Pesquisar
Close this search box.

24 de maio de 2016

Compare: Revenda SSD vs SAS

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 6 minutos

Revenda SSD Vs. SAS

Você sabe o que é um Armazenamento SSD? SAS? Hoje vamos explicar um pouco das diferenças entre esses tipos de armazenamentos e o que eles oferecem, focando nas nossas soluções oferecidas de Revenda SSD e SAS.

SAS – O que é?

SAS (Serial Attached SCSI) é a evolução de um modelo mais antigo de armazenamento físico conhecido como SCSI Paralelo (se soletra iscâzi, para os desacostumados com este nome), este tipo de armazenamento é considerado uma versão com desempenho superior ao conhecido SATA, porém com aplicações diferentes, normalmente mais utilizada para servidores ao invés de computadores convencionais.

Por muito tempo foi tido como o melhor tipo de armazenamento para pessoas interessadas em manter alguma aplicação web, onde tivesse de manter o conteúdo com o acesso rápido e dinâmico. Porém, assim como todo driver físico, suscetível à danos físicos e atrasos ao longo tempo de uso, gerando gastos maiores para aqueles que consideravam esta uma boa opção.

SSD – O que é?

SSD (Solid State Disk) é um passo mais à frente em questão de armazenamento e velocidade, pois primeiramente, ele trabalha apenas com armazenamento lógico e digital, não utilizando assim como todos os anteriores (SAS, SATA, SCSI) um disco magnético e uma agulha para a gravação. Toda a informação é compilada e guardada através de endereçamento, tornando a velocidade de leitura e gravação muito superior.

Há quem diga que o SSD possui uma vida útil mais curta, porém essa informação não totalmente verdade. O que acontece é que, para reescrever uma informação, ou gravar por cima, o sistema lógico necessita limpar o bloco de informações onde ele está sujeito a escrever, incapacitando o sistema de fazer o procedimento em páginas isoladas. Este problema foi resolvido com um comando chamado TRIM (executado próprio sistema operacional), que é capaz de limpar o bloco que será necessário, este comando só é possível em maquinas com Windows 7 ou Linux com o kernel em versão mais recente(nosso caso.).




Sendo assim, tornando-o uma excelente ferramenta para o uso em servidores e DataCenters.

Com essa situação de indecisão em qual plataforma investir, decidimos fazer um teste próprio.

Utilizando os nossos serviços de Revenda SSD (Linux SSD) e nossa Revenda convencional (Linux), construímos uma aplicação simples, um site WordPress, com um tema empresarial/business, imagens, vídeos. Utilizando a ferramenta nativa do Chrome (firebug/F12) e o website WebPageTest para testar o desempenho e tempo de carregamento das plataformas, chegamos a algumas conclusões.

[expand cid 512 title=”Veja os resultados”]

Plataforma SASPlataforma SSD
Tempo de carregamento:2.21s763ms
Teste Chrome:Revenda SASRevenda SSD
Teste WebPageTest:Revenda SASRevenda SSD

[/expand]




O que observamos com o teste?

Na nossa plataforma de Revenda SSD Linux houve uma diferença de aproximadamente 3x mais velocidade (mais de 300% neste teste) do que a Revenda SAS (Linux). Vale ressaltar que as páginas em questão, são simples, não possuem conteúdo extenso e são de fácil carregamento. No teste Revenda SAS, há um tempo de solicitação de informações muito maior do que a Revenda SSD, onde este tempo de solicitação é justamente aquele período de tela branca ou com imagens semi-carregadas. Importante frisar também, que utilizamos o WordPress com alguns plugins que deixavam-no mais lento em ambos os ambientes, e não instalamos nenhum plugin de otimização ou melhoria de performance, portanto, este tempo de carregamento em ambos os ambientes pode ser reduzido utilizando-se otimização no Word Press, porém, a diferença entre as tecnologias se manterá mesmo em caso de otimização do Word Press.

Conclusões

De fato ambas possuem um bom desempenho conforme a aplicação necessária, porém se você tem um perfil de trabalhos com urgência, um site de comércio eletrônico, ou algum tipo de sistema que necessita de tempo de resposta rápido, indicamos para vocês, sem sombra de dúvida, a Revenda SSD como ideal. Além de que, com as nossas plataformas de Revenda, você tem acesso a planos diferenciados, a partir de R$49,90, tendo 5 GB de Armazenamento, tráfego e domínios ilimitados. Nós utilizamos NGINX, Percona e PHP-FPM ao invés de Apache e MySQL, para melhorar a performance do serviço,  além de vários outros benefícios que você pode conferir no nosso site, clicando aqui.

Ficamos por aqui e esperamos vocês para nosso próximo post.

Até!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.