Pesquisar
Close this search box.

31 de dezembro de 2018

Por que backup remoto é um caso de vida ou morte para sua empresa

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 8 minutos

Por que adotar uma solução de backup remoto? imagine o seguinte cenário: a sua empresa gasta milhares com investimento em backup – compra mídia física e software; contrata profissionais e investe um tempo valioso diariamente na execução do sistema.

Com tudo isso, você estaria tranquilo em relação à segurança dos seus dados, né?

Mas um dia acontece um incêndio no prédio da companhia e ao chegar lá você encontra os dados que imaginou estarem seguros, fritos, junto ao resto da sua estrutura de TI. As consequências de uma situação como essa não precisam nem ser citadas…

Esse é o problema das soluções de backup tradicionais, armazenadas junto às estruturas das empresas. Elas conseguem proteger os dados na maioria das situações. Mas em caso de um desastre se tornam completamente ineficientes. A solução? O backup remoto!

Backup remoto

O backup remoto, basicamente, nada mais é do que um backup normal, com a diferença de que ele fica guardado fora da estrutura de TI da empresa. Com ele, ao invés dos dados serem copiados e guardados em mídia física, como fitas ou discos, ou mesmo no próprio computador; eles são enviados através da internet para outro servidor, seguro, fora da companhia.

Geralmente esse é um serviço contratado de uma outra empresa, que lida com todas as questões referentes ao backup. E os dados podem ser guardados na nuvem, em um servidor ou data center. Mas sempre fora da estrutura de TI principal.

Por que o backup remoto é essencial para sua empresa?

Mas por que o backup remoto pode ser um caso de vida ou morte para a sua empresa? Afinal, com o modelo comum de backup todos os dados estão salvos e em caso de qualquer problema basta restaurá-los.

É aí que pode estar o problema. Com todo o backup da sua empresa sendo mantido dentro da estrutura de TI, eles realmente estão à salvo da maioria dos problemas que podem acontecer. Mas e no caso de um desastre?

Um incêndio é apenas uma das possibilidades…




Em desastres naturais, como enchentes, todo o backup pode ser levado pela água. Em caso de um assalto, a mídia física onde o backup está armazenado pode ser roubada junto com os outros equipamentos. Os prejuízos em uma situação como essa são incalculáveis.

Com todo o backup localizado dentro da empresa, ela ainda fica mais vulnerável a ação de hackers. Em caso de um ataque Ransomware, por exemplo, além de ter os computadores sequestrados, os dados da empresa e dos clientes também vão parar nas mãos dos criminosos. E eles vão cobrar muito mais para que sejam restaurados.

Com uma solução de backup remoto, os dados da sua empresa ficam seguros em todas essas situações e em muitos outros desastres que podem acontecer. Pois como o backup fica armazenados fora da empresa, mesmo no pior dos casos eles estarão salvos e disponíveis para restauração.

E além dessa principal vantagem, ao adotar uma solução de backup remoto a sua empresa ainda pode desfrutar de muitos outros benefícios:

Confiança

Com certeza, um dos maiores benefícios do backup remoto é a sua capacidade de automação. Com isso, nem é preciso que um profissional pare o seu trabalho para fazer o backup dos dados. Pois todo o processo é feito por software, que ainda pode backupear com base em um agendamento.

Além disso, o processo de recuperação das informações é prático e rápido, já que o backup remoto funciona através da internet. E, como o backup pode ficar armazenado em servidores diferentes, mesmo que um deles tenha problemas, os dados estarão seguros.

Se você mesmo quiser cuidar de seu backup remoto, precisará de um software de gestão de backups. Este software pode ter um custo salgado, por isto, separamos 5 opções de software de backup gratuitos em outro artigo.

Fácil de lidar

Não é preciso grandes investimentos ou processos para poder instalar e lidar com um sistema de backup remoto. Pois todo o processo, da instalação à configuração, pode ser feito pela empresa que vai prover o serviço.

Demanda de menos tempo e pessoal

Soluções de backup tradicionais exigem que um profissional realize todo o processo de cópia e salvamento dos dados. Isso, além de tomar tempo, retira o profissional de uma atividade muito mais importante que ele poderia estar realizando.

A grande maioria das soluções de backup remoto podem ser inicializadas com o simples clique de um mouse. Ou agendadas em uma base regular, o que não vai exigir sequer um clique.




Segurança

A maioria das empresas que prestam o serviço de backup remoto têm os seus servidores em locais completamente protegidos contra desastres. Além de terem um sistema de segurança altamente avançado, capaz de deter ações criminosas reais e virtuais.

E a transmissão de dados entre a sua empresa e os servidores é protegida por sistemas de encriptação avançados. Tornando quase impossível o acesso ao conteúdo. Além disso, o processo de backup fica menos suscetível à falhas humanas, já que ele é realizado por software. 

Custo benefício

Em grandes empresas, com uma enorme quantidade de computadores e de dados que precisam ser backupeados diariamente, os custos com uma solução de backup tradicional são altíssimos.

Eles podem ser reduzidos – e muito – com uma solução de backup remoto. A maioria dos planos oferecidos cobram um valor mensal e disponibilizam uma enorme quantidade de espaço.

Mesmo que seus dados estejam em ambiente de datacenter, o backup remoto deve ser avaliado.

Além de tudo isso, com o backup remoto a sua empresa ainda ganha:

  • Mais espaço físico: com todo o backup armazenado fora da empresa, todo o espaço que seria ocupado por inúmeras fitas e discos fica disponível.
  • Mais espaço de armazenamento: com uma solução de backup remoto, a sua empresa ganha uma enorme quantidade de espaço de armazenamento. Não será mais preciso ficar providenciando espaço aqui e ali pra guardar mais fitas ou discos.
  • Mais tempo: como já dito, o backup remoto pode ser completamente automatizado. Com isso, você e a sua equipe ganham muito mais tempo para poder trabalhar naquilo que realmente importa.

E tendo a Host One como parceira, você pode desfrutar de todos esses benefícios e evitar que aquele cenário mostrado no início do texto seja o seu um dia.

Nossos clientes com produtos Data Center Virtual e Servidor Dedicado podem contar com todos os benefícios e toda a segurança proporcionada pelo backup remoto. Conosco, eles podem fazer o backup de seus dados em outro data center e ficarem completamente tranquilos quantos aos seus dados mesmo em caso dos piores desastres.

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.