Pesquisar
Close this search box.

29 de julho de 2019

Data center virtual ou físico: onde investir?

Envie para um amigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
datacenter_fisico_virtual
Tempo de leitura: 21 minutos

Muitas empresas investem em um data center para tornar os seus processos mais eficientes. Eles podem ser adotados para armazenar dados, executar serviços ou ambas as opções. Trata-se de uma escolha feita principalmente por dar ao empreendimento maior controle sobre suas informações e, ao mesmo tempo, facilitar a criação de um ambiente de trabalho mais personalizado.

E na hora de criar uma infraestrutura para manter o data center funcionando, o gestor de TI é defrontado com uma dúvida: Qual tipo de data center devo utilizar?

Antigamente, tinha uma resposta fácil: o data center físico, pois era o único realmente disponível. Mas agora, com a melhoria das conexões de banda larga e popularização de provedores de computação em nuvem, a questão não é mais tão fácil assim. Hoje, a opção virtual tem ganhado um destaque entre as alternativas de investimento para empresas que buscam uma forma mais eficaz de executar suas atividades.

O movimento do data center físico para o data center virtual, é fruto do aumento de confiabilidade, baixa dos preços e outros fatores que comentaremos durante o texto. Se interessou? Continue a leitura e veja como decidir entre um data center virtual ou físico!

Quais as características de um data center físico?

data center físico é um data center local, contratado externamente ou alocado em estrutura dentro da própria empresa. Ele é utilizado e gerenciado por uma única companhia. No caso, o negócio torna-se responsável pela escolha dos equipamentos e softwares empregados na gestão dos serviços de TI. Ao mesmo tempo, ele também atuará no dimensionamento da infraestrutura e na forma como as políticas de manutenção são feitas.

A escolha pela modalidade física é feita, em muitos casos, por empresas que necessitam de um elevado controle sobre todos os aspectos da infraestrutura de TI. Incluindo peças utilizadas para manter os servidores funcionando, até as políticas de segurança e controle de acesso.

Mas este controle possui custos. Para conservar um data center físico, o negócio deve investir uma quantidade de recursos maior do que quando falamos em outras opções, como é o caso do data center virtual. Os gastos com troca de equipamentos, atualização de sistemas e a manutenção de um time de TI são todos de responsabilidade da companhia, o que pode tornar o investimento proibitivo.

Como é estruturado um data center virtual?

O data center virtual é uma opção criada para funcionar em infraestruturas de computação na nuvem. O usuário faz a contratação de um ambiente de trabalho previamente configurado de acordo com as suas demandas de poder de processamento, memória RAM, capacidade de armazenamento e demais fatores que sejam relevantes. Portanto, ao contrário de um data center físico, o nível de controle sobre os detalhes da infraestrutura torna-se menor.

Em troca de uma reduzida capacidade de gerenciar tais detalhes, o gestor de TI ganha mais tempo para lidar com rotinas importantes e por um custo diminuído de manutenção a médio e longo prazo. Como mostraremos adiante, o data center virtual destaca-se por não exigir uma grande quantidade de recursos financeiros, enquanto é mais fácil de ser mantido.

Rotinas de segurança e backup de dados, por exemplo, tornam-se de responsabilidade da empresa que mantém a infraestrutura de TI. Assim, haverá mais tempo para que profissionais de tecnologia locais atuem no atendimento às demandas de clientes.

Quais as vantagens do data center virtual diante do data center físico?

O data center virtual tem apresentado uma das melhores escolhas para empresas que pretendem investir em um data center, mas não possuem todos os recursos necessários (sejam eles técnicos ou financeiros). É capaz de entregar o acesso a recursos de ponta sem que o negócio precise comprometer o seu orçamento. Veja algumas de suas principais vantagens.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Um grande pró do uso do data center virtual em relação ao tradicional, é o retorno sobre investimento (ROI). O indicador citado é utilizado por gestores para a execução de uma avaliação sobre o tempo necessário que o valor investido em uma aplicação retorne aos cofres do empreendimento, seja na forma de novos negócios ou ganhos de performance.

No caso tradicional, o investimento é realizado para suprir uma demanda de armazenamento. Comumente, para que o regresso aconteça o mais rápido possível, nada é comprado em excesso.

Conforme o tempo passa e as necessidades da instituição aumentam, todo o hardware se torna insuficiente, exigindo upgrades. Porém, a transição pode causar atrasos no fechamento de negócios e dificuldade nos ganhos financeiros. Além de aumentar a complexidade da arquitetura de TI.

Isso pode prejudicar o retorno que a empresa possui sobre o tipo de investimento. Como os custos para manter e otimizar o suporte do data center físico são sempre elevados, a organização precisará de mais tempo para obter ganhos reais com a infraestrutura adquirida.

Já em um Data Center Virtual…

É aí que o data center virtual faz grande diferença. O investimento, no caso, é realizado sobre as necessidades vigentes da empresa, como na situação anterior. No entanto, ele acontece em um modelo que se “paga pelo que usar”.

Caso as necessidades da empresa aumentem, mesmo que seja por pequenos períodos (como em promoções de e-commerce), é possível realizar um upgrade de capacidade do provedor e evitar prejuízos. É dito, então, que um data center virtual possui escalabilidade. Pois os recursos contratados são modificados a qualquer momento.

Vale destacar, também, que a instituição não precisa investir diretamente na troca e manutenção de equipamentos. Estes procedimentos são de responsabilidade da empresa que mantém o data center virtual e já estão previstos nos custos dos serviços. Como consequência, os gastos mensais e administrativos caem rapidamente.

Pagando apenas por aquilo que utiliza e não tendo que investir na manutenção de equipamentos, o retorno sobre o investimento é obtido com mais velocidade. E como a empresa terá uma infraestrutura com alta disponibilidade e performance, os profissionais poderão sempre trabalhar da melhor forma, algo fundamental para atingir metas facilmente.




Confiabilidade e recuperação de desastres

Outro ponto crucial na escolha do modelo de data center está relacionado à segurança das informações e à recuperação de desastres. Apesar de os dados e hardware do data center físico estarem totalmente sob controle da empresa, nem mesmo todo cuidado pode ser suficiente para prevenir eventos desastrosos.

E entre todos os fatores que envolvem um problema na infraestrutura de um data center, um dos mais preocupantes no cenário de um desastre é o tempo de retomada dos sistemas após determinados eventos. Novamente, os resultados são prejuízos, atrasos e perda de consumidores. Pois a empresa não consegue voltar suas atividades rapidamente. O que irá afetar diretamente a capacidade de realizar negócios.

Acontecimentos assim são falhas humanas, sinistros e desastres naturais. Para que seja evitado, inúmeras medidas de acesso devem ser tomadas. Já para remediar, backups são realizados em locais diferentes.

Tais processos dão mais segurança e confiabilidade à infraestrutura do negócio. Com uma política de backup eficiente, por exemplo, as chances de um arquivo ser perdido após problemas no sistema de armazenamento tornam-se significativamente menores. Ao mesmo tempo, políticas de controle de acesso reduzem as chances de pessoas não autorizadas obterem documentos internos.

No caso de um data center físico, todas as rotinas de prevenção de desastres são executadas localmente. Isso exige do negócio um time de TI pronto para atuar, com alto conhecimento técnico e que seja treinado regularmente para sempre ter a melhor resposta possível a qualquer falha.

Já em um Data Center Virtual…

Em um data center virtual, as atividades de gestão são mais simples e não demandam conhecimentos técnicos ou hardware extraordinários. Essa facilidade vai além da simples contratação dos serviços e está presente quando o assunto é segurança, backup e recuperação de desastres

No data center virtual, quem passa a encarar as rotinas é a empresa que mantém a infraestrutura funcional. Como consequência, o negócio terá mais tempo para focar nas suas atribuições relacionadas ao core business por ter a certeza de que há um time de pessoas preparadas para lidar com qualquer imprevisto.

Lembramos que as boas práticas de segurança não devem ser omitidas, como aquelas que envolvem acesso restrito e utilização de dispositivos empresariais em redes abertas. Uma VPN implementada no Data Center Virtual para acessos gerenciais e administrativos, aumenta, e muito, a segurança de dados. Além disto, backup em outra infraestrutura (separada geograficamente) não é um serviço já incluso em soluções de Data Center Virtual, portanto, consulte seu fornecedor de Data Center Virtual sobre esta solução para dormir mais tranquilo.

Redução de custos

Outra grande vantagem do data center virtual sobre o físico, é a redução substancial de custos.  Quando uma empresa opta por comprar e manter um data center físico, os custos são inúmeros e altos. Apenas a aquisição de servidores, storages, equipamentos e soluções tecnológicas já demandam mais investimento do que a maioria das empresas pode aplicar.

Mas somados a estes custos ainda existe os gastos com compra ou aluguel de espaços para alocação do data center; contratação de profissionais especializados para fazer a implantação e gestão de toda a infraestrutura; gastos com alocação dos equipamentos em racks, gabinetes, cabeamento e refrigeração, que consequentemente aumenta o gasto de energia elétrica; compra de softwares para implantação e execução dos sistemas; e muito mais.

Por outro lado, o data center virtual é disponibilizado como serviço, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Na prática, todos os custos de aquisição e manutenção da infraestrutura citados anteriormente desaparecem. Em seu lugar, apenas uma mensalidade fixa, cobrada de acordo com os recursos que foram utilizado durante o mês.

E todo o hardware, software e manutenção prestada são de alta qualidade e a empresa do cliente pode esquecer da estrutura física e focar apenas em utilizá-la da melhor maneira possível.

Flexibilidade

A alta flexibilidade e elasticidade do data center virtual também impacta positivamente no orçamento das empresas. Por exemplo, imagine que o seu negócio, com um data center físico, está se preparando para as vendas de natal. A economia está indo bem e a previsão é de bons lucros. Porém, a sua infraestrutura atual não consegue lidar com o número de acessos e compras que estar por vir e será necessário investir pesado em novos servidores e equipamentos.

Na melhor das hipóteses, as expectativas se concretizam e as vendas acontecem em números recordes. Mas e depois, o que fazer com os equipamentos extra? Na maioria das situações como essa eles ficam ociosos, apenas exigindo custos com manutenção. E na pior das possibilidades as vendas sequer acontecem e, além desse prejuízo, ainda será necessário lidar com a infraestrutura sobressalente.

Já com o data center virtual, não importa as circunstâncias, você tem em mãos uma solução altamente elástica, flexível e escalável. As previsões de vendas são boas e a sua configuração atual não consegue lidar? Basta um clique para aumentar os recursos contratados(CPU, banda, espaço de armazenamento, etc).  E depois que o período de pico passar, basta outro clique para voltar as configurações anteriores.

E você só vai pagar pelos recursos extras pelo período de tempo em que utilizou. O que significa uma redução de custos ainda maior e mais liberdade para o seu negócio.

Mobilidade

Atualmente, os dados  da empresa precisam ser acessados de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo. Seja para profissionais de campo ou colaboradores externos, o acesso aos recursos usados pela empresa, como softwares e ferramentas, precisam estar disponíveis a qualquer hora, não importa onde nem como.

Isso significa que as empresas atuais precisam ter mobilidade e esse é um recurso que o data center físico não consegue oferecer. Isso porque, geralmente, esse tipo de estrutura fica isolada da web, com uma rede própria, por questões de segurança.

Dessa forma, só é possível acessar os dados do negócio localmente e a partir de dispositivos suportados. O que aumenta a segurança, mas restringe o nível de mobilidade que o mundo corporativo exige nos dias de hoje. Com isso, a empresa consegue entregar menos flexibilidade para os seus colaboradores e não consegue aproveitar as novas tendências. Consequentemente, há menos produtividade e mais custos.

Um profissional de vendas que vai a campo, por exemplo, precisa contatar uma equipe interna apenas para registrar dados ou emitir uma simples nota.

Já no Data Center Virtual…

Com o Data Center Virtual, por outro lado, o nível de mobilidade entregue é altíssimo. Pois, nesse caso, todos os dados, ferramentas, softwares e recursos que a empresa possui na sua estrutura são entregues através da internet. Logo, eles podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo com acesso a internet.

Assim, um profissional de vendas que vai a campo pode contar com todas as suas ferramentas de trabalho na palma das mãos, o que traz mais eficiência e produtividade. Ao invés de contatar uma equipe interna para registrar dados de um cliente ou emitir uma nota, por exemplo, ele mesmo pode fazer isso e muito mais através do seu próprio smartphone.

Com a alta mobilidade que o Data Center Virtual consegue entregar, a empresa ainda ganha diversas outras vantagens. Para a diminuição de custos, por exemplo, é possível contratar ou remanejar profissionais para trabalharem externamente, no modelo home office. Ou ainda, fazer com que os colaboradores tragam os seus próprios dispositivos para o ambiente de trabalho.

Os gestores também podem se beneficiar enormemente de toda essa mobilidade. Pois mesmo em viagens,  em outro país ou dentro de um avião, todas as suas ferramentas de trabalho estarão disponíveis integralmente. Portanto, é possível ser mais produtivo e há uma facilidade maior na resolução de problemas.

Mas e a segurança dos dados, como fica nesse cenário em que é possível acessá-los tão facilmente? Isso é o que você confere a seguir!




Segurança

Data Center Virtual ou físico: qual é mais seguro? A segunda opção é, na maioria das vezes, vista como uma alternativa mais segura, mas isso não é verdade. O Data Center Físico consegue sim entregar altos níveis de segurança. Porém, o trabalho e os gastos necessários para que isso aconteça muitas vezes é impeditivo para os negócios.

Um exemplo claro disso é que a empresa precisa dispor de uma equipe exclusiva para cuidar da segurança do Data Center. Uma estratégia de reação a ataques, perda de dados e prevenção a desastres também precisa ser traçada. O que envolve muito trabalho e investimento em consultorias. Sem contar as rotinas de backup e todo o espaço de armazenamento que elas demandam…

Além disso, a atualização constante dos softwares e ferramentas utilizados fica por conta da empresa. Necessários para a correção de falhas, bugs e problemas que comprometam a segurança da estrutura, esse processos tomam bastante tempo e exigem investimentos.

Tudo isso para que uma única queda de energia, uma quantidade imensa de dados seja perdida por conta de uma vulnerabilidade desconhecida. Ou pior, em  um ataque os dados dos seus clientes caiam nas mãos de cibercriminosos devido a uma falha simples.

Por isso, o Data Center Virtual pode não ser uma boa escolha no quesito segurança, principalmente para pequenas e médias empresas. Já que o investimento necessário pode ser impeditivo para a maioria delas.

Já no Data Center Virtual…

Por estar localizado externamente e entregar os seus recursos através da internet, o Data Center Virtual ainda é visto por algumas pessoas como uma solução pouco segura. Porém, a realidade é exatamente o contrário: o Data Center Virtual é considerado mais seguro que o físico.

No que diz respeito a segurança das máquinas físicas, o provedor do serviço consegue garantir um alto nível de proteção contra qualquer tipo de incidente ou desastre. Quedas de energia, incêndios, desastres naturais ou descargas elétricas: em qualquer dessas situações os seus dados estarão completamente seguros.

Isso porque o Data Center Virtual conta com um alto nível de redundância. O que significa que mesmo que uma das máquinas sejam completamente destruídas, os dados estarão seguros em outras.

Contra ataques hacker, o Data Center Virtual oferece os mais altos padrões de segurança, como a criptografia avançada, composta por blocos de 128, 192 e 256 bits. O que torna a quebra das chaves de segurança muito mais difícil em caso de um ataque.  Além disso, os provedores também disponibilizam uma equipe altamente especializada e preparada para lidar com invasões.

Quanto ao acesso a informação que é entregue pela internet, o administrador possui controle total sobre quando, onde, como e por quem os dados podem ser acessados. Assim, é possível definir quais colaboradores podem visualizar, alterar ou compartilhar as informações.

E o melhor é que você não precisa investir tempo ou dinheiro para manter a sua estrutura segura. Pois tudo isso é oferecido pelo provedor, com o preço já embutido na mensalidade. Portanto, o Data Center Virtual consegue ser mais seguro que o físico, sem exigir os investimentos que este demanda.

Data center virtual e físico: qual a melhor escolha?

dcv

A conclusão que chegamos é que um data center virtual atende a todas as demandas de um negócio, principalmente SMBs. Isso acontece, pois com orçamentos apertados tais companhias têm que acertar em seus investimentos.

Hoje, o data center físico possui um uso limitado para aplicações específicas. Ele tem sido a escolha de empresas que não querem ou não podem armazenar os seus dados externamente, preferindo mantê-los in-house. Sendo essa uma das poucas vantagens do data center físico em relação ao virtual.

A maturidade da nuvem, assim como as melhorias nas infraestruturas de rede e a possibilidade de tornarem rotinas mais flexíveis fizeram os serviços de TI baseados em cloud ganharem um lugar de destaque entre as opções de investimento do meio corporativo.

O data center virtual é apresentado como uma solução de alta disponibilidade, que pode ser utilizado em mais ambientes e é mais fácil de ser gerenciado. A sua alta escalabilidade garante uma performance contínua para os profissionais que dele dependem. E como as rotinas de backup e manutenção de performance são automáticas, as chances de uma falha são mínimas.

Portanto, ele é uma melhor alternativa para a maioria das empresas e negócios. Fato comprovado pelos inúmeros estudos e pesquisas que vêm demonstrando um aumento vertiginoso desse tipo de solução.

Gostou do nosso post sobre data center físico e virtual mas ainda possui alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos especialistas!

 
  

Gostaria de ficar informado sobre Cloud e Gestão de TI?

Assine nossa Newsletter para receber nossas atualizações!

 
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.