Pesquisar
Close this search box.

20 de março de 2020

5 maiores riscos em se manter um Data Center dentro da empresa

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
data-center-dentro-da-empresa
Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de leitura: 7 minutos

Negócios ligados à TI ou que a utilizam como estratégia fundamental para o negócio, demandam soluções para o constante fluxo de dados que geram. Um deles é a instalação de um data center dentro da empresa. Normalmente, a proposta tentadora desse modelo é a independência.

Contando com servidores próprios, a empresa torna-se livre dos servidores compartilhados. Nesse caso, supõe-se que eventuais quedas em função do grande volume de dados sejam mitigadas. E isso explicaria a preferência por data centers próprios.

Contudo, a evolução dos meios tecnológicos vem comprovando que recorrer a servidores dentro das empresas pode não ser exatamente a melhor opção. Continue lendo e saiba os 5 maiores riscos em se manter um data center dentro da empresa!

data-center-dentro-da-empresa

1. Perda de recursos financeiros

A disponibilidade da informação é crucial para as empresas que utilizam data centers. Ter acesso aos dados, softwares de gestão, aplicativos e todas as funcionalidades ligadas à computação exige dos servidores a capacidade de se manterem sempre operacionais.

Data centers são estruturas que exigem uma gama de recursos essenciais para seu bom funcionamento. Como por exemplo: resfriamento, energia ininterrupta, links redundantes com a internet, manutenções, atualizações, dentre outros.

Em um país com temperaturas geralmente acima dos 30 graus, como o Brasil, é muito fácil um servidor superaquecer. Em contrapartida, seu resfriamento torna-se um desafio que pode gerar altos custos. Quando ocorre uma parada em função de aquecimento, ou até por falta de energia, um data center pode demorar tempo considerável para voltar às condições normais.

Investir em nobreaks, baterias, geradores, e manter esta estrutura sempre funcional também não é nada barato. Ao colocar estes custos na balança é importante avaliar outras opções mais dinâmicas e com menor custo.




Quanto tempo sua empresa poderia ficar sem acesso aos dados utilizados para suas operações apenas porque houve um blecaute?

Manter um data center na empresa, exige um profissional capaz de cuidar de sua manutenção, aumentando os gastos da organização. Além de claro, possuir gastos com a atualização. Problema este que seria facilmente resolvido por um data center virtual. Pensando nisso, avalie o quanto poderia sair caro contar com data center dentro da empresa.

2. Redução da competitividade

O mercado de tecnologia e de modo geral, por sua natureza intrinsecamente ligada à inovação, não perdoa empresas defasadas em seus recursos. Quando empresas decidem manter seus data centers, estão assumindo uma grande responsabilidade, que é a de manter esses equipamentos sempre atualizados.

Se por algum motivo essas atualizações deixam de serem feitas, o maior impacto será em termos de competitividade. Empresas que estão mais avançadas em seus recursos tecnológicos ganham vantagem, apenas porque seu concorrente não consegue acompanhar o ritmo evolutivo da tecnologia ou apenas porque não sabe lidar com problemas como link internet com falha.

3. Exposição a ciberataques e roubos

Entre as principais causas de indisponibilidade de data centers estão os ataques virtuais e os roubos de equipamentos. Depois dos desastres naturais e dos incêndios, ciberataques estão sempre entre as maiores ameaças à integridade dos dados em servidores. Além disso o data center físico facilita por si só, acessos a dados por pessoas não autorizadas.

Nesse sentido, e considerando todos os problemas possíveis ligados à manter um data center, a tecnologia responde com a hospedagem na nuvem. Nesse tipo de armazenagem e processamento de dados, quando um equipamento apresenta problema, imediatamente é feita a migração das informações para outro nó do cluster, praticamente sem indisponibilidade do sistema.

Isso evita a paralisação das atividades nas empresas, além de mitigar os riscos em função de hackers mal intencionados. Se o equipamento for danificado por exemplo, as operações prosseguem sem interrupção. Em grandes data centers, os que são utilizamos para computação em nuvem, o risco de roubo praticamente inexiste devido às várias camadas de segurança de acesso.

4. Perda de escalabilidade

De acordo com a consultoria norte americana Gartner, soluções de hospedagem em cloud tendem a ganhar espaço ao longo dos próximos anos, em virtude da sua capacidade de se manterem escaláveis.

Data centers próprios são muito mais custosos para serem renovados e atualizados e isso compromete o crescimento de uma empresa. Como vimos, ao deixar de acompanhar a evolução da tecnologia, a perda de competitividade é líquida e certa. Além disso o data center possui o espaço limitado que não acompanha o crescimento de sua empresa. Ou seja, se precisar de mais espaço, pode ser que tenha que pagar por mais equipamentos.




Por todos os motivos expostos, manter um data center dentro da empresa, quando já existem soluções mais seguras e baratas, é um risco e um custo desnecessário. Um exemplo de opção mais segura e barata é a cloud computing.

5. Segurança

Muitos têm a certeza de que o data center na empesa é mais seguro, pois seus dados ficam literalmente dentro da empresa. Mas é necessário pensar além disso. Até por que, em caso de problemas com o data center, a falta de um profissional ideal para manuseá lo não adiantaria de nada, e os dados estariam em riscos, mesmo ele estando na empresa.

Data Center dentro da empresa x Cloud Computing

Agora que você já sabe alguns riscos de manter o data center dentro da empresa, vamos compará-lo rapidamente com Cloud Computing.

A Cloud Computing é mais independente geograficamente falando, já que os dados não ficam armazenados em um local único e específico. Isso traz mais segurança, pois os arquivos podem estar em mais de servidor ao mesmo tempo e em locais diferentes. Falando ainda em segurança, em um Data center ela é de responsabilidade da empresa.

A flexibilidade também é uma vantagem da Cloud Computing, pois nela é permitido escolher o espaço a ser usado. E no Data center isso não é possível, se você precisar de mais espaço, terá de investir em mais equipamentos.

Se quiser mais sobre as diferenças entre Data Center e Cloud Computing, clique no link: Data Center tradicional x Cloud Computing.

E agora que você já tem mais informações sobre as desvantagens de manter um data center em sua empresa, que tal aprofundar-se no tema e descobrir quando se deve investir em um data center virtual?

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.