Pesquisar
Close this search box.

2 de outubro de 2019

Softwares de backup gratuitos: 6 sugestões para a sua infraestrutura de TI

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
blog-backup
Tempo de leitura: 8 minutos

Contar com um bom software de backup é imprescindível. Afinal, qualquer erro pode acarretar sérias consequências e inúmeros prejuízos. Por isso, existe uma predileção por ferramentas pagas (e caras) – mais por conta da ideia de segurança e superioridade que elas passam, do que aquilo que elas realmente oferecem.

Mas você sabia que existem ótimas opções de software de backup gratuitas? Se não, trouxemos 6 excelentes exemplos pra você conhecer. Acompanhe!

Mas antes, vale a pena usar um software de backup gratuito?

A palavra “gratuito” carrega uma ideia de inferioridade e, nesse caso, talvez até de insegurança. Todavia, nem sempre o “gratuito” é ruim ou inferior às outras opções. No caso dos softwares de backup que apresentaremos aqui, boa parte deles é, na verdade, superior às alternativas pagas.

Eles são softwares livres, o que quer dizer que foram desenvolvidos e distribuídos sob a filosofia de proporcionar liberdade aos usuários. Além disso, contam com uma enorme comunidade focada em encontrar falhas e corrigi-las, além de prestar apoio aos outros usuários. Boa parte deles conta, ainda, com funcionalidades superiores aos softwares de backup proprietários, incluindo ferramentas de segurança, como criptografia.

Por isso, não há com o que se preocupar. Vale sim muito a pena usar um software de backup gratuito!

Abaixo, conheça cincos ótimas opções!

1. Bacula

O Bacula é o software de backup mais usado no Brasil e o terceiro mais mais usado do mundo. E toda essa popularidade se deve às inúmeras funcionalidades e vantagens que o software oferece, conseguindo superar ferramentas proprietárias, mesmo sendo um programa open source e gratuito.

Ele possui as versões community, que é gratuita e a versão enterprise, essa paga. Também roda em estrutura cliente/servidor, possui suporte à maioria dos dispositivos storage do mercado, inclusive mídias ópticas; não exige altos requisitos de hardware e é multiplataforma. Além disso, possui uma estrutura modular independente(os módulos podem ser instalados em lugares separados).

Suas funcionalidades são diversas:




  • O software possui uma interface amigável e ainda conta com diversas interfaces web desenvolvidas pela comunidade, onde toda a operação, configuração e monitoração pode ser feita;
  • 100% compatível com o esquema GFS;
  • Funcionalidade que permite a execução de scripts antes e depois do backup no cliente ou servidor;
  • Armazenamento de backups em mídias físicas como discos e fitas magnéticas;
  • Autenticação dos serviços de backup por meio de senha e de chave criptográfica;
  • Inúmeros recursos para customização de backups.

Além de todas essas funcionalidades, o Bacula possui uma farta documentação disponível na internet e inúmeros canais de suporte pela comunidade, que conta com mailing lists, forums, ICR channel e muito mais. Por isso, todo o processo de instalação e configuração do software se torna mais fácil.

2. Amanda

Amanda é o software de backup mais popular do mundo. Atualmente, ele já protege mais de um milhão de servidores e desktops, com diversas versões de sistemas operacionais Linux, UNIX, BSD, Mac OS-X e Windows.

A versão open source e gratuita do programa é o Amanda Community. Uma versão poderosa e robusta.

Suas principais características são:

  • Capacidade exclusiva de gravar backups em fita e disco simultaneamente;
  • Como o Amanda não usa drivers de dispositivos proprietários, qualquer dispositivo suportado por um sistema operacional funciona bem com o software.
  • Amanda é altamente segura. A criptografia no cliente garante a segurança dos dados em trânsito e a criptografia no servidor assegura a proteção dos dados armazenados.

O Amanda também possui uma ampla documentação disponível e uma comunidade gigantesca e produtiva distribuída por fóruns, grupos de discussão, etc.

3. Bareos

Bareos é a sigla para Backup Archiving Open Sourced, uma ferramenta de backup desenvolvida com base no Bacula. Ele é distribuído sob a licença AGPL v3, e, por isso, qualquer um pode ter acesso ao código fonte do programa para realizar adaptações e mudanças.

Ele também é multiplataforma e oferece diversas funcionalidade como criptografia para hardwares LTO, banda larga ilimitada e repositórios de pacotes binários tanto para Linux quanto para Windows.

Além disso, o software também conta com uma enorme comunidade que não só presta suporte, como também ajuda a melhorar o programa desenvolvendo novas funcionalidade e recursos.

O Bareos é a solução de backup recomendada e utilizada pela Host One em sua infraestrutura.

4. BackupPC

O BackupPc é outra ótima opção de software de backup livre e gratuito. Ele é um programa robusto, cheio de funcionalidades, altamente configurável e fácil de instalar. Também é multiplataforma, mas está disponível apenas para Linux e Windows.

Entre suas principais características estão:




  • Um sistema inteligente que minimiza o pool de armazenamento em discos de I/O. Arquivos idênticos através de múltiplos backups das estações iguais ou diferentes são armazenados apenas uma vez, resultando em economias substanciais em armazenamento em discos de I/O;
  • Uma poderosa interface web que permite aos administradores visualizar arquivos de log, configurações, status atual do servidor e iniciar ou cancelar backups e restaurar arquivos backupeados.
  • Suporte a endereços IPs dinâmicos;
  • Suporte a ambientes mobile;
  • Documentação farta e detalhada disponível;
  • Parâmetros de configuração flexíveis que permitem que vários backups sejam executados em paralelo, agendamento para backups completos e incrementais, agendamento de lembretes por email e muito mais.

5. Duplicati

Por fim, a nossa última sugestão é o Duplicati. Assim como os outros ele é um ótimo software de backup open source e gratuito. Distribuído sob licença LGPL, com várias ferramentas e funcionalidades disponíveis, ele é um programa extremamente robusto e seguro.

Ele funciona com protocolos padrão como FTP, SSH e WebDAV, assim como com serviços mais populares como o Microsoft Onedrive, Google Drive, Box.com, Mega e Amazon Cloud Drive & S3.

O software também oferece diversas ferramentas:

  • Backup de pastas e arquivos com criptografia AES-256;
  • Economia de espaço com backups incrementais e deduplicação;
  • Interface web e interface de linha de comando, que permite a execução de backup em qualquer máquina;
  • Agendador embutido e atualizador automático.

6. Comodo Backup

Comodo é uma ferramenta que não só realiza backup como permite agendá los. Além disso você pode personalizar a cópia de acordo com suas necessidades. Com essa ferramenta é possível:

  • Escolher entre a fonte e o destino da cópia (local, FTP ou CD)
  • Backup completo ou parcial
  • Backup para HDs internos ou externos

Esse e todos os outros softwares de backup apresentados aqui podem ter uma certa curva de aprendizado para se aprender a usá-los, mas a longo prazo, vale muito a pena este investimento de tempo, pois a longo prazo, a economia em licenciamento de software será muito grande.

Você mesmo pode baixá-los e instalá-los nos servidores internos da sua empresa ou na nuvem sem problemas. Se precisar de ajuda, basta dar uma olhada na documentação disponível na internet, ou em um dos canais de comunicação da comunidade, pois muitas pessoas ajudam iniciantes nos fóruns e listas de discussão dos projetos.

Conhece mais algum bom software de backup gratuito que não entrou na nossa lista? Fala pra gente nos comentários!

 

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.