Pesquisar
Close this search box.

4 de dezembro de 2018

Você conhece os benefícios que uma CDN hosting traz a seu website?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
CDN hosting
Tempo de leitura: 12 minutos

Nunca ouviu falar em CDN hosting? Trata-se de uma tecnologia que contribui para que os usuários tenham uma experiência melhor ao acessar seu site. Se ainda não sabe bem como funciona, fique tranquilo! Aqui nós explicaremos qual é a utilidade dessa tecnologia e como ela pode ajudar nos seus negócios!

CDN é a abreviação de Content Delivery Network. Em português, significa Rede de Distribuição de Conteúdo. A definição é bem simples. Quando você adquire uma CDN hosting, ela espalha o conteúdo do seu site ou aplicação por toda a internet através de servidores interligados e otimizados. Assim, qualifica-se a segurança e o desempenho da página.

Caso ache que a CDN hosting serve apenas para grandes negócios, está enganado. Esta tecnologia pode ser eficiente para pequenas empresas que desejam ampliar as suas estruturas ou mesmo ter um portal mais veloz para o acesso de clientes.

Muita gente ainda imagina que é preciso um grande investimento para se ter uma boa estrutura de CDN hosting, mas nesta tecnologia há alternativas viáveis, que podem caber no seu bolso como, por exemplo, a Cloudflare. Você deve estar se perguntando quais são as verdadeiras vantagens do serviço de CDN e o que é Cloudflare, certo? Então confira!

Conceito de CDN hosting da Cloudfare

Cloudflare é uma empresa especializada em distribuição de conteúdo, segurança e serviços para servidores. Atualmente, ela distribui mais de 8 milhões de sites em sua rede, com alcance de 2,8 bilhões de pessoas no mundo.

Tradicionalmente, um site disponível na Internet era hospedado em um único servidor e cada acesso gerava uma nova requisição a ele. O que acontecia, então, no caso de milhares de acessos simultâneos a uma página? A resposta é simples: lentidão e instabilidade.

O serviço de CDN da Cloudflare foi criado para resolver esse problema, distribuindo o conteúdo dos sites hospedados em servidores espalhados por todo o mundo. Assim, as requisições são divididas entre eles, evitando sobrecargas e melhorando o desempenho da página.

Por oferecer um plano gratuito, hoje o CDN hosting da Cloudflare é o mais popular — tanto para grandes empresas como para blogs e sites pessoais. Por isso, independentemente do tamanho do seu projeto, o serviço é uma forma interessante para ganhar desempenho.

Maior desempenho da sua página e conteúdo replicado

Se você navega em sites com frequência, sabe que a velocidade de carregamento da página pode contar muito. Se você possui seu site em um servidor compartilhado ou em servidor muito pequeno, a página pode não ser entregue com a velocidade desejada, comparando-se, por exemplo a um site hospedado em servidor dedicado.

Além disto se uma pessoa de longa distância acessa o seu site, precisa percorrer um longo caminho, o que irá causar uma maior demora no carregamento do seu conteúdo.

Felizmente, a CDN ajuda com esse problema por distribuir o conteúdo do site. Com as redes de computadores interligadas em vários pontos do mundo, a Cloudflare permite que seu site seja acessado de qualquer região com maior velocidade.

O conteúdo de seu portal é espelhado para todos os pontos e, periodicamente, a CDN hosting faz uma atualização automática. Caso seja necessário indicar uma atualização dos servidores, com a Cloudflare o usuário pode forçar esse processo de maneira bastante simples.




Melhor posicionamento em mecanismos de busca

Ao utilizar a Cloudflare, além de seus clientes ficarem mais satisfeitos com a velocidade de resposta da página, os recursos de SEO também são otimizados. As técnicas de SEO têm utilidade para que seu site apareça nas primeiras colocações dos mecanismos de busca. Para fazer esse ranking, leva-se em consideração diversos fatores.

A qualidade da informação exibida e a consistência do site como um todo, por exemplo, são valorizados pelos principais mecanismos de busca, algo essencial para conquistar bom posicionamento. O rápido carregamento da página também é levado em conta no cálculo e, por isso, o uso da CDN hosting melhora o seu trabalho de SEO como um todo. Isso significa mais cliques orgânicos e mais usuários ativos em seu site.

Mais velocidade e conversões

Segundo a LoadStorm, 46% dos usuários não voltam a acessar um site com má performance. Na verdade, 74% deles desiste depois de apenas cinco segundos de espera. Ou seja, um portal lento tende a receber menos acessos e, consequentemente, a realizar menos conversões.

Por esse motivo, habilitar o serviço de CDN hosting reflete também em aumento de vendas e de acessos. Para um e-commerce e mesmo para sites de notícias, essa é a base para construir boa reputação e conseguir mais clientes.

Disponibilidade universal da CDN hosting

Por distribuir o conteúdo da página por servidores em todo o mundo, a CDN garante bom desempenho para visitantes de outros países — mesmo os mais distantes. Ao contar com um único servidor, digamos, em São Paulo, um site será extremamente lento ou até inacessível para um visitante em Tóquio, Japão.

Com a Cloudflare, esse visitante carrega as informações do servidor mais próximo, o que resulta em maior desempenho.

Para quem faz da Internet um negócio, é preciso garantir que a experiência de acesso seja fluida para todos os usuários, sem deixar que a distância e a lentidão sejam fatores impeditivos. Esse figura como um ponto importante para fidelizar usuários e clientes. Afinal, é para isso que usamos a Internet.

Integração a diversas plataformas

Uma vantagem da Cloudflare é a integração com as diversas plataformas de criação de sites. Serviços como WordPress, Drupal, Joomla, Magendo e muitos outros permitem a fácil instalação de CDN hosting sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Geralmente, esse processo é feito inteiramente por plug-ins e não requer a edição direta do código da página. Para pequenas empresas e endereços pessoais, trata-se de uma ajunta e tanto.

Para pessoas habituadas a trabalhar com serviços de publicação de conteúdo, a implementação da CDN é simples e não requer a contratação de um profissional especializado. Existem, é claro, configurações avançadas que melhoram ainda mais a experiência, mas começar a utilizar o serviço não requer conhecimentos aprofundados em desenvolvimento web.

Mais leveza para o navegador

Atualmente, o padrão de programação da web consiste no uso de HTML, CSS e JavaScript. Unidas, essas três tecnologias são poderosas, permitindo a criação de aplicações inteiras dentro do navegador. Como resultado, o código final de um site pode ser pesado e exigir maior tempo de carregamento.

Apesar de melhorar a leitura para os desenvolvedores, comentários e espaços exigem mais do navegador e fazem com o que o site demore mais para carregar. Felizmente, a Cloudflare possibilita “minificar”o código da página e eliminar automaticamente essas informações. Com isso, há ganho considerável de desempenho e melhora no ranking em sistemas de busca.

Outra vantagem interessante é a oferta de serviço de cache. Sempre que um site é visitado, a Cloudflare armazena os dados da página para que eles sejam carregados com mais velocidade na próxima vez. Isso ajuda a reduzir o volume de transferências com o site e acelera a experiência de uso.

Servidores poderosos sem custo adicional

Quando contratamos um plano de hospedagem, é preciso escolher as características de hardware necessárias para conseguir rodar o site ou aplicação. Como se espera, quanto mais robusta a máquina escolhida, mais caro vira o plano. Felizmente, a CDN hosting da Cloudflare ajuda a reduzir as necessidades de uso de hardware do servidor contrato.

O sistema de conteúdo distribuído aciona servidores de alto desempenho, com rápida resposta às requisições dos usuários. Assim, o portal conta com uma infraestrutura completa de servidores de alta capacidade sem que isso gere cobranças adicionais, melhorando o custo-benefício do plano de hospedagem contratado.




Além de tornar a infraestrutura de hospedagem mais robusta, a Cloudflare também reduz o fluxo de requisições diretas ao servidor de hospedagem, uma vez que todos os pedidos são distribuídos entre a rede de servidores.

Em planos de nuvem sob demanda, por exemplo, isso ajuda a evitar instabilidades ou cobranças de serviços adicionais inesperados.

Plano gratuito robusto

Para sites pessoais ou até pequenas empresas, o uso gratuito da Cloudflare oferece vantagens em velocidade e também em segurança. Além de distribuir o conteúdo entre os seus servidores, o serviço disponibiliza o certificado SSL sem custo adicional. Atualmente, sites sem essa certificação têm pior posicionamento em mecanismos de busca e são vistos como suspeitos pelos usuários.

A Cloudflare disponibiliza serviços variados para administradores com tecnologias avançadas oferecidas inclusive no plano gratuito. Assim, blogueiros e pequenos empresários contam com a mesma qualidade de empresas grandes, apenas com algumas limitações.

Voltados para corporações, por exemplo, os planos pagos oferecem suporte 24 horas, sete dias por semana. Pensando em portais que são negócios, esse consiste em um diferencial para garantir o bom funcionamento do site a todo o momento. Afinal, nem sempre é possível esperar até o próximo dia útil para colocar a página no ar novamente.

Mais segurança para a página com CDN hosting

A Cloudflare, além de priorizar a velocidade das páginas, entende que a segurança também é um fator fundamental. A CDN pode lhe proteger de grandes ataques virtuais que são cometidos por hackers.

Uma forma de ataque comum de hackers tem por objetivo controlar milhares de computadores para sobrecarregar servidores. Essa prática é mais conhecida como DDoS (Ataque de Negação de Serviços). Ou seja, seu servidor pode ser atacado por diversos computadores a partir de todo o mundo, como se fossem acessos reais.

Como resultado, o site pode se tornar instável e até mesmo ficar impedido de continuar online devido ao alto volume de requisições enviadas pelas máquinas controladas.

Com o uso de uma CDN hosting, todo o conteúdo do site é distribuído entre servidores ao redor do mundo. Por isso, os acessos gerados pelo ataque são distribuídos entre eles e não causam instabilidades na página. Ou seja, mesmo sob stress, a CDN garante a fluidez e o bom funcionamento do site. Com o endereço sempre disponível, você tem clientes sempre satisfeitos.

São inúmeras as vantagens de contratar e utilizar os serviços da Cloudflare. Aproveite para testar agora mesmo o serviço gratuitamente! O plano Cloudflare Free tem suporte a um serviço de CDN hosting básico, enquanto sites que exigem mais otimizações ou proteção de ataques se enquadram nos planos Cloudflare Firewall e Premium.

O serviço Cloudflare pode ser ativado por meio da nossa central do cliente com apenas alguns cliques. Quer saber como? Entre em contato com a Host One!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.