mais variados tipos de informação: de e-mails a dados de clientes e mercado. Assim, se faz necessária uma ferramenta que tenha suporte ao armazenamento e gestão desse volume tão grande.

Uma das principais vantagens do Data Lake é justamente a possibilidade de acumular todos esses dados, sem um grande aumento nos custos; além de permitir o armazenamento em ritmo acelerado, à medida em que são gerados.

Dessa forma, toda a informação gerada pela e para a empresa pode ser salva e posteriormente aproveitada. O que significa mais oportunidades para o negócio.

Flexibilidade

Como as informações são armazenadas em estado bruto, sem um tratamento prévio, o Data Lake proporciona uma flexibilidade maior de aproveitamento dos dados. Isso porque, nele, nada do que é gerado é previamente editado para uma finalidade futura. 

Assim, as informações podem ir sendo utilizadas à medida em que as necessidades forem surgindo. O que, além de aumentar o potencial de aproveitamento, flexibiliza o raio de ação e a tomada de decisão.

Com isso, mais oportunidades podem ser criadas e mais problemas resolvidos pelo negócio.

O Data Warehouse

Ao contrário do Data Lake, o Data Warehouse é um repositório dedicado a receber dados que já tenham recebido um tratamento prévio. Assim, ele serve para o armazenamento de informações já padronizadas, higienizadas e prontas para serem aproveitadas.

A ideia aqui é oferecer ao negócio uma visão organizada dos seus dados, que proporcione mais clareza e embasamento para a tomada de decisão dos profissionais. Assim, tudo é muito bem estruturado e moldado para responder a um determinado conjunto de questões.

Isso é extremamente útil, pois fornece respostas rápidas e bem embasadas para as mais diversas situações. Contudo, especialistas afirmam que, atualmente, o mundo está demandando respostas para questões que não haviam sido formuladas anteriormente. Logo, o Data Warehouse acaba deixando a desejar.




Seus principais benefícios e vantagens

Assim como o Data Lake, o Data Warehouse também é extremamente útil e proporciona diversas benefícios a uma organização. De uma maior eficiência a decisões mais bem embasadas, é imenso o seu potencial de retornos.

Abaixo, você confere todas as vantagens que o Data Warehouse tem a oferecer. Confira!

Análises mais limpas e claras

Como vimos, o Data Warehouse é um repositório que apenas recebe dados previamente tratados e selecionados para responder a determinadas questões. Embora isso diminua o potencial de utilidade das informações, fica mais fácil para os profissionais realizarem o processo de análise e aproveitamento dos dados sempre que for necessário.

Em situações graves, por exemplo, a consulta e “pesca” das informações necessárias podem ser feitas de forma rápida e fácil, sem qualquer ruído causado por outros dados.

Melhor tomada de decisão

Com análises mais claras, fica mais fácil para os gestores buscarem embasamento para a tomada de decisão. Assim, com o Data Warehouse, basta consultar os dados e extrair as informações necessárias, rápido e facilmente.

No caso do Data Lake, teríamos um processo de análise e extração dos dados muito mais complicado e demorado. O que dificultaria o trabalho dos gestores com informações distorcidas e sem contexto, prejudicando a tomada de decisão. 

Integração facilitada

Por fim, o Data Warehouse também proporciona uma integração facilitada com outras ferramentas. CRMs(Customer Relationship Management), ERP e outros softwares de Business Intelligence(BI) podem ser facilmente integrados ao repositório, gerando sistemas muito mais inteligentes e úteis para os diferentes setores da empresa.

Além dessas, o Data Warehouse, assim como o Data Lake, oferecem uma série de outras vantagens e benefícios. E a escolha entre um ou outro deve ser feita com base nas necessidades e objetivos do negócio com o seu repositório de dados.

Content Protection by DMCA.com
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *