Qual o melhor antivírus para o ambiente corporativo?

Qual o melhor antivírus para o ambiente corporativo?

Escolher o melhor antivírus para a empresa exige alguns cuidados.

Em contraste com o que ocorre na escolha de um antivírus para um computador pessoal, a complexidade e os riscos envolvidos são muito maiores.

Neste artigo, vamos definir alguns critérios para uma boa escolha e, com base neles, identificar as melhores alternativas disponíveis no mercado.

Por que proteger o ambiente digital da empresa?

Proteger o ambiente digital da empresa é essencial para a continuidade dos negócios.

De um lado, a informação torna-se um item cada vez mais valioso no mundo dos negócios e a empresa precisa manter em segurança seu volume crescente de informações.

De outro lado, é na web, interagindo com clientes, fornecedores e outros agentes que toda essa informação transforma-se em valor de fato.

Ou seja, é necessário proteger e ao mesmo tempo expor a informação desejada.

Como resultado, o que vemos são muitas ameaças, como ataques de hackers ou infiltração de softwares maliciosos, notadamente os ransonwares.

Ter um ambiente interno protegido também transmite confiabilidade para aqueles que interagem com ele (fornecedores, clientes, colaboradores,…).

E muito da fragilidade em relação à segurança da informação pode ser eliminada ou minimizada a partir de uma ferramenta como um antivírus.

Fatores de segurança que não dependem do antivírus

Alguns cuidados com a segurança do ambiente digital não dependem de um antivírus e são essenciais para que a ação do antivírus também seja efetiva.

Eliminar o uso de software pirata na empresa

Em primeiro lugar, na busca pela segurança de seu ambiente digital, a empresa deve assegurar-se de que não faz uso de software pirata, qualquer que seja ele.

O software pirata é uma ameaça constante à segurança do ambiente, independentemente da presença de um antivírus.

Remova softwares piratas e substitua-os por cópias legais, que tenham o devido suporte do fornecedor.




Se o software desejado for muito caro, busque soluções de software livre (opensource), que são gratuitas e geralmente tem o mesmo resultado.

Manter processos confiáveis de backup dos dados

Seja pela ação de vírus, seja por outra anormalidade qualquer, os backups de dados podem-se fazer necessários em situações inesperadas.

Uma situação não tão rara nas empresas é a de solicitar a restauração de um determinado backup e descobrir, tardiamente, que as rotinas diárias de backup não estavam armazenando os dados de forma íntegra.

Um software de backup pode ser caro, por isto separamos uma lista com 5 soluções gratuitas para backup de dados.

Utilizar firewalls

Firewalls são uma boa medida para estabelecer alguns limites no acesso à internet.

Tenha um firewall em sua rede para uma proteção geral, e também utiliza Firewall nos computadores, notebooks e servidores internos.

Manter perfis e senhas de acesso para os usuários

É importante estabelecer regras para impedir que usuários tenham a liberdade de gravar ou instalar quaisquer arquivos ou programas na rede.

Usar armazenamento de dados em nuvem

Sem dúvida, a nuvem é hoje um ambiente extremamente seguro e prático para o armazenamento dos dados da empresa.

Como escolher o melhor antivírus

Alguns fatores devem ser considerados na escolha do antivírus mais adequado para a empresa. Listamos alguns a seguir.

Quais equipamentos precisam de proteção?

Quando se fala em instalação de antivírus, a primeira ideia que vem à mente é a proteção aos computadores, de mesa ou portáteis.

Mas as redes corporativas têm mais que apenas desktops e notebooks. Dos servidores aos dispositivos móveis, é preciso identificar todos os níveis de proteção necessários a arquivos, e-mail, web, anti-spam, anti-spyware, anti-adware, firewall, controle de aplicações, controle de portas, etc.

Outro ponto crucial diz respeito às plataformas. Redes baseadas em Windows Server requerem antivírus compatíveis com essa plataforma.

Além disso, é cada vez mais comum o acesso aos dados da empresa através de tablets e smartphones. É preciso preocupar-se com antivírus também para esses dispositivos.

Software pago ou gratuito?

Com efeito, em muitos casos os softwares gratuitos são ótimas opções de ferramentas, mesmo para uso em empresas.

Porém, antivírus gratuitos normalmente são mais limitados, não tratando situações típicas de ambientes corporativos, como servidores ou conexões VPN.

Junte-se a isso o fato de que programas gratuitos normalmente não oferecem suporte técnico nem garantias quanto a atualizações.

Qual fornecedor?

Opte por fornecedores reconhecidos nesse segmento, ou seja, empresas que estão sempre pesquisando e desenvolvendo soluções relacionadas à segurança de dados.

Tais fornecedores são a garantia de que atualizações do software serão oferecidas, acompanhando a evolução da “indústria do vírus”.




Esses são também os fornecedores com maior base de clientes e que, por isso, oferecem produtos comprovadamente testados.

Também é importante que o fornecedor tenha um laboratório no país, a partir de onde ele possa oferecer suporte a questões locais ou regionais de segurança de dados.

Um cuidado especial deve ser tomado com produtos falsificados. Procure entrar em contato direto com o fornecedor.

A avaliação feita por sites independentes

Existem na internet alguns sites independentes, isto é, não ligados a nenhum fornecedor, que realizam testes de avaliação e comparativos entre produtos.

No caso dos antivírus, esses sites fornecem importantes referências que nos ajudam a comparar aspectos como o nível de proteção oferecido pelos produtos, sua usabilidade e o impacto que sua instalação exerce sobre o ambiente.

Dois dos sites mais conhecidos na prestação desse tipo de serviço são a AV-Test e a AV_Comparatives.

Principais antivírus corporativos no mercado

Entre os principais antivírus corporativos disponíveis no mercado, podemos citar:

  • Avast Business Antivirus Pro;
  • Symantec Endpoint Protection;
  • Bitdefender GravityZone Business Security;
  • Avira Antivirus for Endpoint;
  • Kaspersky Endpoint Security Cloud.

De uma forma geral, todos eles oferecem pelo menos 30 dias de testes para o produto.

Entre os cinco produtos, somente o da Kaspersky e o da Symantec oferecem suporte à plataforma Windows Server, por exemplo.

O antivírus da Kaspersky oferece ainda suporte às plataformas iOS e Android. Aliás, o suporte aos dispositivos móveis é um dos destaques desse produto. Ele oferece ferramentas para:

  • Identificar dispositivos inseguros,
  • Gerir regras de senha,
  • Controlar o uso da câmera,
  • Filtrar textos e chamadas indesejados,
  • Bloquear ou eliminar, de forma remota, dados de dispositivos perdidos,
  • Gerir configurações de rede e Bluetooth,
  • Gerir políticas de acesso à Internet,
  • Etc.

Além disso, em uma avaliação feita pelo site AV-Comparatives em outubro de 2016 com outros três antivírus para empresas, o produto da Kaspersky mostrou-se o mais eficiente, detectando e bloqueando 100% dos malwares e exploits conhecidos, contra índices que variaram entre 67 e 94% entre os produtos concorrentes.

Portanto, trata-se de uma excelente opção de proteção, desenvolvida por uma empresa que está nesse segmento há mais de 20 anos.

Conclusão

Resumindo o que vimos nesse artigo:

  • Antivírus continuam sendo essenciais para a segurança do ambiente digital da empresa;
  • Existem medidas e fatores de segurança que independem dos antivírus;
  • Escolher um antivírus para a empresa é diferente de escolher um para o nosso computador pessoal;
  • É preciso atentar-se à compatibilidade entre o antivírus e as plataformas sobre as quais se situa o ambiente digital da empresa;
  • Antivírus gratuitos tendem a ser inadequados para empresas;
  • A confiabilidade do fornecedor é outro fator importante na escolha do antivírus para a empresa;
  • Avaliações imparciais são ótimos indicadores para a escolha de um bom antivírus;
  • Atendendo a todos os requisitos aqui levantados, o Kaspersky Endpoint Security Cloud mostrou-se o melhor antivírus disponível no mercado para empresas.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *