Pesquisar
Close this search box.

17 de janeiro de 2017

Pare! E aprenda como automatizar processos da empresa

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Umas das maiores buscas de empresários é otimizar os processos da empresa no intuito de fazê-la crescer. Para isso, muitas ações são realizadas, e uma delas é a automatização, que serve para melhorar os fluxos de trabalho, reduzir os gastos de alguns setores e aumentar a produtividade geral. Essa prática vem se difundindo cada vez mais por mostrar efeitos a curto e longo prazos!

Automatizar processos permite ao gestor fazer com que seu negócio funcione de forma estratégica, organizando o tempo dos seus colaboradores, melhorando o custo-benefício final, implementando serviços eletrônicos para reduzir o tempo com operações básicas, visando o crescimento da empresa.

No post de hoje, veremos como automatizar processos pode melhorar ainda mais o dia a dia de todo o time. Acompanhe!

Faça um planejamento

Para fazer uma boa automatização de processos é importante que haja um planejamento na empresa, definindo alguns objetivos que devam ser alcançados. Por isso, inicie estipulando metas e traçando um caminho a fim de atingi-las.

Esse primeiro passo servirá de aporte para mudar processos da empresa. É importante ter tudo na ponta do lápis, pois os fluxos devem estar listados e analisados.




Defina todos os setores que se beneficiam com a automatização de processos. É importante decidir quais áreas possuem prioridade para receber melhorias e como os efeitos dessa automatização podem trazer benefícios a outras áreas da empresa.

Comece pelo mais simples

É mais interessante começar a otimização da empresa por tarefas simples, ações repetitivas em que seja necessária pouca colaboração humana. Automatizar esses processos poupa tempo dos funcionários, que podem direcionar suas ações para algo mais produtivo.

Gradativamente, ações básicas da empresa já estarão automatizadas, facilitando a aplicação dessa otimização no restante das atividades.

Crie uma infraestrutura

Para conseguir atender melhor as expectativas da empresa, do mercado e do seu time, ampliando as possibilidades oferecidas pela automatização de processos, crie uma infraestrutura para dar conta desse tipo de mudança. Ter uma empresa especializada, que ofereça as ferramentas certas é uma das formas que mais otimizando a migração.

Cloud server, data center virtual e servidores dedicados, por exemplo, são itens necessários. Mediante uma análise profissional, será possível identificar o que melhor se ajuda à sua necessidade.

Invista em CRM e outras ferramentas para clientes

Conhecido como Customer Relationship Management, é uma aplicação que trabalha o relacionamento entre cliente e empresa de maneira mais estratégica, fazendo um atendimento ágil. Também é possível automatizar atividades que envolvam cobrança, com cadastro de clientes, envio de boletos e lembretes automáticos para pagamentos.

Isso transparece para o prospect e para quem já está na base de contatos, demonstrando que a empresa está focada em trazer benefícios, sempre melhorando a relação entre as partes.

Monitore os processos da empresa

Após aplicação das práticas de automatização, é necessário que seja feito um acompanhamento dos resultados. Assim, você pode ver quais áreas tiveram um melhor impacto e quais ainda podem ser melhoradas.




Definir indicadores de desempenho podem auxiliar, então, a fazer uma comparação mais precisa. Para tanto, escolha as métricas que melhor se encaixem nos objetivos da empresa. Fatores como custo-benefício, velocidade de produção, qualidade do produto final podem ser relevantes para fazer o comparativo.

Prepare-se para mudanças

Automatizar processos costuma mudar drasticamente o modo como os colaboradores desenvolvem seus papéis. Esteja preparado para entender a adaptação das equipes, já que elas são fundamentais para um bom desenvolvimento da empresa.

A automação gradativa permite que seus funcionários acompanhem e estejam preparados para a evolução da empresa.

Automatizar processos pode ser uma das principais práticas para empreendedores que almejam crescer, seja otimizando o fluxo de trabalho, atendimento aos clientes ou qualquer outro setor. Implementações como essa desenvolvem uma empresa mais sólida, com destaque pelo serviço prestado de forma rápida e com qualidade.

A sua empresa possui processos da empresa automatizados? Pretende expandir para outros setores esse tipo de fluxo de trabalho? Conte-nos fazendo seu comentário!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.