AIOps nas operações de TI

0
101
AIOps
Tempo de leitura: 7 minutos

Manter o controle das operações de TI modernas com o uso de ferramentas antigas não é o ideal. Aliás, é uma tarefa impossível de ser feita, e por isso precisamos abandonar essa ideia. A AIOps veio para ajudar nesse problema.

O mercado está muito dinâmico, assim como as operações de TI. Nesse sentido, não dá para utilizar softwares e ferramentas paradas no tempo. Elas não se encaixam no momento atual — nem no mercado atual.

A TI está mais engajada em mudanças realizadas com os próprios softwares ao invés de com as mãos humanas. Dessa forma, o computar já consegue se reconfigurar quando é necessário, mas para isso precisamos de inteligência artificial. A AIOps propões justamente isso.

Os processos de gestão têm muito a ganhar com a AIOps. De fato, a digitalização em que vivemos pede por essa atualização de processos. Como não podemos colocar um cérebro humano no computador — ainda —, precisamos usar inteligência artificial. Quer aprender um pouco mais sobre AIOps? Preparamos um artigo completo para você.

Boa leitura!

O que é AIOps?

Em resumo, a AIOps é uma evolução do ITOps, a qual acrescenta a análise de dados somada a inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Dessa forma, as empresas conseguem processar toneladas de dados ao mesmo tempo, assim como tomar ações com base nos resultados.

Para fazer isso, o método une diversas informações e trata os dados de forma a obter insights importantes para a empresa. Pode-se implementar métodos de automação e demais melhorias dentro da organização. Portanto, fica claro que a AIOps está relacionada a união de algumas disciplinas da TI.




Por fim, podemos concluir que ela vem para expandir as capacidades humanas e de sistemas legados. Todo o trabalho é acelerado e feito em escalas surpreendentes. Por isso alguns especialistas apontam para a AIOps como o futuro da TI.

Por que sua empresa precisa dessa tecnologia?

Existem 3 ótimos motivos para adicionar AIOps em sua empresa. Vamos detalhar cada um deles.

  • Fácil de gerenciar infraestruturas de TI. Uma das grandes dificuldades do ITOps é gerenciar infraestruturas. Aliás, não são exatamente infraestruturas, pois existem vários componentes interligados, como cloud, dispositivos móveis e assim por diante. Dessa forma, as abordagens clássicas não dão conta de trabalhar com toda essa informação, causando problemas de eficiência.
  • Monitoramento constante. Um dos grandes desafios da ITOps é justamente a quantidade de eventos e dados coletados. O volume aumentou muito nos últimos anos, principalmente por causa da tecnologia IoT e serviços de API.
  • Soluções agilizadas. As infraestruturas de TI precisam reagir rápido a determinados eventos. Aliás, o consumo de produtos digitais tornou a expectativa dos usuários muito alta, o que acarretou na necessidade de soluções rápidas. Temos ainda o agravante relacionado à experiência de usuário, a qual pode ser prejudicada caso não tenhamos agilidade nas soluções.

Quais são os benefícios que a AIOps pode trazer?

Sem dúvidas, a principal vantagem do uso da AIOps é a economia de tempo por parte da equipe de TI. De fato, o pessoal tem mais tempo para elaborar soluções, pois grande parte das preocupações com eventos e alertas se foram.

Além disso, um benefício bastante legal é a capacidade de aprendizado da tecnologia de AIOps. A equipe pode ensinar as plataformas a trabalharem corretamente, no início. No entanto, elas, por si só, vão evoluir e suplantar os ensinamentos dados pelos humanos.

Outro ponto importante a ser comentado é sua capacidade de monitoramento. Ao contrário de um trabalhador, a IA pode monitorar o sistema 24 horas por dia, 7 dias por semana — o famoso 24/7. Assim qualquer problema será captado e resolvido por ela, caso tenha sido implementada corretamente.

A AIOps oferece uma boa integração entre as partes da organização. Nesse sentido, temos uma melhor comunicação entre as equipes de TI e até de outras áreas da empresa. Além disso, há relatórios simplificados que permitem a compreensão sobre determinados aspectos da empresa. Isso facilita a troca de informação entre os colaboradores, além de permitir uma visão completa do problema apresentado.

Em alguns casos — na maioria deles, talvez —, os alertas são irrelevantes ou de grau de importância pequeno. Porém, os ruídos e distrações causados por eles são gigantescos. A AIOps remove esses ruídos e permite o trabalho concentrado da equipe de TI, facilitando na solução de problemas complexos.

Todas essas vantagens fazem os olhos brilhar, não é verdade? Mas nem tudo são flores na AIOps: ela também possui desvantagens palpáveis.

E as desvantagens dessa tecnologia?

As tecnologias envolvidas na AIOps já estão maduras, mas ainda há muito a ser desenvolvido para que funcionem 100%. Porém, nem sempre é culpa da tecnologia. Por ser alimentada por dados, a qualidade desses dados interfere diretamente na eficiência do processo.




Além disso, implementar essa tecnologia pode ser uma verdadeira dor de cabeça, pois requer muito tempo e esforço. O mesmo vale para gerenciar e manter esse tipo de plataforma, a qual não é tão simples assim.

Outro ponto importante diz respeito aos dados. Como foi mencionado antes, a AIOps possui uma dependência enorme por dados. Porém, esse detalhe se desdobra em problemas como retenção, armazenamento e até proteção desses dados.

Por fim, um aspecto bastante negativo dessa tecnologia é que há necessidade de confiança. Embora pessoas do ramo compreendam os benefícios dela para a organização, leigos como gestores e supervisores podem não entender. Isso é importante principalmente quando queremos que algo atue de modo autônomo.

Essas são algumas desvantagens da AIOps. Porém, as vantagens superam e muito suas desvantagens. Com certeza muitas mudanças virão para revolucionar essa tecnologia.

Ela se encaixa no mundo da TI moderna?

Podemos pensar que ela não possui utilidade na TI moderna, pois diversas outras ferramentas dão conta do serviço. No entanto, devemos tomar cuidado com a quantidade de ferramentas. Justamente o grande número de dados, eventos e processos simultâneos causam a complexidade que vemos hoje.

A AIOps aparece como uma alternativa ao problema de gerir vários dados ao mesmo tempo. Além disso, ela entrega praticidade e resolve alguns problemas típicos da TIOps. Nesse sentido, podemos dizer que ela está além da TI moderna, pois representa o futuro desse setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui