Pesquisar
Close this search box.

5 de setembro de 2017

O que é Softaculous e por que ele é importante para o Cpanel?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tempo de leitura: 7 minutos

Caso acompanhe nossas publicações, decerto você já conheceu o Cpanel e toda a sua importância, não é mesmo? Desta vez, falaremos sobre o uso do Softaculous no Cpanel.

Mas o que é o Softaculous e qual o seu impacto, afinal? Nós preparamos, neste post, uma breve apresentação do Softaculous de modo a esclarecer as suas funções, ressaltando também a sua importância e benefícios para a gestão de conteúdo web.

Pronto para começar? Então boa leitura!

O que é o Softaculous e como ele funciona?

Trata-se de um autoinstalador — software integrado a painéis de controle, como o Cpanel —, sendo um dos principais do mercado e compatível com praticamente todos os painéis de controle.

Por meio de um sistema de scripts — escritos em PHP, Javascript e Perl —, o Softaculous age como um guia para as instalações serem feitas automaticamente, dispensando a necessidade de conhecimentos técnicos e expertise para deixar o site impecável.

Em suma, você terá à disposição centenas de aplicações classificadas em cerca de 23 categorias diferentes, bastando poucos cliques para que elas sejam instaladas em questão de minutos.

Qual a importância do Softaculous no Cpanel?

Gerenciar os conteúdos web em ferramentas como WordPress, Joomla e Magento traz muitos benefícios, sobretudo pela quantidade e diversidade de plugins e aplicações disponíveis para implantar novos recursos no site.

Por si só, o Cpanel cumpre um papel fundamental no sentido de fazer a mediação entre o usuário e o servidor, proporcionando à gestão mais controle e agilidade.

Entretanto, quando o Cpanel é incrementado pelo Softaculous, o administrador adquire a capacidade de controlar mais de 430 aplicações em poucos cliques!

Vale destacar que a sua importância não acaba por aí. O Softaculous traz consigo uma vasta gama de funcionalidades que, unidas ao Cpanel, resultam na melhor e mais completa solução para gerenciar as aplicações de um site.




Para que você tenha maior noção do que estamos falando, confira a seguir 14 benefícios que podem ser incorporados ao Cpanel.

8 benefícios do Softaculous

1. Instalação de aplicativos

Com o Softaculous no Cpanel, é muito mais fácil e rápido fazer a instalação de aplicativos no site, poupando o usuário dos procedimentos manuais que ocupam tempo desnecessário. Isso porque o processo pode ser realizado em poucos cliques, por meio do recurso One Step Install, em que basta selecionar o item para que o download e a instalação sejam executadas automaticamente.

2. Processos de backup e restauração

Imaginemos que você tenha instalado uma série de apps no seu site e ele esteja funcionando perfeitamente. De repente, acontece algum incidente desastroso que resultará na perda de todas as suas configurações, afetando o site completamente.

A boa notícia é que o Softaculous não permite que isso resulte em dores de cabeça, pois ele tem um sistema de backup (cópias de segurança) que pode ser acionado em casos de urgência.

Com isso, todos os seus apps e configurações são restaurados em poucos cliques!

3. Atualizações diárias

A segurança é um dos requisitos para a manutenção da qualidade e integridade de uma página da web, certo? Este é um dos fatores que justificam a importância das atualizações dos aplicativos.

Não se pode ignorar, também, que a correção dos bugs — por menores que sejam — agrega muito ao funcionamento do site e garante que os seus usuários tenham uma ótima experiência de navegação.

Nesse sentido, o Softaculous fornece as atualizações diariamente, ajudando a manter a tecnologia sempre no seu mais alto nível.

4. Recurso de prototipação

Fazer uma instalação ou modificação que acabe trazendo malefícios é uma situação que o Softaculous consegue evitar.

Graças ao seu recurso de clonagem (ou clone, simplesmente), a instalação pode ser replicada para um ambiente isolado.

Em outras palavras, você não precisa colocar o funcionamento do site em risco, basta clonar a instalação e realizar os seus testes. Gostou do resultado? Instale o app. O resultado foi aquém do esperado? Descarte. Simples assim!

5. Ferramenta Analytics

Quer saber como cada aplicação está contribuindo para o seu site? Ao utilizar o Softaculous no Cpanel, você tem acesso a relatórios de análise (analytics) que fornece dados estatísticos.




Esse recurso é útil para que se identifiquem as aplicações de baixo desempenho, por exemplo, servindo de auxílio para tomar as melhores decisões.

6. Alta performance

As ferramentas concorrentes ao Softaculous, tais como Fantastico e Installatron, são mais caras e não oferecem 75% dos seus recursos disponíveis.

Em termos de performance, o Softaculous chega a ser duas vezes mais rápido. Sendo assim, você ainda tem dúvidas sobre qual solução escolher?

7. Informações detalhadas sobre cada aplicação

Tenha acesso a resenhas, comentários e votações dos usuários da aplicação que você deseja instalar. Somente o Softaculous é capaz de fornecer todas as informações necessárias sobre as aplicações, de maneira confiável e baseada nas avaliações de quem utilizou.

8. Demonstrações e tutoriais

É inevitável que algumas aplicações gerem receios, seja pela sua complexidade, seja pelas dúvidas a respeito das funcionalidades.

Para solucionar problemas desse tipo, o Softaculous disponibiliza documentações, vídeos e tutoriais, isto é, conteúdos providenciais para que se adquira a segurança necessária antes de instalar o app.

Outras 6 razões em prol do Softaculous

Digamos que os 8 benefícios acima representam somente a ponta do iceberg, pois o Softaculous tem uma numerosa lista de qualidades. Entre elas, podemos destacar:

  1. apps em multilinguagem (idioma não é uma barreira);
  2. interface intuitiva e fácil de usar;
  3. documentação completa e acessível por meio de plataforma wiki;
  4. importação de apps externos;
  5. customização de temas, templates, filtros e muito mais;
  6. alta variedade de scripts (são 431 scripts, uma quantidade que supera em mais de 80% o principal concorrente).

Com tantos benefícios acerca da ferramenta, decerto você compreende as razões pelas quais o uso do Softaculous no Cpanel é essencial, especialmente no sentido de assegurar que você tenha uma experiência única no gerenciamento do seu site.

A Host One, com a missão de proporcionar aos clientes o acesso a tecnologia de ponta, já inclui o Softaculous no Cpanel para que você usufrua de uma solução robusta. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça os planos que oferecemos!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.