Qual o impacto da Inteligência Artificial no dia a dia do setor de TI? Como essa tecnologia auxilia a área a desenvolver mais serviços de qualidade e executar um trabalho de alta performance?
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial foi integrada progressivamente em vários setores. Nos carros, por exemplo, deixou os veículos mais autônomos. Já na indústria, facilitou a identificação de problemas, enquanto no comércio garantiu rotas de entrega mais ágeis e econômicas.
Já no setor de TI, a Inteligência Artificial tornou os serviços mais confiáveis e auxiliou gestores a terem um foco maior nas demandas dos usuários. Assim, a entrega de serviços já é feita com mais agilidade e foco em inovação.
Se você quer saber mais sobre o impacto da Inteligência Artificial no setor de TI e como ela pode gerar um trabalho de maior qualidade, continue a leitura de nosso post!
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (ou apenas IA) é a tecnologia que permite a softwares e dispositivos eletrônicos executarem tarefas de modo autônomo. Ela pode ser utilizada tanto para atividades simples, como um jogo de xadrez, quanto para processos complexos, como a pintura de um automóvel.
Essa tecnologia vem sendo, ao longo dos últimos anos, empregada em várias rotinas corporativas. Sistemas de automação industrial, gestão de ativos ou mesmo de logística são alguns exemplos de soluções que ganham performance com a Inteligência Artificial.
Graças a elas, essas ferramentas ganham automação e tornam-se capazes de lidar com um maior número de demandas automaticamente. A Inteligência Artificial trabalhará continuamente para executar atividades de otimização e melhoria da qualidade, a fim de evitar erros e criar uma experiência mais inteligente para o usuário.
Qual o impacto da Inteligência Artificial na área de TI?
Se na indústria ela torna equipamentos mais eficazes, e no comércio a Inteligência Artificial pode auxiliar entregas a serem feitas com menos erros, no setor de TI essa tecnologia consegue otimizar vários processos.
Da gestão de políticas de segurança ao atendimento dos usuários, muitas são as atividades que podem ganhar qualidade. Veja abaixo quais são os impactos da Inteligência Artificial na área de TI!
Melhoria na análise comportamental
A análise comportamental pode ter um grande impacto em como os processos e as políticas da área de TI são estruturados. Ela permite que o setor conheça melhor os usuários, os serviços mais utilizados e o seu perfil.
Com tais dados, a empresa consegue direcionar com mais qualidade as próprias escolhas e, assim, tornar a tecnologia uma chave para o sucesso da empresa.
Isso será sentido na criação de políticas de gestão e ao realizar investimentos mais inteligentes. Ao avaliar como as pessoas utilizam a tecnologia em seu dia a dia, a empresa pode avaliar quais são as melhores formas de estruturar a infraestrutura e criar processos de maior qualidade.
Dessa forma, a tecnologia poderá ser integrada de modo mais profundo nos fluxos de trabalho da companhia e, com isso, criar mais competitividade.
Melhora da segurança digital
Na área de segurança, por exemplo, a análise comportamental feita com a IA permite que ferramentas de proteção detectem ataques com mais qualidade.
Com o conhecimento da rotina de cada conta, o sistema conseguirá avaliar rapidamente se houve uma invasão e, assim, bloquear as contas que possuíram a sua integridade corrompida. Dessa forma, o impacto causado por ataques cairá drasticamente.
Sistemas autogerenciáveis
Entre os impactos da Inteligência Artificial no setor de TI, os sistemas autogerenciáveis podem ser apontados como um dos de maior potencial. Esse tipo de aplicação utiliza recursos de IA para identificar como estruturar os serviços de TI, seus recursos e o nível de performance conforme as demandas do usuário.
Dessa forma, a experiência de usuário é otimizada continuamente para que seja sempre a melhor possível.
Um banco de dados autônomo, por exemplo, pode utilizar esse tipo de recurso para garantir que o acesso às informações seja sempre o mais ágil e íntegro possível.
Ao identificar momentos de baixa demanda, o sistema poderá executar processos de manutenção e segurança automaticamente. Assim, o gestor conseguirá focar mais recursos nas suas políticas críticas e entregar um serviço de qualidade.
Em outra palavras, em todas as atividades do setor de TI a Inteligência Artificial possui um papel-chave. Graças a ela, a empresa pode obter melhores insights sobre como otimizar suas atividades e, então, criar mais valor para a tecnologia no ambiente corporativo.
Os dados serão analisados de forma mais dinâmica e inovadora, com registros de múltiplas fontes, e unificados para criar soluções modernas e com foco nas demandas de usuários.
Qual o impacto do gestor de TI nesse cenário?
No dia a dia do uso das soluções de TI, o gestor tem um papel-chave. Ele é o profissional responsável por executar as rotinas de gestão, planejar investimentos e políticas que possam otimizar o fluxo de trabalho de todos os setores que dependem de uma ferramenta de TI para serem funcionais.
Além disso, esse é o profissional que define como os processos de manutenção e prevenção de falhas serão implementados.
Sem ele, portanto, a empresa pode ter dificuldades para atingir seus objetivos e conseguir executar um trabalho de alta performance: a infraestrutura de TI terá problemas constantes e não estará moldada conforme as suas necessidades.
Nesse cenário, em que o gestor enfrenta múltiplos desafios diariamente, a Inteligência Artificial pode ser de grande apoio. Ela servirá para que rotinas sejam otimizadas com mais automação e menos erros.
Assim, sem que processos repetitivos sejam algo que demanda muito foco do gestor, ele poderá direcionar mais atenção para rotinas que agregam valor aos serviços da empresa.
A gestão de um banco de dados, por exemplo, poderá ser otimizada automaticamente e nos momentos mais adequados. Consequentemente, mais tempo será direcionado para a definição de processos inteligentes e capazes de atingir os resultados que a empresa espera.
O impacto da Inteligência Artificial em TI cobre todos os processos da área. Com soluções que incorporam recursos de IA, a empresa consegue melhorar seu fluxo de trabalho e evitar problemas de performance. Além disso, mais atenção será dada às demandas do usuário, criando um ambiente operacional de alto desempenho e inovação.
Gostou desse post e quer saber mais quais são os principais desafios do gestor de TI? Então veja nossa lista e prepare-se para enfrentá-los!