12 Dicas para competir com Locaweb e UOL Host em hospedagem de sites

12 Dicas para competir com Locaweb e UOL Host em hospedagem de sites

Diversas vezes nossos clientes nos perguntam como devem fazer para competir com Locaweb e UOL Host e com outras empresas de hospedagem de sites que cobram mais barato do que eles, a ainda não perder clientes para aquelas que cobram uma ninharia para manter um website no ar. Por esta razão resolvi escrever este texto, para compartilhar com você estas idéias e permitir que sua empresa ou você como profissional liberal consiga competir com vantagem, com estes grandes players do mercado de hospedagem de sites no Brasil ou com aquele site que cobra muito barato para hospedar um site.

Antes de começarmos quero dizer que o mercado de hospedagem de sites no Brasil já amadureceu, e os preços cobrados hoje estão ao alcance de qualquer cliente. Para algumas pessoas, hospedagem de sites já é um Commodity, como a gasolina, em que se compra no posto que está cobrando o melhor preço. Porém, na minha opinião, a coisa não é bem assim. Oferecer um serviço de qualidade, aliado a recursos que vão atender bem o seu cliente e fazer diferença para o dia a dia dele, sem dúvida, irá fazer você se destacar. Mas não cabe ao cliente descobrir isto sozinho, você precisa dizer para ele como sua empresa faz diferente e como você está preparado para atendê-lo bem.

Neste artigo vamos abordar idéias para você gerar valor no seu serviço de hospedagem de sites e não permitir mais que ele aquele cliente saia por causa de 5 reais por mês, vamos lá?

Conheça agora 12 idéias para competir com Locaweb e UOL Host e vencer estas e outras empresas de hospedagem de sites que cobram mais barato que você:

1 – Não venda mais barato do que a concorrência

Pode parecer estranho, mas a primeira sugestão é que você não deve reduzir seu preço. Você não deve competir em preço. Isto porque os grandes players possuem milhares de clientes, para competir com Locaweb e UOL Host será difícil praticar o memo preço pois eles conseguem ter um custo muito mais baixo que o seu, devido à escala. Reduzir seu preço e vender mais barato do que eles só vai fazer você reduzir suas margens.

Com esta estratégia você só terá bom resultado se também conseguir vender para muita gente, mesmo assim, sugiro oferecer um serviço superior, justificando o valor da mensalidade um pouco maior, para isto é necessário gerar valor na sua solução, nos próximos itens ajudaremos você a gerar mais valor em sua proposta para que seu cliente pagar um pouco mais caro pelo seu serviço porque você oferece mais.

2 – Ofereça SSL Grátis a seus clientes

Em breve SSL Grátis será uma realidade em todas as empresas de Hosting, este artigo está sendo escrito no início de 2018, e ainda hoje, a maioria das empresas de hospedagem de sites cobram SSL de seus clientes finais. O que gera um custo de pelo menos R$ 100,00 anuais para cada um de seus clientes utilizarem segurança em seus websites através de certificado SSL. Todos os clientes Host One contam nos planos de Revenda de Hospedagem Linux com SSL Gratuito, ilimitado, já quem possui servidor Cloud ou Data Center Virtual paga uma pequena mensalidade para licenciamento do plugin que permite a instalação automatizada pelo cliente final sem acionar o suporte de sua empresa. Enquanto este recurso ainda é diferencial divulgue isto a todos os clientes, e informe da economia que ele irá fazer hospedando o site com você através de SSL Gratuito.

No momento em que este artigo está sendo escrito, a Locaweb por exemplo, não oferece https://seucliente.com.br gratuitamente para seus clientes finais. Muita gente ainda não sabe os benefícios que um certificado SSL traz para seu site e este é um fato importante na hora de convencer seu cliente que todo site hoje precisa de SSL. Mantenha-se atualizado e avalie estas empresas para que você possa competir com Locaweb e UOL Host de forma completa.

3 – Atendimento mais próximo do cliente

As grandes empresas de hospedagem de sites não conseguem atender os clientes de forma personalizada e humana. A cada ligação o cliente fala com um atendente diferente, e nem sempre o foco do atendente é resolver o problema, muitas vezes a prioridade dele é encerrar a ligação. Um grande diferencial pode ser o seu atendimento e de sua equipe. Porque não oferecer a seus clientes suporte por WhatsApp por exemplo?

Vocês podem também ligar para seus principais clientes de tempos em tempos, e perguntar como estão os negócios, garanto a você que apenas este contato irá fazer a diferença na hora dele renovar com você. No livro Customer Success, Lincoln Murphy e seus colegas explicam que para fazer com o cliente sempre renove com você, é necessário que ele perceba que sua empresa está interessada em seu sucesso. Ele afirma também que não é necessário gastar horas com cada cliente ao telefone para mostrar esta preocupação com o cliente, é possível automatizar tarefas e utilizar-se de sistemas para melhorar a experiência e oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente, sem nenhuma interação humano ou tempo gasto com ligações ou redação de mensagens manuais, o que ele denomina atendimento Tech-Touch.


Nada impede você, de fazer algo que demande mais tempo, por exemplo, para seus clientes maiores. Para entender melhor estes conceitos sugerimos a leitura do livro Customer Success, já disponível no Brasil, traduzido para o português.

Ao competir com Locaweb e UOL Host tenha em mente que seu atendimento personalizado irá fazer a diferença na experiência de seu cliente.

4 – Técnicos que realmente resolvem o problema do seu cliente

A maior dor dos clientes em nosso mercado de hospedagem de sites é abrir um chamado e ele ficar dias sem ser resolvido, em algumas empresas, sequer respondido! Faça com seu suporte técnico seja proativo e trabalhe focado na solução do problema do cliente. Pode parecer clichê, mas muita gente não faz este dever de casa. Muitas empresas tem técnicos despreparados que não sabem como solucionar o problema, e mesmo escalando para níveis superiores de atendimento o problema do cliente continua não sendo resolvido em tempo hábil.

Caso você seja cliente Host One você tem a vantagem de contar com toda a nossa equipe, com mais de 15 anos de experiência em hosting, para resolver os problemas técnicos do dia a dia e garantir atendimento mais rápido ao seu cliente.

Se você tem clientes que já hospedaram em outra empresas, pode perguntar isto a eles, e lhe afirmarão que o atendimento em empresas maiores não é bom, portanto paracompetir com Locaweb e UOL Host é necessário oferecer um suporte de primeira linha!

5 – Ofereça vantagens para seu cliente pagar anualmente

Uma das grandes dificuldades em nosso país é ter todos os nossos clientes pagando em dia. Lá fora, alguns dias de atraso no pagamento de uma fatura tiram seu serviço do ar e ele só é reativado após o pagamento, não há conversa. Porém no Brasil clientes atrasam, e acham que tem o direito de fazer isto. Porque não dar um desconto para os clientes que pagam uma vez por ano? Você reduzirá seus custos de cobrança (boleto bancário por exemplo) e ainda poupará tempo de ter que ficar cobrando todo mês aquele cliente, ou mesmo dando baixa na mensalidade dele. Outra grande vantagem, é garantir que seu cliente ficará um ano com você, pagando mensal, todo mês ele tem a chance de querer cancelar com você, quando faz o pagamento, pense nisto.

6 – Valorize seu serviço de e-mail

Esta dica vale para competir com Locaweb e UOL Host e aquelas pequenas que cobram o mínimo para hospedagem de site. O serviço de e-mail é um grande diferencial de qualidade. Muitos clientes não acessam seus sites frequentemente, há hosts que ficam fora do ar e o cliente nem percebe que o site caiu. Porém, quando o cliente utiliza o serviço de e-mail, qualquer instabilidade é notada rapidamente. E aí está um ponto que você pode comprovar sua maior vantagem, o serviço de e-mail da Host One é um dos melhores do mercado, e consequentemente o seu também. Os players maiores colocam todos os clientes em servidores de e-mails isolados da hospedagem do site, centralizando-o, porém isto não necessariamente traz qualidade, pois instabilidades afetam 100% dos clientes deles, que nem conseguem atender a demanda de chamados e questionamentos dos clientes afetados.

Em nossa estrutura o serviço de e-mail é vinculado a cada website, no mesmo servidor, com isto conseguimos pontuar problemas antes deles refletirem em outros clientes, e jamais o problema de email em um servidor afeta outros clientes em servidores diferentes.

Ficar com o e-mail fora do ar é realidade em muitas empresas de hospedagem de sites, portanto valorize seu produto e garanta que seu e-mail funciona melhor que os outros, conte conosco para manter este compromisso.

Ao competir com Locaweb e UOL Host em serviço de e-mail, você pode destacar tranquilamente e estabilidade de seu serviço de e-mail, e afirmar se superior neste quesito.

7 – Dê liberdade ao cliente para gerenciar seu site

Muitas empresas de hospedagem oferecem painel de controle simples aos seus clientes ou nem liberam este recurso. Nos planos de Revenda Linux a Host One oferece o Cpanel, que oferece todos os recursos para o cliente gerenciar seu próprio site. Além disto, para aqueles clientes que querem gerenciar eles mesmos seus sites, há o Softaculos, ferramenta que permite ao cliente instalar e atualizar sistemas em seu site com poucos cliques, facilitando por exemplo gestão do WordPress. Lembre-se de valorizar isto a seus clientes e em seus planos.

8 – Porque não integrar um AntiSpam profissional ao plano dele?

Spam é um grande problema na produtividade de quem usa e-mail. Mesmo com todas as ação que fazemos nos servidores compartilhados para bloquear Spam, ainda pode passar alguma coisa. Uma solução comercial completa pode ajudar muito aos clientes mais exigentes e também agregar mais valor ao seu produto. Avalie oferecer a seus clientes o Thor AntiSpam, ele possui painel de controle próprio e o cliente mesmo consegue ajustar configurações, liberar mensagens travadas na quarentena, bloquear remetentes, reportar mensagens que são spam para treinar o sistema, etc. Se oferecer o Thor a todos os seus clientes, o custo por domínio cai muito e você irá oferecer um serviço de e-mail que ele vai amar, se um dia ele cancelar com você, receberá tanto spam que voltará correndo.

9 – Tenho plano de revenda de hospedagem e cresci, e agora?

Para quem oferece qualidade em seus serviços, o crescimento é natural, em qualquer área. Em hospedagem de sites não é diferente. O plano de revenda de hospedagem é excelente para quem está começando, mas não a melhor ferramenta para quem já tem muitos clientes. Isto porque utilizar servidores compartilhados não te dá muita autonomia. Você não consegue personalizar alguns itens no servidor que seus clientes mais exigentes pedem, e ainda precisa contar com a estabilidade de um servidor que é compartilhado com outras empresas. Se você já possui mais de 100 domínios, um servidor exclusivo para você lhe dará uma grande vantagem competitiva.


Um exemplo de vantagem é fazer overselling: vender mais do que se tem, enquanto na revenda você aloca recursos e estes acabam rapidamente, no servidor exclusivo (seja dedicado ou data center virtual) você pode oferecer quanto quiser a seus clientes, deve ficar atento apenas a quanto está sendo usado realmente. Alguns clientes utilizam a estratégia de abrir vários planos de revenda para hospedar seus clientes, mas isto dificulta muito a gestão, sem falar que como a estrutura compartilhada acaba tendo pior qualidade, aumenta a chance de problemas em um dos planos de revenda compartilhada. Contrate um servidor só seu e seja feliz. Se quiser saber mais sobre isto fale com nossa equipe.

10 – Hospedagem no Brasil faz a diferença

Esta dica é para competir com os sites que cobram muito barato por hospedagem de site. Geralmente nem se trata de empresa registrada, e sempre estão hospedados fora do Brasil. De fato, hospedar fora do Brasil pode parecer uma redução de custos, mas hoje os clientes e usuários de internet estão mais exigentes, e economizar alguns reais para ter o e-mail muito mais lento não vale mais a pena. Além disto, um cliente que vende algo em seu site, piora muito a experiência de seu usuário tendo o site mais lento, e acaba perdendo vendas, uma economia que vai para o ralo quando a página demora a carregar e o usuário desiste do acesso.

Um website mais rápido e e-mail com acesso instantâneo fazem a diferença para a experiência de seu cliente e dos visitantes do site dele, porém ele precisa saber disto, lembre-se de utilizar este argumento na apresentação de seus planos de hospedagem e em qualquer conversa que precisar agregar valor ao seu produto. Hospedar seu servidor no Brasil vale muito mais a pena.

11 – CDN deixa o site de seu cliente muito mais rápido

Ofereça CDN Gratuita para seu cliente e deixe o site dele muito mais rápido. Todos os clientes Linux da Host One tem CDN gratuita da Cloud Flare que pode ser ativada via Cpanel. Não deixe de utilizar este recurso para garantir melhor performance no site dos seus clientes. Além disto não deixe de utilizar as vantagens que a CDN traz para o site dele e agregue mais valor à sua solução que será muito mais ampla em recursos importantes na batalha em competir com Locaweb e UOL Host. A ativação da CDN via Cpanel é super simples, rápida e automática, sem necessitar de ajustes técnicos na zona de dns do cliente, bastará apenas seguir as instruções, saiba como ativar Cloud Flare em seu Cpanel na Host One.

12 – Hosting em SSD para dar um gás adicional

SSD é o futuro! A performance oferecida por discos SSD é indiscutível, seu custo ainda é mais alto que discos mecânicos, mas pagando um pouco mais é possível deixar sites, sistemas e e-mails muto mais rápido. Busque investir em armazenamento SSD em sua revenda de hospeagem ou em seu Data Center Virtual.

Ao utilizar SSD você deve informar a ele quais benefícios o SSD traz para os negócios dele, afinal de contas, ele terá a melhor tecnologia em mãos para deixar site, sistemas, e-mails muito mas rápidos. Garanto que com SSD você garante um diferencial que ajuda muito a competir com Locaweb e UOL Host e outras empresas que vendem hospedagem mais barato que você.

 

E aí gostou deste assunto? Se quiser aprimorar um pouco mais estes conceitos não deixe de ler nosso texto se vale a pena economizar com hospedagem de sites.

Não esqueça de comentar aqui o uso das estratégias descritas neste texto e como elas impactaram na retenção e na conquista de novos clientes!

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